Garimpo Sonoro: Ramsey Lewis, um sintetizador e os Beatles

roteiro, apresentação e edição por Sarah Quines

Pianista, compositor de jazz e figura do rádio, Ramsey Lewis gravou mais de 80 álbuns, conquistou cinco discos de ouro e três prêmios Grammy. Em dezembro de 1968, ele lançou um trabalho com versões instrumentais de dez canções do clássico “White Album” dos Beatles. O álbum “Mother Nature’s Son” saiu pouco depois que o décimo álbum dos Beatles foi lançado.

Gravado ao vivo com Ramsey Lewis no piano, acompanhado pela Orquestra Sinfônica de Chicago, “Mother Nature’s Son” tem a sonoridade marcada por um instrumento eletrônico que era novidade nos anos 60: o sintetizador Moog. Entre as faixas, está “Cry Baby Cry” um dos casos em que os arranjos trazem um resultado que supera de longe a canção original.

Neste vídeo, o Garimpo Sonoro traz as curiosidades sobre o álbum “Mother Nature’s Son”, além de falar sobre Ramsey Lewis, um músico que foi reconhecido tanto nas paradas musicais do pop quanto do rhythm and blues. O episódio ainda resgata as histórias por trás do maior hit de Lewis, “The In Crowd”, gravado ao vivo num bar e lançado no disco homônimo em 1965. Confira:

ASSISTA AOS EPISÓDIOS ANTERIORES DO GARIMPO SONORO

Sobre o Garimpo Sonoro :com roteiro, apresentação e edição de Sarah Quines, o Garimpo Sonoro é um canal para quem gosta de garimpar músicas por aí e descobrir as histórias por trás dos sons. Um lugar onde a música não tem limitações de estilos, nem de épocas ou fronteiras geográficas. Vale toda música, artista, álbum, instrumento, gênero e movimento do Brasil e do mundo, atual ou do passado, que tenha uma boa história para contar. Toda terça-feira às 20h no youtube e na quarta-feira também no Scream & Yell.

– Sarah Quines (@sarahquines) é jornalista e criadora do canal Garimpo Sonoro 

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.