Aliança FARO: Panorama CHILE (Destaques de Fevereiro de 2022)

FEVEREIRO 2022

Argentina | Bolivia | Brasil | Chile | ColômbiaCubaEspanha | México | Peru | Uruguai

Clique no país acima para conhecer seus destaques de fevereiro!

CHILE
pela editoria do site POTQ Magazine

FRANCISCO VICTORIA – “HERIDA”: Francisco Victoria chegou com o seu segundo disco para abrir as portas de fevereiro. O também produtor surgiu com seu álbum “Prenda” durante 2018 e nos deixou esperando o que seria seu sucessor: “Herida”. Um prato onde o pop amadurece e cai da árvore, um ato que dói mas que no final é natural e inevitável. Ficar doente talvez não seja algo apenas para jovens de 15 anos; O sofrimento talvez seja uma condição que nos acompanha em nossos 20 anos, em nossos 30 e além. Oito canções onde a escuridão se torna suportável e transitável sob o pop libertador que apresenta.

NARVAL ORQUESTA – “ERIZOS”: Andrés Quezada não só se destacou como um dos nomes mais interessantes da música erudita jovem, como também está por detrás de um conjunto que se despede este ano. Narval Orquesta são onze músicos e músicistas que tocam artpop, free jazz e correntes clássicas e eletroacústicas para nos proporcionar verdadeiras experiências imersivas. Em fevereiro lançaram “Erizos”, a primeira prévia do que será seu álbum de despedida: “Botones”, um disco que já foi apresentado ao vivo durante 2021 e que em 2022 deverá chegar às plataformas e, esperamos, em formato físico. Uma música organizada em sua estrutura, repleta de detalhes pontiagudos que levam o músico a arriscar no violão pela primeira vez neste projeto.

GEPE – “LAS 4:40”: Filho da região, o chileno não para de explorar as raízes, o popular e o mainstream mais atual. Depois de uma compilação de covers com a qual se despediu no ano passado, Gepe volta ao inédito com “Las 4:40”, uma cumbia pegajosa que parece destinada ao sucesso nas rádios e que contou com a co-composição da porto-riquenha Raquel Sofía , além de um vídeo de Bernardo Quesney.

CARAVANA – “Da2”: “Pense no que nós dois construiríamos, pense no caminho que ninguém ainda explorou, pense em algo que você queria poder melhorar porque te deixou triste. Pense e vamos tentar fazer a dois”, é o que se ouve no novo Caravana, projeto que planeja seu terceiro álbum para este 2022. “Da2” é um desafio e colaboração, que segundo Rodrigo Santis (fundador da gravadora local Quemasucabeza) cresceu em sua cabeça como uma música onde a vida noturna de Leonard Cohen se mistura com ritmos mais urbanos e leituras indietrônicas. Trabalhada em conjunto com Martín Pérez Roa, a faixa se torna o quarto single do vindouro álbum.

MARIEL MARIEL FEAT LIDO PIMIENTA – “DE LOS LIMITES”: O Chile está se preparando para a décima edição do Lollapalooza e um dos nomes locais que esperamos é Mariel Mariel, que aproveita esta estreia para contar sobre a relação que tem com Lido Pimienta, que conheceu no México há mais de uma década. “Sabíamos que chegaria a hora de cantarmos juntas e é muito simbólico que esteja nessa música”, diz ela sobre “De Los Limites”, um single que é um verdadeiro passeio pelo fluxo interpretativo do chileno. “Um ritual energético”, nas suas palavras, com um coro mântrico que conseguiu crescer nos últimos anos e agora é complementado pelo colombiano e desembarca em plataformas. O single faz parte de “La Batalla”, seu próximo álbum.

RUBIO – “BUENA SUERTE MUCHACHA”: Rubio é um dos artistas locais que certamente encherão o Lollapalooza e também é parte oficial das trilhas sonoras, como é o caso de sua última estreia que acompanhará sonoramente o thriller dramático de “Señorita 89”. “Buena Suerte Muchacha” serve de ponte entre o mais recente longa intitulado Mango Negro” e o que está por vir este ano, além de ser um elemento chave na sua internacionalização. A música vem com um clipe gravado no México dirigido por Diego Riveros.

YOUNG CISTER – “LO MÀS XULO DE TU INSTA”: Um nome que ajudou a construir as bases do que hoje é uma saudável cena urbana contemporânea local, Young Cister pisou nos grandes palcos do país e invadiu as salas mais subterrâneas; sua produção parece ser uma fonte inesgotável de vitalidade para diferentes nomes chilenos, e desde 2018 ele nos fez esperar por um disco solo após seu hit “Xtaciss’. Com o verão veio “Lo Más Xulo de tu Insta”, uma nova aventura com seis músicas – uma com Duki – que servirá de desculpa para um ano agitado que começa com uma turnê pela Espanha durante março e abril.

HUMBOLDT Y JAVIERA PARRA – “SESSION TU ISLA (LIVE)”: Humboldt e Javiera Parra uniram forças durante o verão de 2021 em ‘Tu Isla’ e neste verão eles nos deram ‘Session Tu Isla (Live)’. Uma música indiepop sobre um tema tão comum como o amor, que mostra duas vozes ideais para acompanhar as guitarras, mas antes de chegar a esta parcela visual, nos deixa com outras três peças pertencentes a cada projeto: ‘Nuestra Historia’ , ‘Humidity’ e ‘O Mapa da sua Viagem’.

LA BRIGIDA ORQUESTA – “NOVATO”: Um vale entre “Corte Elegante” (2018) e o que imaginam para o futuro. La Brígida Orquesta, grupo de jazz rap fusion, estreou o clipe de ‘Novato‘, que se torna a primeira amostra de um próximo EP agendado para abril sob o nome de “Antípoda”. Aquela brisa misteriosa que cativou seu último disco é mantida, mas foram acrescentados detalhes e técnicas, como a gravação em fita analógica. Um pouco futurista, um pouco tradicional. Uma dualidade que sem dúvida nos deixa com vontade de saber de que perspectivas vão apresentar as suas peças nos próximos meses.

PANAL – “PANAL”: Panal é uma peça chave na história chilena dos anos setenta; uma espécie de superbanda que só deixou um único álbum lançado em 1973. Em fevereiro deste ano foi anunciada a reedição desta obra homônima após a remasterização de suas fitas originais, assim poderemos acessar uma edição física que promete fotos e sua respectiva restauração. Oito canções reinterpretativas que todos queremos ter em nossos acervos pelo peso que este disco significa em meio a um conturbado cenário político pelo qual o Chile passou naquele ano.

LEIA OS PANORAMAS ANTERIORES DA FARO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.