Aliança FARO: Panorama CUBA (Destaques de Fevereiro de 2022)

FEVEREIRO 2022

Argentina | Bolivia | Brasil | Chile | ColômbiaCubaEspanha | México | Peru | Uruguai

Clique no país acima para conhecer seus destaques de fevereiro!

CUBA
pela Equipe do site Magazine AM:PM

Fevereiro foi um mês ambíguo e estranho. Nele aconteceram muitos eventos que do campo da cultura nos lembraram de nossa vida antes da pandemia; especialmente pelo fato de que, apesar de não estarmos seguros, quase ninguém fala sobre isso agora, mas sobre as intervenções militares e os conflitos bélicos na Europa. Em Cuba, enquanto continuamos a enfrentar o aumento dos preços e a escassez de recursos, o cenário sociocultural é marcado pelos debates em torno do novo projeto de Lei do Código de Família. Esperamos que, apesar das fortes campanhas contra ele realizadas pelos setores mais conservadores, seja aprovado transformando-se em um marco no reconhecimento de direitos adiados por muito tempo.

Enquanto isso, a música continua sendo um refúgio.

DAYRON ORTIZ E HAYDÉE MILANÉS – “NI UM ‘YA NO ESTÁ’”: “Ni un ‘ya no está’” é o primeiro single da recente produção discográfica do guitarrista Dayron Ortiz, intitulada “Ser”. A música, composta por Alberto Tosca, e brilhantemente interpretada na época pela cantora cubana Xiomara Laugart, agora nos é apresentada com um belo arranjo detalhado de Ortiz ao lado de sua parceira de longa data, a cantora Haydée Milanés. Romântica e sutil.

GELO HAU E DANIELA ARREDONDO – “DEJAVÚ”: O violinista e produtor musical cubano Gelo Hau estreou “Dejavú” em 18 de fevereiro, uma música que ele compartilhou com a cantora colombiana Daniela Arredondo. Sensibilidade e experimentação sonora andam de mãos dadas nesta canção, uma amostra de um jovem talento que cresce dia após dia. Cordas acompanham a voz peculiar de Arredondo e recriam os espaços sonoros, para contrastar com um rap breve e eficaz do próprio Gelo.

IBEYI – “SISTER 2 SISTER”: As irmãs franco-cubanas Lisa-Kaindé e Naomi Díaz, mais conhecidas como Ibeyi, lançaram “Sister 2 Sister” este mês, um single lindamente simples que está longe de ser comum. O tema, que faz parte de sua próxima produção discográfica, que terá o mesmo nome, é ao mesmo tempo simples e profundo; e sua estética intensa e única nos envolve. É difícil ficar alheio a uma expressão musical e visual deste amor filial, não isento de complexidades e mistérios.

RUIDO BLNCO – “AMÉRICA”: Ruido Blnco aos poucos vai encontrando seu espaço sonoro, uma forma autêntica de fazer indie rock em Cuba. “América”, o mais recente single que fará parte do primeiro fonograma da banda, chega carregado de espiritualidade. Seus criadores dizem que “é uma história de libertação, que descreve uma situação arquetípica em que seu protagonista está preso entre pressões e influências, sem saber que tem forças para se libertar delas”. Ouça aqui.

JD ASERE E ELEPHANTO: “LOS MISMOS MUCHACHOS”: “Los Mismos Muchachos” é o novo single de JD Asere em colaboração com Elephanto e também um adianto do EP “Dos Tipos Raros”, que ambos vêm promovendo há algum tempo. Rap, rimas inteligentes e desconfiadas, eletrônica e sintetizadores se unem no espaço performativo e inovador que é essa música.

ALAIN PÉREZ – “LA FIESTA DEL AMOR”: Alain Pérez preparou o terreno para lançar seu single “La Fiesta del Amor” bem próximo ao Dia de San Valentín. Esta é uma timba à sua maneira, colorida, saborosa, diferente, que tem um videoclipe dirigido por Joseph Ros, que combina todas as suas armas criativas para que você possa sentir e pensar o mais universal dos sentimentos — ou assim queremos acreditar nestes tempos escuros.

C. TANGANA E OMARA PORTUONDO – “TE VENERO”: Uma colaboração exótica une as vozes do espanhol C. Tangana com a nossa Omara Portuondo. “Te Venero” está nas ruas há apenas um mês e já é uma ponte direta entre Espanha e Cuba. Um bolero-son (subgênero musical cubano produto da hibridização do bolero que se fez em Cuba no final da década de 1920 com o son cubano, ritmo que junta a estrutura e as características da música espanhola com elementos e instrumentos musicais afro-cubanos e indígenas) que combina a originalidade da voz e das linhas de C. Tangana com a tradição melodiosa Omara. O son montuno tem flow, e essa é a prova.

MARISSA MUR E ÁLEX CUBA – “YING YANG”: “Ying Yang” chega até nós da mão da jovem cantora mexicana Marissa Mur junto com o cubano Álex Cuba. Seduz o ritmo harmônico deste single, que usa a cumbia para saborear melodias que “eu sei que você sente e eu também” porque “com você a vida faz sentido”. Pura paixão da juventude infinita.

ADRIÁN ESTÉVEZ – “UNIVERSO (LIVE SESSION)”: Adrián Estévez é um jovem pianista cubano que transita entre a estética do novo jazz. Assim, já há algum tempo que lança música, produções e novos projetos artísticos que promovem a sua criação e o tornam visível no panorama musical da ilha, como é o caso de “Universo (Live Session)”, a segunda música que conhecemos do seu álbum “Despertar”, produzido pela Egrem. Ele é acompanhado pelo baixista Samuel Burgos e pelo percussionista Marcos Morales.

JOTA BARRIOZ E WONGK – “VENENO”: Gostei do seu veneno”, dizem Jota Barrioz e Wongk em seu mais recente single, que faz parte das sessões que o produtor de música urbana vem encadeando há várias semanas. “Veneno”, lançado recentemente nas plataformas digitais, é uma colaboração que tem um fluxo bestial, combina rap com eletrônica e atinge o ouvinte. Impossível não curtir!

LEIA OS PANORAMAS ANTERIORES DA FARO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.