Garimpo Sonoro: Rosinha de Valença, a maior violonista do Brasil

roteiro, apresentação e edição por Sarah Quines

Você sabe quem foi Rosinha de Valença? Talvez não saiba. Até pouco tempo eu também não sabia. Foi numa dessas playlists sugeridas em serviço de streaming que eu me deparei com uma versão sublime de “Summertime” tocada por esta mulher que eu desconhecia e que me arrebatou completamente.

No ano passado, se estivesse viva, Rosinha teria completado 80 anos. Em comemoração também aos 50 anos do lançamento do álbum “Um violão em primeiro plano”, saiu uma reedição do LP lançado originalmente em 1971. Considerado o principal disco da violonista fluminense, “Um violão em primeiro plano” é a prova da versatilidade de Rosinha em executar arranjos que vão da composição dos irmãos Gershwin a músicas de Caetano Veloso e Luiz Gonzaga.

Neste vídeo, o segundo publicado no canal, o Garimpo Sonoro resgata a história da mulher que foi chamada de Baden Powell de saias, e enfrentou o machismo da época com todo um virtuosismo no violão de dar inveja aos violonistas homens. Assista:

ASSISTA AOS EPISÓDIOS ANTERIORES DO GARIMPO SONORO

Sobre o Garimpo Sonoro :com roteiro, apresentação e edição de Sarah Quines, o Garimpo Sonoro é um canal para quem gosta de garimpar músicas por aí e descobrir as histórias por trás dos sons. Um lugar onde a música não tem limitações de estilos, nem de épocas ou fronteiras geográficas. Vale toda música, artista, álbum, instrumento, gênero e movimento do Brasil e do mundo, atual ou do passado, que tenha uma boa história para contar. Toda terça-feira às 20h no youtube e na quarta-feira também no Scream & Yell.

– Sarah Quines (@sarahquines) é jornalista e criadora do canal Garimpo Sonoro 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.