Garimpo Sonoro: Perfídia – do bolero ao rocksteady

por Sarah Quines

Composta pelo mexicano Alberto Domínguez em 1939, “Perfídia” ficou conhecida como uma “cancíon corta-venas” – um equivalente em espanhol às músicas dor-de-cotovelo ao estilo de Lupicínio Rodrigues. Só que apesar da tristeza inerente à traição do título, a canção ganhou versões que extrapolam a melancolia, como no surf rock do The Ventures, que lançou a música como segundo single da banda em 1960.

Entre as quase trezentas versões registradas de “Perfídia”, neste vídeo, o Garimpo Sonoro comenta com mais detalhe sobre a gravação feita pela cantora jamaicana Phyllis Dillon em 1967. Phyllis é considerada a rainha do rocksteady, gênero que surgiu depois do ska e antes do reggae na Jamaica, com uma batida mais lenta que a do ska. Assista:

ASSISTA AOS EPISÓDIOS ANTERIORES DO GARIMPO SONORO

Sobre o Garimpo Sonoro :com roteiro, apresentação e edição de Sarah Quines, o Garimpo Sonoro é um canal para quem gosta de garimpar músicas por aí e descobrir as histórias por trás dos sons. Um lugar onde a música não tem limitações de estilos, nem de épocas ou fronteiras geográficas. Vale toda música, artista, álbum, instrumento, gênero e movimento do Brasil e do mundo, atual ou do passado, que tenha uma boa história para contar. Toda terça-feira às 20h no youtube e na quarta-feira também no Scream & Yell.

– Sarah Quines (@sarahquines) é jornalista e criadora do canal Garimpo Sonoro 

One thought on “Garimpo Sonoro: Perfídia – do bolero ao rocksteady

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.