Faixa a faixa: “Próspera+”, de Tássia Reis

introdução por Marcelo Costa
faixa a faixa por Tássia Reis

Tássia Reis estava em turnê divulgando seu primeiro disco cheio, “Próspera” (2019), quando a pandemia virou o mundo de cabeça pra baixo. Ela já havia levado a “Próspera Tour” para shows no exterior e em alguns estados brasileiros, e acreditava que havia muito ainda pra circular com o álbum quando se viu em isolamento. “Foi um baque pensar que tinha acabado ali e teríamos que seguir em frente”, diz Tássia.

Porém, na pandemia ela descobriu que muitos fãs estavam desejando uma continuação de seu primeiro álbum, e começou a pensar como reunir o material. “Decidi divulgar versões novas de alguns sons, juntar com inéditas e outras faixas de ‘Próspera’ que não pude trabalhar como gostaria. O resultado é esse álbum que vem com uma força, um impulso pra nos fazer sair da cama, tirar o pijama, afastar o sofá e dançar”, comemora, apresentando “Próspera+” (2021), um disco dançante e pop e feliz.

“Eu me vi triste, cansada e sem esperança”, revela. “Precisava dessa injeção de vida. Acredito que a música tem o poder de nos energizar e esse disco teve esse papel pra mim. Estou acreditando mais que podemos sair dessa e me apegando a essa busca por equilíbrio e prosperidade para continuar seguindo”, diz Tássia, que comentou as 11 faixas do disco, logo abaixo. O recado aqui é sobre se reerguer e se manter forte, algo que precisamos muito após 20 meses de isolamento. Dê play, levante a cabeça e venha dançar!

01) PRETA D+ RMX – Esse é um dos sons revisitados e foi totalmente reformulado pelo Th4i, artista e também produtor musical de “Dollar Euro” que teve a difícil tarefa de transformar esse som emblemático em um trap meio rock and roll, trazendo pra pista o orgulho de ser Preta e incrível.

02) DOLLAR EURO EVEHIVE REMIX – Evehive foi a produtora que conseguiu elevar o nível do hit “Dollar Euro” misturando afrobeats com voguebeat, e deixou a faixa ainda mais divertida. Essa conta com os versos afiados da Monna Brutal.

03) SHONDA D+ – Shonda D+ traz agora novos ares através da influência de drill e eletrônico. Além dos versos da Preta Ary, conta também com os novos versos de Urias. Essa faixa foi produzida pela EVEHIVE.

04) AH VÁ – Esse som fala da indecisão que às vezes as pessoas vivem ao se relacionar e como isso nos afeta. Fala também das pessoas interesseiras que se aproximam e sugam nossa energia e não deixam nada em troca. A faixa foi produzida pelo Jhow Produz.

05) ME BEIJE – Esse som surgiu de uma poesia que escrevi falando sobre aquele momento antes de ser beijada, onde nos calamos e esperamos a magia acontecer. Tem tantas entrelinhas nesse antes, nessas coisas não ditas, nas expectativas e na falta delas também. O som acabou se tornando um house gostoso, com influência de trap, e vocais sampleados usados como instrumento, a produção é do Nelson D.

06) DIA BOM – Essa faixa vem a partir de uma reflexão recente sobre descansar. Sou workaholic assumida, mas cada vez tenho percebido que saber descansar é tão importante quanto produzir. Durante essa pandemia me peguei muito ansiosa e não conseguia desligar a minha mente, então escrevi esses versos de uma forma leve, na tentativa de conseguir relaxar e ter mais momentos tranquilos também. A faixa conta com a participação da Latin Grammy Winner Tulipa Ruiz e produção musical de Theo Zagrae.

07) PRÓSPERA D+ – A faixa-título do disco fala sobre uma mudança de era, uma sensação de transição de tempo e comportamentos que apesar de parecer doer por conta dos rompimentos, leva para um melhor caminho. Entender melhor a nossa humanidade no meio disso e valorizar o que realmente não tem preço, a vida. A faixa é produzida pelo Th4i .

08) IMENSA LUZ – Esse som é sobre reconhecer o seu brilho e não deixar que as pessoas que estão em outra sintonia roubem a sua energia. A faixa é produzida pelo Th4i.

09) AMORA – É um balanço gostoso que fala de sentimentos, acredito que se a gente se cuidar direitinho, como cuida de uma planta, tudo pode florescer, inclusive o amor. A faixa tem participação do Melvin Santhana e é produzida pelo Nelson D.

10) BÊBADA DE FERIADO (INÉDITA) – Essa faixa tem algo especial. Eu escrevi 11 anos atrás quando saí da casa dos meus pais. Estava sentindo muita falta deles e relacionei a minha saudade há uma adicção como se a minha família fosse o meu vício, cheia de metáforas. Uma coisa curiosa é que no som falo do meu retorno e, após 10 anos, eu de fato retornei a minha cidade para conviver mais com os meus pais. A sonoridade é um Jazz-rap lo-Fi bem gostoso de ouvir. A produção ficou por conta do greco-alemão Jules Hiero.

11) MYRIAM – Minha mãe se chama Myriam e ela sempre reclamou que não havia nenhuma música com o nome dela. Quando eu comecei a fazer som, ela me pediu despretensiosamente e eu achei muito válido. Quis homenagear a mulher incrível que ela é, com um olhar mais humanizado ao invés de algo romantizando a maternidade… Ela me ensinou a ser independente e sempre disse pra eu buscar o meu caminho. Acreditei e aqui estou. Sem a força dela eu não teria a minha. A faixa final do disco foi produzida pelo Eduardo Brechó.

– Marcelo Costa (@screamyell) edita o Scream & Yell desde 2000 e assina a Calmantes com Champagne. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.