Música: “IRA”, de Iosonouncane, um disco difícil, longo e desatualizado

“Certamente, ‘IRA’ é um disco político. Por sua duração, por seu som e por sua linguagem. É assim porque é complexo, porque é estratificado e porque se situa claramente na encruzilhada do mundo em que vivemos, tanto o nosso pequeno mundo musical como o grande mundo das capitais e das fronteiras. É inegavelmente um registro dramático, pois é lançado no devir de um momento preciso, sem qualquer esperança”, INCANI, Jacopo na Rolling Stone Itália em maio de 2021.

texto por Matteo Mannocci

O monólito lançado por Jacopo Incani na cena musical independente italiana em maio, “IRA“, foi um fenômeno tão fascinante quanto único em seu gênero. Sim, estávamos todos aguardando ansiosamente o lançamento do terceiro álbum do autor da Sardenha, que com “DIE” (2015) conseguiu atingir um público vasto e particularmente transversal, que vai desde os amantes da pesquisa do pop até os ouvintes do pop italiano graças ao fato de conter em si um equilíbrio perfeito entre os momentos mais ligeiros e uma pesquisa sonora muito enquadrada e digerível mesmo por aqueles que habitualmente não ultrapassam os 2 minutos e 30 segundos de uma canção.

O que é surpreendente, porém, é como após a publicação de “IRA” (2021) – um disco difícil, incrivelmente longo, absolutamente desatualizado – a figura de Jacopo Incani surgiu como uma espécie de santificação da mídia, salvador da pátria pobre esmagada pela imundice musical, um alien benevolente de cuja escuta podemos emergir purificados de nossos pecados musicais.

Certo, estava claro para todos que Iosonouncane, projeto de Jacopo, era diferente do panorama melódico e descompromissado da música pop italiana dos últimos dez anos: a ainda imatura estreia de “La Macarena su Roma” (2010) proporcionou uma forma semelhante à canção-teatro com seus tsunamis de palavras, personagens, situações, em que a instrumentação se dobrou às texturas tecidas pelos textos; já o segundo episódio, “DIE”, dobrou a voz a um elemento funcional de produções que pintaram um ambiente entre o real e o imaginário, em que mesmo os textos muito mais poéticos serviram de legenda para as imagens propostas.

Numa espécie de síntese do seu próprio percurso artístico em que a vivência ao vivo com Paolo Angeli pareceria um passo fundamental, em “IRA”, Iosonouncane chega a fazer das suas composições uma bolha sonora, em que a voz desaparece na mixagem a e os ambientes tornam-se cada vez mais dilatados, abafados, distantes. Quase como se este álbum fosse um desafio para o ouvinte, uma competição de resistência e concentração entre o artista e seu público.

Porque? Bem, as razões são muitas. Vamos começar pela duração: conceber e lançar um disco de duas horas, em 2021, é simplesmente uma loucura. Não que nunca tenham sido muito simpáticos, mas nos anos em que se fala cada vez mais de uma atenção cada vez menor, parece incrível ouvir 1 hora e 50 minutos de música contínua com um grau de atenção suficiente. Depois, a letra e a voz, que sempre foram o ponto central da produção do Incani. Com seu caldeirão linguístico, a escolha pelo modo de posicionamento fônico da voz na mixagem constitui um dos elementos de inviabilização voluntária do álbum.

Agora, vamos ser claros, não é o caso de dar nota zero a Iosonouncane – existem outros registros ruins e são muitos. Mas, desde a primeira audição, fico me perguntando: é mesmo? Porque essa escolha de fazer de um disco tão esperado o menos audível possível? O que Incani queria transmitir com as 17 faixas de “IRA”?

Porque mesmo aqui nos deparamos com um aspecto pelo menos problemático. Se “DIE” encontrou a sua grandeza nas visões claras e nítidas que roçou com sons e palavras, em “IRA” o que aparece é uma nuvem de fumo na qual se apresentam visões fragmentadas e esmaecidas (exatamente como a fotografia que aparece na capa) para o espectador de uma forma não consequente e às vezes totalmente desconectada, como uma jornada esotérica em uma babel do Mediterrâneo.

O que também não deixaria de soar interessante, se não fosse pelo fato de “IRA” parecer sempre colocar-se um pouco no meio: entre a investigação e a acessibilidade, entre a composição e a improvisação, entre o acabado e o esboçado, na dificuldade de encontrar uma unidade em momentos tão musical e temporalmente distintos uns dos outros.

Obviamente, menos de um mês parece muito pouco tempo para entrarmos seriamente no pensamento composicional e conceitual deste disco, apesar dos tempos de linha de montagem que agora dominam o uso da música pop. Para conceber a sua forma completa será imprescindível assistir à sua performance ao vivo e ver se e como o projeto “IRA” se moverá por outros meios, para construir uma narrativa mais clara e completa também para nós.

Resumindo, o que dizer em poucas palavras sobre este álbum? Jacopo Incani é um dos poucos músicos italianos contemporâneos capazes de ousar, fazer grandes apostas e ganhá-las, alcançando um impressionante sucesso na mídia; ser um músico competente e de culto, e ter conseguido com suas composições colocar no centro do discurso uma música complexa à sua maneira.

Dito isso, audição após audição, “IRA” não me emociona e acho que é um passo em falso de um de nossos maiores talentos italianos tentando dar um passo maior do que a perna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.