Vila Sésamo reuniu mais artistas badalados que qualquer Lollapalooza

por João Pedro Ramos

Quando se tem filhos, inevitavelmente é hora de ouvir as famigeradas músicas infantis. Enquanto muitos se contentam com Galinha Pintadinha e Patati Patatá, outros vão um pouco mais fundo, investindo em Palavra Cantada, Mundo Bita e Zis. Se você for um pouco mais fundo e pensar em músicas para crianças internacionais, chegará à versão americana da clássica Vila Sésamo.

Chegando lá, além de Elmo, Garibaldo, Grover, Zoe, Rosita e Cookie Monster, você perceberá que reconhece alguns artistas que está acostumado a ver nas paradas de sucesso. Pois é: muitos participaram do programa, seja com canções originais ou paródias de seus hits!

Confira abaixo uma lista de alguns dos artistas que chegaram na Vila Sésamo e fizeram todo mundo cantar junto:

– Feist
A paródia de “1234” fez tanto sucesso que a própria cantora já disse que muitas vezes acaba confundindo a letra nos shows e mandando a versão Vila Sésamo sobre como é legal contar até 4, contando inclusive galinhas recém-chegadas da praia, de óculos escuros e tudo.

– Bruno Mars
A música “Don’t Give Up” fala sobre não desistir quando falhar em alguma coisa, além de ter Bruno Mars fazendo uma coreografia de pescoço que lembra muito o clipe de “Lazy Song”.

– Sia
Uma das séries de música da Vila Sésamo falam sobre as letras e muitas palavras que começam com elas. Para Sia, ficou a letra S, da palavra “Songs”, contando inclusive com os personagens usando a peruca bicolor clássica da cantora.

– Stevie Wonder
Um pouco mais antiga, a participação de Stevie é com uma lição para Grover de como cantar um scat bacana, com ska ba dap do bop de respeito.

– Will.i.am
Will.i.am canta uma música composta especialmente para o programa, “What I Am”, sobre tudo o que se pode ser para ser bacana.

– Sheryl Crow
A versão de “Soak Up The Sun” fala sobre a letra I e evoca a vibe praiana da música. Ah, também fala de palavras com a letra, claro, como inseto e iguana. Incrível.

– Alicia Keys
“Dancin’” é uma versão para o hit “Fallin’” que descreve o quanto Alicia gosta de dançar juntinho de seu amigo vermelho Elmo. Uma delicinha.

– R.E.M.
Tá certo que a banda não curte muito seu sucesso “Shiny Happy People”, mas será que eles gostam de “Happy Furry Monsters”, a versão Sésamo que tem até uma Kate Pierson fantoche?

– Elvis Costello
“Monster Went And Ate My Red 2” é um dueto de Costello e Elmo, que até usa uma indumentária parecida para complementar o vídeo. Ah, “Red 2” é um 2 vermelho, e não o filme “Red 2”, beleza?

– Adam Sandler
O amado e odiado ator e dono da produtora Happy Madison pega seu violão e faz uma música-tema para Elmo, rimando com o acréscimo de “elmo” no fim das palavras. Meu preferido é o dragão.

– Backstreet Boys
“One Small Voice” mostra a harmonia vocal dos garotos da rua de trás, que chegam de repente para dar mais força à música de Elmo.

– Goo Goo Dolls
A banda transforma “Slide”, um de seus grandes sucessos, em “Pride”, uma letra que fala sobre o orgulho que a criança sente ao fazer algo que antes não conseguia.

– One Direction
Continuando a série de letras da Vila Sésamo, coube ao One Direction o U, e nesta paródia de “What Makes You Beaufitul” (sim, aquela do Nissin Orfali) eles falam sobre todos os usos que esta vogal pode ter.

– Dave Grohl
Quando eu falei em “convidados musicais”, aposto que você já ficou esperando pelo Dave Grohl aparecer, né? Claro que ele está aqui, em uma música sobre fazer amigos pelos Estados Unidos viajando pelo país.

– Jason Mraz
A versão de “I’m Yours” falando sobre ir brincar fora de casa é ainda melhor que a original, na minha opinião. Vai dizer que o backing vocal do Elmo não coube direitinho na música?

– Janelle Monae
Uma música animada e cheia de soul sobre tentar de novo até conseguir: essa é “Power Of Yet”, uma das melhores dessa lista!

– NSync
A terceira boy band a aparecer nesta lista, o NSync fala sobre algo que toda criança precisa: acreditar em si mesma. O arranjo é meio de churrascaria, mas a letra é bacana para os pequenos.

– Destiny’s Child
A Beyoncé aparece aqui junto de Michelle Williams e Kelly Rowland em uma divertida canção sobre brincar de inventar novos jeitos de se caminhar.

– Tracy Chapman
Sabe aquele momento em que toda criança faz todas as perguntas do mundo para seus pais? Tracy Chapman fez uma canção para isso na Vila Sésamo, e é muito boa.

– Dave Matthews
Grover senta com Dave na escada e eles fazem uma música sobre estar triste. Afinal, é normal ficar triste, e é importante mostrar para as crianças que é bom saber lidar com seus sentimentos, né?

– Macklemore
“Thrift Shop” vira música tema do monstrinho do lixo Oscar na Vila Sésamo. E não, o “this is fuckin’ awesome” não ficou na letra, podem respirar aliviados.

– Ed Sheeran
O ruivo parece se divertir com os monstrinhos cantando sobre as diferenças de comportamento em casa e na escola. Dá pra ver que ele tá o tempo todo quase rindo.

– B.B. King
Ainda na série de letras da Vila Sésamo, adivinha quem ficou com o B? Sim, o mestre que tem duas no nome, B.B. King!

– Johnny Cash
O Homem de Preto se veste de jeans para visitar o monstro Oscar na sua lata de lixo e cantar “Nasty Dan”. Uma delícia ver os comentários do verdinho sobre Dan.

– Katy Perry
Vamos terminar com um que foi cortado: a versão de “Hot and Cold” sobre pega pega foi considerada “muito sexy” para o programa e nunca mais passou… Uma pena, já que Katy combina muito com o programa.

João Pedro Ramos é jornalista, redator, social media, colecionador de vinis, CDs e música em geral. E é um dos responsáveis pelo podcast Troca Fitas! Ouça aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.