Nasce a #Faro, aliança de meios de comunicação musicais e culturais ibero-americanos

por Marcelo Costa

Hoje é um dia bastante especial: nasce a #Faro, aliança de meios de comunicação musicais e culturais ibero-americanos! Ao lado do Scream & Yell, que tem a honra de representar o Brasil passando as novidades aos demais países, temos Indie Hoy (Argentina), Indie Rocks! (Magazine) (México), PiiiLA (Uruguay), POTQ Magazine (Chile), Rock Achorao’ (Perú), Zona de Obras (Espanha) e Shock.co (Colombia).

Haverá conteúdos exclusivos e atividades diversas. Todo aquele carinho e cuidado com que estávamos olhando para as cenas culturais dos países ibero-americanos (incluindo Portugal aqui) nos últimos anos se ampliará agora, e de uma maneira interessante: não passará apenas pelo nosso filtro, mas sim também virá diretamente dos sites locais, que irão destacar suas próprias cenas em seus textos, traduzidos por nós. Não haverá mais desculpas para não se informar sobre a música e a cultura ibero-americana.

A rigor, a #Faro nasce com o propósito inicial de um conteúdo criado por cada site e replicado em sua totalidade nos demais como um especial mensal da aliança. Ou seja, o Scream & Yell conta as novidades mensais do Brasil, o Indie Joy da Argentina, etc.. e reunimos tudo isso num único post a ser publicado nos 8 portais. Isso é a ação pontual, mensal, dessa aliança, que se estenderá a tudo que for possível, desde a nossa equipe desejar entrevistar um artista mexicano, por exemplo, e a turma da Indie Rocks fazer a ponte até lançar materiais exclusivos (já faz um bom tempo que os espanhóis do Zona de Obras compartilham todos os lançamentos do Selo Scream & Yell, por exemplo). Isso nos permite também se aproximar de artistas de cada um desses países para colaborações (e eles de contatar artistas brasileiros com a ponte feita pelo Scream & Yell). Essa aliança abre um universo de possibilidades (inclusive de uma rádio online).

Aqui aproveito para registrar um agradecimento especial ao parceiro Leonardo Vinhas, que fez toda a aproximação com a turma do #Faro e vem, desde muito tempo, lançando luz sobre artistas de países vizinhos. No começo nos dividiremos nessa tarefa de compartilhar com os sites parceiros as novidades do Brasil, mas a ideia é ir agregando os demais colaboradores do site e construindo um material que seja bastante rico e interessante, que mostre aos leitores dos outros países um pouco da riquesa da música e da cultura brasileira, tão vilipendiada pelos políticos nos últimos tempos. Aproveito e deixo abaixo o link dos sites da aliança, e convido você a fuçar o conteúdo deles. A sensação, clara, para nós do Scream & Yell é que, definitivamente, não estamos sós no planeta. E a começar pela Ibero-America, juntos somos mais fortes.

Indie Hoy (Argentina) => https://indiehoy.com/
Indie Rocks! (Magazine) (México) => https://www.indierocks.mx/
PiiiLA (Uruguay) => https://www.piiila.com/
POTQ Magazine (Chile) => https://www.potq.net/
Rock Achorao’ (Perú) => https://rockachorao.com/
Zona de Obras (Espanha) => https://www.zonadeobras.com/
Shock.co (Colombia) => https://www.shock.co/

***

– Marcelo Costa (@screamyell) é editor do Scream & Yell e assina o blog Calmantes com Champagne

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.