Boteco: Cinco cervejas made in USA

por Marcelo Costa

Abrindo uma série made in USA com a Sierra Nevada, de Chico, na Califórnia, que retorna ao site com sua Hop Bullet, uma Double West Coast IPA que combina os maltes Two-row Pale e Caramelized com aveia e trigo mais os lúpulos Cascade, Centennial, Chinook, Crystal, Magnum e Idaho 7. De coloração dourada e creme branco espesso de boa formação e retenção, a Sierra Nevada Hop Bullet apresenta um aroma que combina notas herbais (que saltam à frente com pinho), cítricas (toranja) e florais sobre uma base suave de caramelo. Na boca, herbal caprichado desde o primeiro toque abrindo-se com mais pinho e um pouco de doçura para, só então, deixar-se perceber sugestão de toranja. O amargor é potente, 60 IBUs dignos de uma West Coast IPA, mas, ainda assim, confortáveis, sem assustar o bebedor – algo que o drinkability colabora, mesmo com os 8.2% de álcool. A textura é cremosa. Dai pra frente, doçura, leve percepção de álcool e um caminhão de notas herbais com um xicara de toranja. No final, pinho e álcool bem sutil – e delicioso, sem incomodar. No retrogosto, pinho, toranja, caramelo e calor. Uou!

Da Califórnia para Fort Collins, no Colorado, com mais uma New Belgium a passar por aqui, desta vez com a Voodoo Ranger IPA, uma potente American IPA de 7% de álcool e 50 IBUs cuja receita nasce do blend dos maltes Pale e Black com os lúpulos Nugget, Cascade, Simcoe, Chinook, Mosaic e Amarillo. De coloração âmbar levemente alaranjada com espuma branca cremosa, de boa formação e retenção. No nariz, combinação de notas herbais (pinho) com frutadas (toranja) em primeiro plano com doçura maltada de média para alta na base. Na boca, doçura herbal no primeiro toque abrindo na sequencia com mais herbal, toques de toranja e caramelo acentuado além de leve sugestão de casca de laranja. O amargor é marcante, mas totalmente aceitável, sem exageros, na medida. Já a textura é meladinha, caramelada. Dai pra frente, quase uma Caramel IPA, que se sai bem com álcool pontual, cítrico e herbal muito bem inseridos e final meladinho. No retrogosto, caramelo, toranja e pinho.

De volta a California, mais precisamente São Francisco, casa de uma das cervejarias mais antigas das Américas, a Anchor Brewing, que retorna ao site com uma releitura bastante personal do estilo Haze IPA (New England ou Juicy IPA), a Fog Breaker IPA, cuja receita combina o malte Two-row Pale com trigo e os lúpulos Citra, Citra Cryo, Cascade e Denali. De coloração amarelo alaranjada, juicy, remetendo a suco de acerola, com creme branco de média formação e boa retenção, a Anchor Fog Breaker IPA apresenta um aroma que varia entre notas de pinho, damasco, casca de laranja, toranja e biscoito. Na boca, um bom equilíbrio entre herbal e cítrico desde o primeiro toque, com um pouco mais de pinho, logo deixado para trás por sugestão de toranja e melão. O amargor é moderado, mas aconchegante, algo na casa dos 50 IBUs, domados pelo estilo. A textura é cremosa e delicadamente picante. Dai pra frente, o herbal se sobressai ao frutado cítrico, ainda que a toranja queira brigar por atenção, e o final traz pinho leve. No retrogosto, mais pinho e toranja.

A terceira californiana vem de Paso Robles, cidade que abriga a Firestone Walker, que retorna ao site com sua Union Jack IPA, cuja receita combina os maltes Two Row, Munich e Crystal Light com os lúpulos CTZ, Cascade, Centennial, Simcoe, Citra, Amarillo e Chinook. De coloração âmbar translucida, remetendo a mel, com creme branco de boa formação e retenção, a Firestone Walker Union Jack apresenta um aroma que combina caramelado, herbal sutil remetendo a pinho e leve presença cítrica trazendo algo de abacaxi e de manga bem madura. Na boca, doçura caramelada no primeiro toque pode até levar o bebedor a acreditar que estará bebendo uma Caramel IPA, mas pinho e frutado cítrico (mais abacaxi) chegam junto, suavemente, e fazem a diferença. Os 60 IBUs de amargor são bastante confortáveis (estão ali, mas para equilibrar a contenda sem incomodar o paladar) e a textura, suave. Dai pra frente, uma IPA californiana deliciosa, que equilibra amargor e doçura de maneira envolvente. No final, caramelo e abacaxi. No retrogosto, pinho, caramelo, picância e refrescancia.

Da Califórnia para Grand Rapids, no Michigan, com mais uma cerveja da Founders Brewery a passar por este espaço, desta vez com a versão turbinada da Old Ale da casa, a Curmudgeon, que recebe adição de melaço de cana e aqui atende pelo nome de a Curmudgeon’s Better Half e é envelhecida em barricas de madeira que antes maturaram Bourbon e também foram usadas para acondicionar maple syrup. De coloração âmbar acastanhada com creme bege de excelente formação e retenção, a Founders Curmudgeon’s Better Half apresenta um aroma com doçura saltando para fora da taça (caramelo tostado, melaço, mapple) embebida em madeira e Bourbon. Assim que garrafa é aberta, o álcool se destaca, mas logo acalma tornando-se sutil . Na boca, doçura de mapple banhada em álcool no primeiro toque seguida de doçura encantadora, maltado, Bourbon, álcool deliciosamente em segundo plano e quase nada de amargor. A textura começa suave e vai se tornando meladinha, com os 12.7% de álcool pinicando a língua. Dai pra frente, uma Barrel Aged exemplar, com álcool bastante domado e muita doçura. No final, melaço e calor alcoólico. No retrogosto, maple, caramelo, Bourbon e alegria.

Sierra Nevada Hop Bullet
– Produto: Double IPA
– Nacionalidade: EUA
– Graduação alcoólica: 8.2%
– Nota: 3.91/5

New Belgium Voodoo Ranger IPA
– Produto: American IPA
– Nacionalidade: EUA
– Graduação alcoólica: 7%
– Nota: 3.44/5

Anchor Fog Breaker IPA
– Produto: American IPA
– Nacionalidade: EUA
– Graduação alcoólica: 6.8%
– Nota: 3.41/5

Firestone Walker Union Jack
– Produto: American IPA
– Nacionalidade: EUA
– Graduação alcoólica: 7%
– Nota: 3.48/5

Founders Curmudgeon’s Better Half
– Produto: Old Ale Barrel Aged
– Nacionalidade: Estados Unidos
– Graduação alcoólica: 12,7%
– Nota: 4,09/5

Leia também
– Top 2001 Cervejas, por Marcelo Costa (aqui)
– Leia sobre outras cervejas (aqui)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.