Faixa a faixa: “Hello, I Love U”, de Matheus Who

por Herbert Moura

Matheus Who, vocalista da banda carioca Carmen, aproveitou um momento de pausa em seu projeto principal para explorar canções mais pessoais que vão além do formato do indie rock. Trabalhando canções intimistas e bebendo do bedroom pop desde o começo do ano passado, ele – após uma série de singles – lança seu EP de estreia solo, “Hello, I Love U” (2020). O trabalho está disponível em todas as plataformas de streaming de música.

Cantor e compositor, Matheus fala em suas composições sobre diferentes formas de amor, sejam não correspondidos (“Deeply”), sejam livres de amarras e sexualidades (“Boys Are Blue”), sempre focado na temática do crescimento e aprendizado pessoal. Ele se utiliza de experiências próprias ou próximas para desenvolver letras que buscam dialogar diretamente com a sua geração. O projeto surgiu no quarto do artista, onde compõe canções desde o começo da adolescência.

“Logo na primeira música, ‘Alright, Okay’ explico um pouco do clima do EP”, adianta Matheus. “A faixa começa com um ritmo de indie rock e quando você menos espera, muda totalmente – tempo, timbres, acordes – e ela vira dream pop. Quis fazer isso pois como algumas pessoas esperam que eu faça indie rock, eu queria quebrar essa expectativa e mostrar a linha que esse EP vai seguir. Tanto que o primeiro verso da música é ‘Eu sei que esse não é começo que você estava planejando para nós’”, explica.

“A letra de uma música é muito importante pra mim e minha motivação para escrevê-las sempre foi contar histórias”, continua o músico. “Eu tento tornar o mais interessante possível pro ouvinte e ao mesmo tempo tornar o mais verdadeiro possível para mim. Eu acho legal que cheguei num ponto nas minhas composições onde posso me imaginar em situações, viver elas enquanto escrevo e retornar pra minha vida real”, acredita Matheus. Abaixo, ele comenta as seis canções de “Hello, I Love U”. Confira.

Faixa-a-Faixa, por Matheus Who:

Alright, Okay: A música é sobre um relacionamento que não deu certo e ambos os lados saíram machucados. O eu-lírico diz que, toda vez que a pessoa amada ouvir seu nome, ele espera que esteja tudo bem e ela não sofra por isso.

Careless: Essa é sobre uma época da minha vida em que eu estive muito mal e tive pensamentos destrutivos, mas ao mesmo tempo é uma música super feliz em que eu consigo imaginar personagens de desenhos animados andando ao som dela. Meu maior medo era as pessoas interpretarem errado e acharem que eu estava incentivando esse tipo de atitude mas na verdade o objetivo foi conscientizar e contar o que eu passei nessa época. Se eu consegui melhorar, e eu estava ao ponto de destruir minha vida toda, você também consegue, sabe? E também falo como encontrar uma pessoa que me amou na época me ajudou a superar essa fase. O contato social era uma coisa que eu não tinha muito e com certeza me ajudou bastante.

Boys Are Blue: Essa faixa é a faixa que eu escuto e penso como produtor das minhas próprias coisas desde sempre: “Eu tenho orgulho de ter feito ela”. De longe foi a que eu pus mais meu coração e tudo que eu aprendi de produção musical até hoje. A letra fala sobre indecisões e experimentações, tanto quanto na vida e nos relacionamentos, quanto nas escolhas da produção e escrita da música.

My Best Lover: Mais uma música sobre um relacionamento que não deu certo mas ambas as partes sabiam desde o começo. Apesar de você amar muito uma pessoa, quando não é pra ser não tem nada que se possa fazer.

Serious Thing: Diferente das outras faixas do EP, Serious Thing mostra o eu-lírico já superado de todas as músicas que passaram e ele está tentando novos romances, mas nenhum acaba dando certo. Ele nunca considera o fato que talvez o problema possa ser ele e então começa a colocar a culpa em outras pessoas dizendo que “Nós poderíamos ter algo sério, tão sincero mas vocês estão brincando com meus sentimentos”. É um indiezinho/bedroom pop bem feliz e acho que pelo conjunto das coisas e ser uma música gostosa de escutar, é minha favorita do EP.

Deeply: Essa foi a faixa que definiu o conceito do EP de ser sobre relacionamentos que não deram certos e incertezas na vida. A história é de dois melhores amigos que se apaixonam mas uma das partes não quer pois só quer a amizade, o tema principal desse EP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.