Música e cinema: três filmes, três músicas

por Herbert Moura

A trilha sonora de um filme pode ser tão emocionante, essencial ou memorável quanto qualquer diálogo ou performance de um ator. Uma boa trilha sonora costuma transcender o filme em que aparece, seja ela uma faixa gravada anteriormente por um artista ou uma canção original que se torna um hit por muito tempo.

Com a internet, as especulações sobre as obras cinematográficas cresceram. Com isso, antes mesmo da estreia oficial do filme, as produtoras investem na divulgação da trilha sonora para despertar a expectativa do público. Além disso, cada vez mais artistas consagrados da música são convidados a participar desse momento ajudando também na divulgação do longa.

Em 2019, não faltou boa música nos filmes. Alguns ganharam as paradas de sucesso e se mantiveram na liderança de rankings mundiais da música, por algumas semanas. Se você ama música e cinema vai curtir muito a playlist que montamos. Prepare sua caixa de som, seu fone de ouvido e seu coração, porque essa seleção está imperdível!

“Shallow”, de “Nasce uma Estrela” (2018)
A canção que descreve o relacionamento entre Ally (Lady Gaga) e Jackson (Bradley Cooper) se tornou um dos maiores símbolos de Nasce uma Estrela, mesmo diante do sucesso de outras faixas, como “I’ll Never Love Again”. Composta pela protagonista ao lado de Mark Ronson, Anthony Rossomando e Andrew Wyatt, a música foi lançada em 27 de setembro de 2018.

A canção, que ganhou o Oscar de Melhor Canção Original em 2019, conta com mais de 668 milhões de visualizações no YouTube e saiu da Billboard Hot 100 apenas em 22 de agosto, quebrando um recorde: a música ficou 45 semanas na parada, o maior período para uma música vencedora do Oscar. Justamente por isso, que não tinha como iniciar essa playlist sem mencionar esta canção.

“Bohemian Rhapsody”, do filme “Bohemian Rhapsody” (2018)
O filme “Bohemian Rhapsody” chegou aos cinemas brasileiros em novembro de 2018, mas desde outubro, sua trilha sonora já estava disponível para os ansiosos fãs de Freddie Mercury. A cinebiografia aborda a história da banda Queen, uma das maiores da história do rock.

Em menos de duas semanas após a estreia, a obra já havia arrecadado US$ 294 milhões em todo o mundo. O guitarrista do grupo, Brian May, disse que “Bohemian Rhapsody” não é exatamente “um filme sobre o Queen, mas sobre Freddie”.

A performance do ator Rami Malek, que interpreta o vocalista, foi bastante elogiada (e ele levou um Oscar de Melhor Ator por ela), porém vários aspectos do filme não são fiéis à trajetória da banda e de seus protagonistas.

Apesar disso, o filme encanta pelas canções nostálgicas e relíquias musicais. O disco conta com alguns detalhes mais do que especiais, com direito a uma versão mais roqueira do clássico “Don’t Stop me Now”.

A canção de abertura do álbum é uma divertida versão do Queen para a icônica música de abertura dos filmes da 20th Century Fox que ganhou os clássicos sons de guitarra de Brian May. Outro destaque são as canções registradas no “Live Aid”, que nunca tinham sido lançadas oficialmente em áudio. São elas: “Bohemian Rhapsody”, “Radio Ga Ga”, a divertida “Ay-oh”, “Hammer to Fall” e a antológica “We Are the Champions”.

“Yesterday”, de “Yesterday” (2019)
Boa notícia para quem estava com saudade de ver os Beatles no cinema. A banda, ou melhor, as suas músicas voltam a ter destaque nas telonas em 2019, mas de um jeito diferente.

No filme Yesterday, que estreia em 29 de agosto, o cantor-compositor (Himesh Patel) sofre um acidente e acorda numa estranha realidade, onde ele é a única pessoa que lembra dos Beatles. Com as músicas de seus ídolos, o protagonista se torna um sucesso gigante, mas claro que a “mentira” terá consequências.

Porém, o filme que promete ser engraçado, traz o privilégio do público relembrar as grandes canções dos garotos de Liverpool. Claro que a música “Yesterday” tem seu destaque no longa, afinal, de acordo com algumas pesquisas, o hit foi tocado 7 milhões de vezes nas rádios americanas, desde que foi lançada, em 1945!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.