Telefonemas: Jeff Nascimento

por Vinicius Felix

No ano passado, a Declaração Universal dos Direitos Humanos completou 70 anos. O texto é um marco na luta pelos direitos humanos no mundo. Entre seus artigos, que podem ser lidos na íntegra neste link, estão descritas coisas como: “Ninguém será submetido à tortura nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante”, “Ninguém será mantido em escravidão ou servidão”, “Todo ser humano tem direito, em plena igualdade, a uma justa e pública audiência por parte de um tribunal independente e imparcial”.

Parecem pedidos básicos para lidarmos com um mundo tão vasto que merece ter respeitada sua incrível diversidade em vários aspectos – sociais, políticos, culturais. Mas direitos humanos são um palavrão para algumas pessoas. O atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, está nessa turma. Em Davos, pouco depois de assumir a presidência, ele declarou que iria defender os verdadeiros direitos humanos. O Instituto Vladmir Herzog pontuou bem: “A fala, que dá a entender a existência de direitos humanos falsos, reflete um posicionamento do novo governo sobre o tema, na linha prometida durante a campanha pelo então candidato”.

Por que existem pessoas contra os direitos básicos das outras? Por que essa questão passa a ser urgente no nosso país, que já tem um longo histórico de violência contra defensores dos direitos humanos?

Jeff Nascimento é advogado, doutor em Direito Internacional e assessor da ONG Conectas, que existe para proteger, efetivar e ampliar os direitos humanos, responde essa e outras perguntas no #Telefonemas. Uma boa conversa sobre a situação dos direitos humanos no Brasil e no mundo, sua amplitude, suas dificuldades e sua importância. Segundo Jeff, “muitas pessoas que trabalham com direitos humanos no Brasil estão em risco”. Ouça o programa abaixo:

O Telefonemas é um podcast de entrevistas que existe desde 2017. O nome do podcast explica o seu formato. As entrevistas são feitas através de teleconferência. Os papos podem ser longas conversas com ou sem roteiro, entrevistas objetivas para falar sobre algo. O que se mantém sempre é o meio onde a conversa acontece. Novos episódios e antigos episódios serão postados aqui no Scream & Yell para ampliar ainda mais o alcance dessas conversas.

Contamos com sua participação. Escreva para gente no Twitter com a hashtag #Telefonemas ou mande um e-mail para telefonemaspodcast@gmail.com. Vale mandar pauta, comentário, crítica. Participe.

O podcast também está disponível no Youtube e no iTunes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.