Boteco: Cinco cervejas da 2Cabeças

por Marcelo Costa

Abrindo uma sequencia de cervejas da 2Cabeças com a Gol da Alemanha, uma German Imperial India Pale Lager com 7 ingredientes alemães (maltes Pilsen, Munich e Caramunich; lúpulos Mandarina Bavaria, Hallertau Magnum e Huell Melon mais a levedura lager alemã) e 1 brasileiro (a água). De coloração dourada quase âmbar caramelada com creme bege clarinho de boa formação e retenção, a 2Cabeças Gol da Alemanha exibe um aroma que junta notas cítricas (bastante laranja e melão), doçura de caramelo e percepção leve dos… 7.1% de álcool. Na boca, caramelo, cítrico (laranja e melão de novo) e álcool, suave, mas perceptível já no primeiro toque. O amargor parece menos do que os 71 IBUs, mas não vamos estragar a piada. Já a textura é cremosa, quase sedosa, é picante (de lúpulo e também de álcool, remetendo a uma Malt Liquor). Dai pra frente, o conjunto mostra doçura maltada e cítrico do malte tentando driblar o álcool, que se sai melhor e marca um gol. Ops, mais um. No final, melaço alcoólico. No retrogosto, casca de laranja, álcool e caramelo.

A segunda cerveja da 2Cabeças é a Antes do Almoço, uma American Blond Ale produzida com maltes de trigo e cevada, aveia em flocos e destaque para a lupulagem com Colombus e dry hopping de Mosaic e El Dorado. Com uma coloração dourada translucida e creme branco de ótima formação e média alta retenção, a 2Cabeças Antes do Almoço apresenta um aroma levemente cítrico (laranja, abacaxi e limão) e herbal com percepção suave de casca de pão e feno. Na boca, leve cítrico no primeiro toque seguido de leve percepção herbal, refrescancia, efervescência, maltado (a sensação de casca de pão retorna) e um amargor bem leve que honra seus 18 IBUs. A textura é levemente picante (de lúpulo) e, dai para frente, segue-se um conjunto totalmente American, com perfil de lúpulo bastante definido, ainda que o amargor seja baixo. No final, secura e leve cítrico (limão). No retrogosto, refrescancia, herbal e cítrico. Gostei.

Seguindo com a ¿Que Passas?, uma Dunkelweizen que exibe uma coloração marrom escura translucida com creme bege claro de média formação e retenção. No nariz, o malte tostado reforça a proximidade do conjunto com a uva passa sugerida desde o nome da cerveja, com reforço no rótulo, além das notas tradicionais do estilo: ameixa, toffee e doçura de caramelo tostado. Na boca, doçura levemente tostada no primeiro toque seguido de mais tosta, toffee, doçura caramelada, ameixa e, claro, uva passa. Não há praticamente nada de amargor e a textura é leve. Dai pra frente surge um conjunto bastante adocicado, remetendo a tosta de caramelo e também a uva passa, principal carro chefe do conjunto desde nome e rótulo. No final, carameladinho, tostado e toffee, trio que se mantém no retrogosto com acréscimo de ameixa e uva passa.

A quarta 2Cabeças da sequencia é a Papo Cabeça, uma Strong Golden Ale com o lúpulo Hallertau Blanc adicionado no dry hopping. De coloração âmbar alaranjada com creme bege clarinho, quase branco, de boa formação e longa retenção, a 2Cabeças Papo Cabeça exibe um aroma com frutado cítrico puxado para maçã que se destaca em alguns segundos até ser encoberto pelo poder do caramelo, da levedura e do álcool, sutil, mas perceptível. Na boca, um caprichado replay do que o aroma adianta com maçã e frutas cítricas mais caramelo no primeiro toque, e caramelo seguindo imponente em frente, ainda que adocicado pelas frutas amarelas – amargor? Esqueça. O lance aqui são os 8.2% de álcool, belamente escondidos. A textura é suave e vai se tornando sedosa deixando perceber condimentação de levedura e leve picância. Dai pra frente, uma Strong Golden Ale tortinha e deliciosa, com uma pegada de vinho branco e aquele caramelo que a gente conhece. No final, mais frutado cítrico do que caramelo – e é uma delícia. No retrogosto, casca de laranja e de limão, maçã verde e condimentação leve. Delicia.

Fechando o quinteto com a 2Cabeças Ponta Cabeça, uma Russian Imperial Stout que recebe adição de extrato aromático de cumaru, popularmente conhecido como baunilha da Amazônia, nascida de uma colaboração com norte-americana Sixpoint Brewery em 2015, e que ganhou em 2017 esta segunda versão. De coloração marrom bastante escura, quase preta, com creme bege de boa formação e média alta retenção, a 2Cabeças Ponta Cabeça exiibe um aroma com forte sugestão de baunilha e, também, condimentação (canela e cravo) além das tradicionais remissões a café e chocolate. Há ainda percepção de coco e de álcool (10% suaves). Na boca, baunilha e coco, bem presentes, no primeiro toque, seguido de doçura achocolatada, leve percepção de torra e calor alcoólico. O amargor soa longe dos 50 IBUs antecipado no rótulo enquanto a textura é sedosa. Dai pra frente, um conjunto que surpreende com a sugestão de baunilha e coco, aquece as ideias e finaliza picante e alcoólico. No retrogosto, álcool, baunilha, coco e chocolate. Baita cerveja.

Balanço
Abrindo essa passeio pelas cervejas da 2Cabeças com a divertida Gol da Alemanha, um Imperial Pale Lager que, em alguns momentos, lembra um Malt Liquor levemente cítrica. Ainda assim, gostosa. E a piada é ótima! Mantendo o nível, a Antes do Almoço é uma American Blond Ale gostosinha! Deve ser um encanto ainda maior em dias quentes. A 2Cabeças Que Passas? também se encara na proximidade que a receita consegue de aproximar o conjunto ao sabor de uva passa, mas é uma cerveja bem basiquinha. Interessante e tal, mas básica. A 2Cabeças Papo Cabeça é Strong Golden Ale tortinha e deliciosa. Já a 2Cabeças Ponta Cabeça é uma RIS com cumaru que capricha na sugestão de baunilha e coco, e surpreende.

2Cabeças Gol da Alemanha
– Produto: Imperial Pale Lager
– Nacionalidade: Brasil
– Graduação alcoólica: 7.1%
– Nota: 3,17/5

2Cabeças Antes do Almoço
– Produto: American Blond Ale
– Nacionalidade: Brasil
– Graduação alcoólica: 4.5%
– Nota: 3,29/5

2Cabeças Que Passas?
– Produto: Dunkelweizen
– Nacionalidade: Brasil
– Graduação alcoólica: 5%
– Nota: 3,10/5

2Cabeças Papo Cabeça
– Produto: Strong Golden Ale
– Nacionalidade: Brasil
– Graduação alcoólica: 8.2%
– Nota: 3,62/5

2Cabeças Ponta Cabeça
– Produto: Russian Imperial Stout
– Nacionalidade: Brasil
– Graduação alcoólica: 10%
– Nota: 3,68/5

Leia também
– Top 1001 Cervejas, por Marcelo Costa (aqui)
– Leia sobre outras cervejas (aqui)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.