Faixa faixa: “A Soulful Tribute To Nirvana’s In Utero”

O selo e gravadora independente Mezcla Viva Records lança “A Soulful Tribute To Nirvana’s In Utero”, uma obra idealizada e arranjada pelo produtor Rodrigo Lemos (da Naked Girls and Aeroplanes e Lemoskine, ex-A Banda Mais Bonita da Cidade, Sabonetes e Poléxia) que revisita o icônico álbum da banda de Seattle que completa 25 anos em setembro de 2018. Para isso, Rodrigo Lemos reuniu um dream team de personagens do atual cenário musical nacional, batizando o coletivo como Heart-Shaped Tracks. A obra traz versões nada óbvias das músicas do Nirvana, passeando pelo jazz, funk, soul, R&B e trip hop.

Como descreveu Juliana Torres em 2013 no Scream & Yell, existem duas formas de enxergar “In Utero”: “Ele pode ser visto como obra de arte e uma grande conquista para a banda, ou um registro – caro e polêmico – de épocas sombrias para Kurt, Krist e Dave. O isolamento cada vez mais intenso de Cobain e seu vício em heroína causando mudanças cada vez mais profundas em sua personalidade fizeram do álbum um recorte perturbador da instabilidade da banda, que chegaria ao fim sete meses depois, com o suicídio do vocalista. A natureza genuína, o distanciamento da realidade e a ansiedade de Cobain talvez sejam os principais ingredientes que tornam esse álbum uma autobiografia da banda. ‘In Utero’ segue como o mais sincero registro da banda que mudou o punk e a música alternativa para sempre”.

Ao falar sobre o tributo, Rodrigo Lemos explica: “Infelizmente, o panorama das relações humanas não mudou tanto desde que o Kurt (Cobain) nos deixou. Sua ausência é, na verdade, pura onipresença quando percebemos a quantidade de desafetos familiares, abusos estruturais, dores não curadas, vícios, ansiedade, o culto à fofoca das celebridades… É como se 25 anos após o lançamento de ‘In Utero’, a vida fora dessa cápsula protetora ainda não tivesse encontrado melhor definição do que a exposta por ele”. O produtor ainda preparou um faixa a faixa especial sobre “A Soulful Tribute To Nirvana’s In Utero”, já disponível nos principais de streaming (ouça no Spotify), e no Youtube, abaixo. Leia e ouça. Alto.

FAIXA A FAIXA por Rodrigo Lemos

01. Serve the Servants feat. Raissa Fayet & Bananeira Brass Band
O mundo já está cheio de bons tributos de rock… E no âmbito da música digital é cada vez mais difícil reter ouvintes por um “full lenght”. Então, ter uma cantora como a Raissa abrindo o álbum foi fundamental para não deixar dúvidas de que se trataria de um remake da obra do Nirvana. Acho que ela passou lindamente essa vibe contemporânea, cool jazz, “ecos de Erykah Badu”, sem perder a energia da canção original.

02. Scentless Apprentice feat. Yuri Lemos & Igor Amatuzzi
É uma das faixas mais pesadas do “In Utero”. Creio que os fãs mais xiitas possam se ofender com a subversão aqui neste projeto. O remake conta com os vocais do Yuri Lemos – que também entrega seu groove para a banda Motriz. Dou destaque especial para a conversa dinâmica entre sax (Igor) e guitarra (Jan), que permeia a faixa toda.

03. Heart-Shaped Box feat. Lemoskine
Talvez tenha sido o ponto de partida deste projeto. Estava tocando piano quando me vieram esses acordes… Por um momento, pensei estar compondo uma música minha, mas, notando a semelhança da progressão, fui caindo no Nirvana e, de repente, estava decidido a fazer isso com as outras músicas também. Chamei a Bananeira Brass Band para adicionar balanço funk nesta e em outras versões.

04. Rape Me feat. Michele Mara
Impossível não arrepiar na presença da Michele; e ela tem esse poder de transferir o feeling para uma gravação. Acho que a versão suaviza, com irreverência, uma canção que deve ser a mais polêmica já escrita por Kurt Cobain. A base old school é uma singela homenagem a “12 bit blues”, do Kid Koala.

05. Frances Farmer Will Have Her Revenge On Seattle feat. Juliana Strassacapa (Francisco, El Hombre) & Bananeira Brass Band
Foi um achado esta participação da Ju Strassacapa. O Guigo Berger (que assina a mix do álbum e também faz o som ao vivo da francisco, el hombre) fez a ponte; eu a convidei e ela mesma escolheu a faixa e trouxe a interpretação. Essa faz parte do núcleo de “baladas soul” que aparecerão mais adiante no repertório.

06. Dumb feat. JAN & Machete Bomb
Aqui começa uma série de três faixas mais inclinadas aos beats, 808s e samples. Madu, da Machete Bomb, colocou efeitos malucos com seu cavaco “from hell” e Jan entrou com vocais processados mais à frente.

07. Very Ape feat. Natasha Durski (The Shorts)
A Natasha é muito poderosa com sua performance. Quem a encontra longe do mic não imagina a profundidade de sua voz arrepiante que deu vida à essa base de “Very Ape”. Aqui rola uma mistura de beats e percussão latina.

08. Milk It feat. Blubell & Dopler Beatz
Sem sombra de dúvidas, a faixa mais difícil de mexer. O João Taborda (aqui usando a alcunha Dopler Beatz) mandou a base do beat diretamente de seu “exílio” em Londres, e fiquei com a incumbência de encontrar o encaixe ideal para a voz. Edições aqui, cortes e colagens ali, grava synth, grava piano, joga fora, vira de ponta-cabeça… e eis que, meses depois, estávamos com uma versão trip-hop malvadão para a Blubell deitar e rolar. Adoro sua abordagem para essa letra.

09. Pennyroyal Tea feat. Tuyo & Bananeira Brass Band
Tive a sorte de cruzar o Tuyo no início do ano passado e produzir uma faixa para a banda. Lio e Lay colocam irmandade em tudo o que cantam. Aqui elas “sentaram e tomaram um Pennyroyal Tea”. Pra doer. Pra curar. Uma das minhas releituras favoritas; super spiritual.

10. Radio Friendly Unit Shifter feat. Naked Girls and Aeroplanes & Bananeira Brass Band
O que era um surf/garage rock virou um funk da pesada com os grooves da Bananeira e os vocais do Wonder Bettin e do Artur Roman, que integram junto comigo o Naked Girls and Aeroplanes. Gosto da maneira como essa faixa, apesar da alta energia, dialoga com a sonoridade das baladas soul.

11. Tourette’s feat. Isabela Caféfortesemaçúcar
Uma grande subversão… Interpretação super envolvente da estreante Isabela. Surpreendeu a todos os participantes. A faixa original, mega ruidosa, beirando o incompreensível, sempre foi uma das minhas favoritas do In Utero. Aqui os ecos são de jovens artistas do R&B internacional como Hiatus Kayote, Tom Misch e Lianne La Havas.

12. All Apologies feat. Letrux & Bananeira Brass Band
(Longo… Longo supiro)
Quando a Letícia Novaes disse “sim, mas tem que ser All Apologies”, eu caí de joelhos e fui correndo pedir ajuda para o Olaf (gênio criativo na Trombone de Frutas / fã mais absoluto de Nirvana de que tenho notícia), pra que essa base de piano elétrico estivesse bem sedimentada. Sempre quis trabalhar com ela, desde que tocamos juntos num festival, ainda em 2011. A sensação que fica é de que este final de álbum só poderia ser com ela e mais ninguém. Parece que o mundo esperou 25 anos para ouvir essa homenagem, desse jeitão assim. E, amem ou odeiem, valeu muito a pena passar por isso.

Ficha Técnica
Heart-Shaped Tracks musicians:
Artur Roman – vocais em 12
Audryn Souza – trompete, flugel em 01, 03, 04, 05, 09, 10 &12
Lauro Ribeiro – trombone em 01, 03, 05, 09, 10 & 12
Lucas Ramos – trompete em 01, 03, 05, 09, 10 & 12
JAN – guitarra em 02 & 11
Guigo Berger – bateria em 03
Igor Amatuzzi – saxofone em 02
João Marcelo – baixo acústico em 04
João Taborda – programação de beat em 08
Luís Bourscheidt – bateria em 05 & 09
Marc Olaf – órgão em 09, flauta em 11, fender rhodes em 12
Rodrigo Lemos – bateria em 01, 02, 10 & 11, órgão em 04, bass-synth e teclas em 08, guitarra em 10 & 12, baixo, piano, 808’s, percussão, samples, vocais e arranjo de metais.
Valderval de Oliveira Filho – bateria em 12

Composto por Kurt Cobain (exceto 02, por Krist Novoselic, Dave Grohl & Kurt Cobain)
Mixado por Guigo Berger na Rec n’ Roll
Masterizado por Rodrigo Deltoro na DaHouse Audio
Gravado por Guigo Berger, Rodrigo Deltoro, Rodrigo Lemos, Lucas Vasconcellos, Wonder Bettin e Willian França
Arte da capa por Pietro Domiciano
Produzido por Rodrigo Lemos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.