Download: Um disco por dia (Outubro)

Seleção e curadoria de Marcelo Costa

13/10 – “El Tratado de Los Lobos”, Ex Dealer (Fuego Amigo Discos)
Download: http://www.fuegoamigodiscos.com.ar/catalogoexdtrat.html
Formada em 2011 em San Juan, região de Mendoza, na Argentina, o quarteto Ex Dealer surge agora com seu quinto álbum (mais um lançamento do representativo selo indie Fuego Amigo) apostando nas faíscas rock and roll que surgem do choque do indie com o post rock, o pós punk e a melancolia.

12/10 – “Muntchako”, Muntchako (Yucca Frita)
Download: http://www.muntchako.com/
Nascido em Brasília, o trio Muntchako mergulhou na diversidade da cultura musical para dar forma ao seu som endiabrado. Agora, lança o seu disco de estreia, homônimo, que chega às plataformas digitais e em vinil com produção assinando por Curumin. “O pop entra como figuras de referência: um bumbo reto que remete à pista de dança, alguns timbres, o peso que a gente quer botar no PA”, explicou o trio em entrevista ao Scream & Yell.

11/10 – “Sudtopia – Volume 2”, Vários (Cooltivarte)
Download: http://cooltivarte.com/portal/sudtopia-volumen-ii/
Um importante e revelador trabalho de garimpo do uruguaio Alejandro Hoffmann, “Sudtopia” é uma coletânea gratuita que reúne 15 artistas subterrâneos latinos na busca “por um som sem fronteiras”. O Brasil é representado pela grande Do Amor, e há artistas de El Salvador, Argentina, Equador, Peru, Bolivia, Honduras, Guatemala e muito mais. A seleção para este segundo volume começou em março e, segundo Alejandro, “chegamos a um som não tão caótico, digamos mais amável, porém não menos real”. Ouça com atenção! E vá atrás do “Volume 1

10/10 – “Verso”, Trupe Chá de Boldo (Independente)
Download: http://www.trupechadeboldo.com/
Celebrando 10 anos de atividades, o quarto álbum da excelente Trupe Chá de Boldo revisita repertório alheio em canções de Alzira E, André Abujamra, arrudA, Gero Camilo, Iara Rennó, Juliano Gauche, Léo Cavalcanti, Marcelo Segreto, Negro Leo, Pélico, Peri Pane, Tatá Aeroplano e Tata Fernandes. “Reviramos as músicas do avesso até chegar ao verso”, eles dizem nesta entrevista.

09/10 – “Corte”, Corte (YB Music)
Download: http://www.alzirae.com.br
O projeto nasceu há 2 anos, vindo de um convite de Marcelo Dworecki a Alzira E. Juntaram-se a eles Fernando Thomaz (bateria), Cuca Ferreira (sax e flauta) e Daniel Gralha (trompete). São 10 canções inéditas, parcerias de Alzira com o poeta arrudA, o músico e compositor baiano Tiganá Santana, além de outras faixas de sua autoria. Renan Guerra escreveu sobre o disco para o Scream & Yell. Leia aqui.

08/10 – “As Lembranças São Histórias”, Vários (Selo Scream & Yell)
Download: http://screamyell.com.br/site/category/selo-scream-yell/
  Encerrando um ciclo de 30 anos dedicados à música e ao jornalismo, o músico Dary Jr. convidou amigos para reverem algumas canções de seu repertório, que passou por bandas como Lorena Foi Embora…, Terminal Guadalupe, Fábula Tirana, Rosablanca e Dario Julio & Os Franciscanos.

07/10 – “Volume 11”, Vários (Selo Dubstudio)
Download: http://screamyell.com.br/site/2017/02/02/download-baixe-a-coletanea-volume-11/
Em novembro de 2016, o Dubstudio, um estúdio de ensaio e gravação inaugurado em 2005 no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, lançou um vinil que inclui 11 bandas da cena rock contemporânea de Porto Alegre para comemorar 11 anos de atividade da casa pela qual já passaram, entre tantos, Julio Reny, Os Replicantes, Wander Windner, Bidê ou Balde, Ultramen, Walverdes, Space Rave, Bixo da Seda, De Falla e Tenente Cascavel (com remanescentes das bandas TNT e Cascaveletes). Cá está o álbum para download!

06/10 – “Faixa Seis”, Vários (Selo Scream & Yell)
Download: http://screamyell.com.br/site/category/selo-scream-yell/
Apaixonado por outtakes, o produtor Leonardo Vinhas saiu à caça de 16 pérolas perdidas do cenário independente nacional. Eis o resultado especialíssimo! Há desde Vivian Benford recriando uma bela canção de Ivan Lins num arranjo Portishead, uma bela faixa inédita de Beto Só, outra de Nevilton, Jennifer Souza regravando um clássico dos portugueses do Deolinda e Laya cantando Bob Marley! E muito mais!

05/10 – “Sem Palavras”, Vários (Selo Scream & Yell)
Download: http://screamyell.com.br/site/category/selo-scream-yell/
Coletânea lançada pelo Selo Scream & Yell em abril que reúne 12 canções instrumentais, sem palavras. Tem Camarones Orquestra Guitarrística tocando Ramones, Yangos reinventando Iron Maiden, Felix Robatto recriando The Surfaris e Muntchako gravando Roberto Carlos, entre muitos outros.

04/10 – “Meio Que Tudo Um”, Apanhador Só (Independente)
Download: http://www.apanhadorso.com/
Terceiro álbum dos gaúchos, ‘Meio Que Tudo é Um’ conta com participações especiais de Julia Ortiz e Lola Aguirre, do Perotá Chingó, de Luiz Gabriel Lopes, do Graveola além de Ian e Thiago Ramil. Quase todo gravado em uma casa antiga de madeira no Morro da Borússia, em Osório [RS], entre novembro de 2016 e abril de 2017. “Inegavelmente urbano, ‘Meio Que Tudo É Um’ esbanja criatividade“, cravou a resenha do A Escotilha

03/10 – “Beneath The Surface”, Oceania (Quente)
Download: https://oceaniamusica.bandcamp.com/
Rompendo um hiato pessoal de quase seis anos, “Beneath The Surface” é o primeiro disco do Oceania, power trio capitaneado por Gustavo Drummond, ex-Udora e Diesel. “No meu modo de ver, é uma continuidade de minha jornada musical como um todo”, contou Gustavo em entrevista ao Scream & Yell. Leia aqui

02/10 – “Unwritable”, Tika (YB Music)
Download: https://www.onerpm.com.br/disco/album&album_number=3489279189
Álbum de estreia da cantora Tika, que já havia lançando um EP e gravado participações em discos de Thiago França, Bruno Morais e Kika, “Unwritable” apresenta um universo feminino intenso, de desejos e sensações, sob arranjos modernos e brasileiros. Com 10 faixas de sua autoria, Tika assina parcerias com Kika, Otto, Rodrigo Campos, Alice Coutinho, Romulo Fróes e Clima.

01/10 – “Oya Tempo”, Luiza Lian (Selo Risco)
Download: https://lianluiza.bandcamp.com/
“Eu não decidi, aconteceu. Eu fui levada por essas músicas até que chegamos nesse projeto, aliás acho que como um todo eu decidi muito poucas coisas a respeito do “Oyá”, foi uma sucessão de experiências e encontros que formaram esse disco”, disse Luiza em entrevista ao Scream & Yell. Confira.

DOWNLOAD: UM DISCO POR DIA
– Setembro: Tibério Azul, Beto Cupertino, Graxa, The Cigarettes, M Takara, Negro Leo, Soledad e mais

One thought on “Download: Um disco por dia (Outubro)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *