Boteco: Mais três cervejas da Founders

por Marcelo Costa

Abrindo mais uma série de Founders com a ReDANKulous, cerveja número 13 da Backstage Series da turma do Michigan. Trata-se de uma Imperial Red IPA cuja receita une Caramalt e cevada tostada com os lúpulos Chinook, Mosaic e Simcoe alcançando 9.5% de graduação alcoólica e, segundo o rótulo, 90 IBUs. De coloração âmbar acastanhada com leves traços vermelhos e creme bege de excelente formação e longa retenção, a Founders ReDANKulous apresenta um aroma caprichado que une caramelo, cítrico (grapefruit) e herbal (pinho). Na boca, textura melada e picante. O primeiro toque oferece doçura caramelada com leve toffee na sequencia e, dai em diante, domínio completo e irrestrito da lupulagem, que dá uma pancada de amargor (90 IBUs exteeeeensos) com potencial para desnortear neófitos. O final é amargor e herbal (pinho). No retrogosto, pinho, grapefruit e mais amargor. Muito boa!

A segunda Founders é uma nova pancada, Devils Dancer, uma dançarina demoníaca de 12% de álcool e 118 IBUs, uma Triple IPA que resulta da junção de 10 lúpulos diferentes. De coloração âmbar avermelhada (mais do que na Imperial Red IPA anterior) com creme bege espesso de excelente formação e longa retenção, a Founders Devils Dancer exibe um aroma que remete à anterior, mas com ainda mais intensidade: muito cítrico (grapefruit e manga) e herbal (pinho e resina) sobre um base de caramelo com leve percepção de álcool. Na boca, doçura caramelada que no segundo seguinte começa a se transformar em cítrica (grapefruit), herbal (pinho) e resinona até o soco de amargor potentíssimo, que abre as portas para um conjunto extremo, com momentos de amargor, doçura e álcool. O final é amargamente longo com rastros de doçura alcoólica, sensação que segue até o retrogosto. Que pancada!

Terceira da sequencia Founders, a sazonal PC Pils lançada em 2016 é uma Pilsener produzida com malte Carapils e milho mais doses generosas de lúpulos norte-americanos Centennial, Chinook e Cascade. De coloração dourada com creme branco de ótima formação e média alta retenção, a Founders PC Pils apresenta um aroma delicadamente lupulado com notas cítricas, florais e herbais encantando o bebedor sobre uma base suave de malte. Na boca, a textura é levemente seca e metálica. No primeiro toque, a potência dos lúpulos se destaca sugerindo herbal (pinho) e cítrico praticamente juntos. O amargor subsequente (45 IBUs) é médio na pancada, mas longo na duração, invadindo o percurso e se juntando às notas cítricas e herbais que formam um conjunto coeso e saboroso. O final é seco e herbal. No retrogosto, mais herbal e refrescancia. Gostosa!

Balanço
Abrindo com pé direito com a Founders ReDANKulous, uma Imperial Red IPA do jeito que tem que ser: Imperial. Palmas. Já a Founders Devils Dancer é um exagero já em seu preço inicial no Brasil (custava R$ 75 e hoje, em algumas promoções, pode ser encontrada até por R$ 30), e se colocar o item “bolso” na balança, ela decepciona. Deixando esse fator de lado encontramos uma potente Imperial Red IPA que merece ser degustada, mas a um preço mais em conta. Da linha sazonal 2016, a PC Pils é uma Pilsener lupuladíssima e refrescante. Delicinha.

Founders ReDANKulous
– Produto: Imperial Red IPA
– Nacionalidade: Estados Unidos
– Graduação alcoólica: 9.5%
– Nota: 3,80/5

Founders Devil Dancer
– Produto: Triple India Pale Ale
– Nacionalidade: Estados Unidos
– Graduação alcoólica: 12.5%
– Nota: 3,83/5

Founders PC Pils
– Produto: Pilsener
– Nacionalidade: Estados Unidos
– Graduação alcoólica: 5.5%
– Nota: 3,23/5

Leia também
– Top 1001 Cervejas, por Marcelo Costa (aqui)
– Leia sobre outras cervejas (aqui)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *