5º Encontro Cerveja Artesanal São Paulo

texto por Marcelo Costa
fotos por Liliane Callegari

No último sábado (10/09), o Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca (que anos atrás protagonizou um dos primeiros grandes eventos de cerveja artesanal de São Paulo, o Beer Experience, em 2011) abraçou novamente a galera cervejeira, desta vez abrigando o 5º Encontro Cerveja Artesanal São Paulo, com 35 cervejarias artesanais abrindo suas torneiras para um público excelente.

Derivado de um grupo de Facebook formado em 2013 e chamado Cerveja Artesanal São Paulo, diariamente participam de discussões ou encontros menores ocorridos na sede/loja de cervejas artesanais localizada em Perdizes e que leva o nome do grupo, o Encontro esgotou o primeiro lote de ingressos e, no segundo lote, custava R$ 175 com direito a uma taça de vidro com a marca do evento e cerveja liberada entre 15h e 21h.

Dentre as cervejarias, a fila no estande da Dogma, a cervejaria mais amada do momento no país, era quilométrica (eles levaram as excelentes Hop Lover e Modern Dogma). Enquanto muita gente levou suas cervejas mais conhecidas, os gaúchos da Perro Libre apostaram numa linha experimental que esvaziou os barris rapidamente, numa bela iniciativa de apresentar ao público novas cervejas.

A meta pessoal de experimentar 10 cervejas foi batido com facilidade e acréscimo, no final da noite, de 50%. Passaram pela taça Three Lions Saison, Aplhabier IPA, Daoravida Labirintite Tripel, Cervejaria Nacional Series 10, Capitu Diadorim, a apimentada J. Beer Flame American Amber Ale, Dom Napoleão (uma curiosa double IPA com beterraba), a ótima Dádiva Bazooka, a Poção da Bruxa Pumpkin Ale, Cambuça e as excelentes Hop Lover e Modern Dogma, da Dogma, Bravo, da Backer, e Perro Libre 803 Black Rye IPA.

Se as cervejas são novas e muitas delas experimentais, a trilha sonora, ao contrário, é do século passado, com muito classic rock (“Have You Ever Seen The Rain?”, “Roadhouse Blues”, “Livin’ on a Prayer” e “Born To Be Wild”) apresentado em boas versões acústicas cantadas em coro pelo público presente. Se a garganta se livrou do mainstream, os ouvidos seguem reféns, mas antes música ao vivo acústica do que ouvir a mesma velha canção pela trilhonésima vez.

Com boas alternativas de comida (hot-dog, hambúrguer, pernil, lanches vegetarianos, tacos), palestras, um clima divertido contagiante e muitas boas cervejas, o 5º Encontro Cerveja Artesanal São Paulo cumpriu mais uma vez a função, com honras, de levantar a bandeira da cerveja artesanal ao reunir um excelente público num enorme boteco para cerca de 3 mil pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.