Da Bélgica, três cervejas da B.O.M.

por Marcelo Costa

De Bree, cidadezinha de 15 mil habitantes próxima de Eindhoven, na Bélgica, surge a cervejaria B.O.M. (Belgian Original Maltery) representada pela Triporteur From Heaven, uma Belgian Blond Ale produzida pela Brouwerij Anders (responsável pelas boas Halen e La Cress). Na taça, uma cerveja de coloração dourada com creme branco de boa formação e permanência exibe um aroma deliciosamente agradável, com notas frutadas (abacaxi, maçã e uva verdes) e florais além de trigo, feno e pão. Há leve percepção de acidez. Na boca, a textura é frisante / picante. O primeiro toque traz doçura caramelada quase imperceptível atropelada por acidez leve com cítrico suave seguido de doçura rápida e amargor de boa presença – com apoio da acidez. Dai pra frente, doçura maltada divide a atenção com o floral e o cítrico derivados da lupulagem. O final é suavemente doce. No retrogosto, doçura maltada, cítrico e leve pêssego. Gostei.

A Triporteur Full Moon 12 é uma Belgian Dark Strong Ale cuja receita une malte da B.O.M. com lúpulos East Kent Golding e Styrian Golding e White Candy Sugar belga, Dark Candy Sugar belga e açúcar mascavo. Depois, barril de madeira. O resultado é uma cerveja de coloração marrom escura e turva com creme bege de media alta formação e permanência. No nariz, a primeira percepção é álcool (são 10.2% de graduação alcoólica). Logo na sequencia, doçura caramelada, frutas escuras (nozes, ameixa e uva passa) e suave amadeirado. A textura é quase licorosa e picante. O primeiro toque traz forte doçura caramelada embebida em álcool, que afia as unhas e arrasta pela garganta do bebedor, que sente picância alcoólica no lugar do amargor, mais amadeirado distante e frutas escuras (nozes e ameixa em calda). O final traz frutado, doçura deliciosa e baixo álcool, que retorna no retrogosto aquecendo o corpo todo. Boa!

Fechando o trio com a demoníaca Triporteur From Hell, uma bela Belgian Dark Ale de 6.66% de álcool. De coloração marrom com creme bege escuro de ótima formação e longa permanência, a Triporteur From Hell exibe um aroma deliciosamente suave, com notas que sugerem doçura caramelada, chocolate, frutado (nozes, uva passa e ameixa) além de leve condimentação (canela). Na boca, a textura fica entre o cremoso e o suave, com leve picância alcoólica (que é extremamente discreto em todo o percurso). O primeiro toque referenda o que o nariz adianta oferecendo caramelo e chocolate, deliciosos. O amargor subsequente exibe mais presença de álcool do que de lúpulo, e o conjunto que surge mantém o foco em caramelo e chocolate, mas aprofunda as notas frutadas com capricho. O final traz caramelo, chocolate e, pela primeira vez, café. No retrogosto, leve adstringência mais chocolate, caramelo e café. Delicia.

Balanço
Abrindo a série com a Triporteur From Heaven, uma Belgian Blond Ale que fiquei feliz de ter adquirido quatro garrafas, pois permitirá degusta-la com algumas harmonizações, já que o conjunto, agradabilíssimo, pede acompanhamento. Sozinha na taça (com frutado, cítrico e doçura evoluindo conforme o líquido aquece) já é muito boa, mas suspeito que ela possa melhorar. A Triporteur Full Moon 12 é uma Belgian Dark Strong Ale que precisa, muito, ser bebida em sua temperatura ideal, entre 9 e 12 graus, momento em que os sabores se unem ao álcool e criam um conjunto caprichado (mais gelada que isso só aparece o álcool). Fechando o trio com um show de equilíbrio: a demoníaca Triporteur From Hell aconchega com carinho o bebedor oferecendo sabor e escondendo o álcool de forma exemplar. Curti.

Triporteur From Heaven
– Produto: Belgian Blonde Ale
– Nacionalidade: Brasil
– Graduação alcoólica: 6,2%
– Nota: 3,39/5

Triporteur Full Moon 12
– Produto: Belgian Dark Strong Ale
– Nacionalidade: Brasil
– Graduação alcoólica: 10,2%
– Nota: 3,39/5

Triporteur From Hell
– Produto: Belgian Dark Ale
– Nacionalidade: Brasil
– Graduação alcoólica: 6,66%
– Nota: 3,40/5

Leia também
– Top 1001 Cervejas, por Marcelo Costa (aqui)
– Leia sobre outras cervejas (aqui)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.