Três cervejas especiais da Bier Hoff

por Marcelo Costa

Tradicional cervejaria paranaense nascida em 2002 em Curitiba, a Bier Hoff no início só atendia seus próprios restaurantes, mas a partir de 2011 começou a produzir para todo o país. Essa Apache é uma American Pale Ale que, segundo a casa, recebe sete variedades de lúpulos na receita. De coloração dourada com creme branco de ótima formação e média permanência, a Bier Hoff Apache mostra a força dos lúpulos no aroma, que juntas intensas notas cítricas (casca de limão, abacaxi, maracujá) com herbal marcante (pinho e leve toque de ervas). É possível ainda perceber leve doçura maltada. Na boca, a textura é picante. O primeiro toque traz rápida doçura maltada atropelada no segundo seguinte por notas cítricas e herbais. O amargor, por sua vez, não é tão agressivo, mas é profundo, acompanhando a sugestão de limão, pinho e maracujá até o final, levemente amargo. No retrogosto, limão, caramelo e pinho. Delícia.

Medalha de Ouro no Festival Brasileiro da Cerveja de Blumenau em 2015, a Bier Hoff Cocada Preta é uma Porter que recebe adição de cacau e coco queimado. De coloração marrom escura com creme bege escuro de boa formação e media alta permanência, a Bier Hoff Cocada Preta apresenta um aroma com notas derivadas de malte tostado (caramelo, baunilha, chocolate amargo e leve presença de café) à frente e uma bastante sutil presença de coco – é preciso ir atrás e procurar. Na boca, textura sedosa, levemente picante e metálica. O primeiro toque traz sugestões de doçura maltada (caramelo e baunilha) seguido de leve doçura metálica (toffee e chocolate amargo) e presença de coco queimado (sutil, mas perceptível). O amargor é médio e, dai pra frente, um conjunto personal, que não escancara os itens adicionados, inserindo-os com delicadeza no conjunto. O final traz amargor achocolatado (!). No retrogosto, chocolate. Curti.

Lançada em setembro de 2015, a Preto Véio é uma Russian Imperial Stout colaborativa entre a Bier Hoff e a Karavelle que passa por três meses de maturação com lascas de cedro rosa antes embebidos em cachaça mineira e alcança 11,7% de graduação alcoólica. De coloração marrom escura intensa, quase negra, com creme marrom escuro de baixa formação e rápida dispersão, a Preto Véio exibe muita presença de madeira sobrepondo-se, inclusive, as notas tradicionais derivadas da torra do malte (chocolate e, principalmente, café, que aparecem na retaguarda). O álcool é perceptível, mas de maneira delicada. Na boca, a textura é aveludada (e, claro, picante de álcool). O primeiro toque traz, assim como o aroma, amadeirado acompanhado de doçura achocolatada e torra de café, tudo isso embebido em álcool sutil. O amargor é baixo e alcoólico. Dai pra frente, uma cerveja impressionantemente suave, com madeira, chocolate, cachaça e café em perfeita sintonia. O final é sutilmente alcoolico, amadeirado e achocolatado, sugestões que retornam no retrogosto, brilhante.

Balanço
Começando com o pé direito com a APA dos curitibanos, a Apache, uma cerveja refrescante e bastante agradável, com cítrico e herbal bastante presentes além de amargor assertivo, mas não exagerado. A Bier Hoff Cocada Preta dividiu minha opinião: no começo achei-a confusa, com aroma discreto. O paladar, por sua vez, me conquistou. Fico com o segundo 🙂 Fechando o trio, a excelente Russian Imperial Stout da casa, uma colaborativa com a Karavelle que leva o nome de Preto Véio e exibe 11.7% de álcool belamente inseridos num conjunto com madeira e pouco café (chocolate mais presente, mas ainda assim sutil). Bela RIS.

Bier Hoff Apache
– Produto: American Pale Ale
– Nacionalidade: Brasil
– Graduação alcoólica: 5,2%
– Nota: 3,33/5

Bier Hoff Cocada Preta
– Produto: Porter
– Nacionalidade: Brasil
– Graduação alcoólica: 5,9%
– Nota: 3,35/5

Bier Hoff Preto Véio
– Produto: Russian Imperial Stout
– Nacionalidade: Brasil
– Graduação alcoólica: 11,7%
– Nota: 3,72/5

Leia também
– Top 1001 Cervejas, por Marcelo Costa (aqui)
– Leia sobre outras cervejas (aqui)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.