As raridades da Legião Urbana

por Marcelo Costa

Desde junho do ano passado, a indústria da música oficializou a sexta-feira como a data oficial de lançamento de discos (por isso que quando o Wilco vazou “Star Wars”, seu último álbum, em seu site oficial na noite de quinta-feira, fãs enlouquecidos não o encontraram nos serviços de streaming naquele dia – ele só foi aparecer na manhã seguinte), e sexta passada recebeu um número interessante de grandes lançamentos nacionais.

De Autoramas, que registra oficialmente sua versão quarteto em “O Futuro dos Autoramas”, passando pelo Baleia, que retorna com o aguardado segundo álbum, “Atlas”, pelos ítalo gaúchos da Selton, que lançaram na sexta o sucessor de “Saudade”, o deliciosamente grudento “Loreto Paradiso”, até Céu, que quebra um silêncio de quatro anos sem gravações de estúdio com “Tropix”, muita coisa boa chegou às lojas (online e físicas).

Frente a tanta novidade, um destaque especial vai para “Legião Urbana I – 30 Anos”, a aguardada versão remasterizada do álbum de estreia da Legião, lançado oficialmente no dia 02 de janeiro de 1985. Em um expediente largamente utilizado pela indústria norte-americana e europeia, e ainda raro no Brasil, “Legião Urbana I – 30 Anos” vasculha o baú da banda de Brasília e retorna com 18 faixas bônus que tornam o relançamento imprescindível.

O primeiro CD, que não fez um sucesso avassalador na época, mas serviu para apresentar a banda, traz o álbum na integra, com os sucessos “Será”, “Ainda é Cedo” (sucesso também na voz de Marina Lima), “Geração Coca-Cola”, “Soldados” e “Por Enquanto” (tornada hino por Cássia Eller), além das poderosas (e visionárias) “Petróleo do Futuro”, “A Dança”, “Baader Meinhof Blues”, “Perdidos no Espaço”, “O Reggae” e “Teorema” (regravada pelo Ira!).

No segundo CD deste relançamento estão as pepitas de ouro. “No final de 1983, Renato Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá foram convidados para gravarem uma demo na EMI-Odeon de três músicas: “Ainda é cedo”, “Geração Coca-Cola e “A Dança”, essa última com a participação do amigo Herbert Vianna. Não deu certo e a banda voltou para Brasília”. Essas três gravações nunca foram usadas e abrem agora o CD bônus soando mais cruas e ainda melhor que as versões que foram parar no disco oficial.

Na sequencia, o divertido registro de “Química”, canção então inédita oficialmente em registros do Legião, mas já gravada pelos Paralamas em seu álbum de estreia. Gravada ao vivo para o programa Clip Clip (numa versão diferente da que circulou como faixa bônus da versão cassete do álbum “Legião Urbana 2”), o registro de “Química” começa com Renato Russo quais câmeras poderiam filma-lo, e de que ângulo. Na sequencia, a banda detona uma versão poderosa da canção.

Outtakes levemente diferentes de ”Será” “Perdidos no Espaço”, “O Reggae” e “Por Enquanto” iluminam o disquinho, que ainda traz três demos sujonas gravadas em Brasília (“Petróleo do Futuro”, “Ainda é Cedo” e “Teorema”), chamadas de rádio e dois emocionais trechos de Renato Russo contando pequenas histórias, falando sobre o embrião da Legião (“Renato Russo Apresenta”) e a correria após o primeiro disco (“Profecia de Renato Russo”). Completam o disco bônus um remix de Mario Caldato para “A Dança” e Liminha para “O Reggae”.

Fãs cobram a ausência de demos dessa primeira fase que não constam do relançamento, como “1977” (embrião de “Tempo Perdido”, um dos grandes sucessos do disco seguinte – e que pode surgir num possível relançamento no mesmo formato do álbum) e “Desemprego”, conhecida de uma versão ao vivo de um show em Santos, em 1983, mas, do jeito que está, “Legião Urbana I – 30 Anos” merece palmas e já é um item obrigatório para todo fã de rock nacional.

CD 1)
1 Será
2 A Dança
3 Petróleo do Futuro
4 Ainda é cedo
5 Perdidos no Espaço
6 Geração Coca-Cola
7 O Reggae
8 Baader-Meinhof Blues
9 Soldados
10 Teorema
11 Por Enquanto

CD 2)
1 Geração Coca-Cola (demo 1983)
2 Ainda é cedo (demo 1983)
3 A Dança (demo 1983) – part Herbert Vianna
4 Química (Clip Pirata)
5 Perdidos no Espaço (Outtake)
6 O Reggae (Outtake)
7 Renato Apresenta
8 Ainda é cedo (take 9)
9 Será (Outtake)
10 Chamadas de rádio
11 Petróleo do Futuro
12 Ainda é cedo (demo BSB)
13 Teorema (demo BSB)
14 Aduuuuuuhhh!! (ao vivo)
15 Profecia de Renato
16 Por Enquanto (Outtake)
17 A Dança (remix Mario Caldato) part Herbert Vianna
18 O Reggae (remix Liminha)

MAIS SOBRE MÚSICA, ENTREVISTAS E REVIEWS NO SCREAM & YELL

4 thoughts on “As raridades da Legião Urbana

  1. Amigo Marcelo, eu e Raphael Bittencourt achamos perfeita a sua avaliação do disco.

    E estamos aqui esperando nosso disco chegar com ansiedade.

    Mas e o disco do Autoramas? É bom?

    Aguardamos essa resenha também.
    Abraço,
    Alberto Aquino de Carvalho Bittencourt

  2. Sensacional ! Nota 10 para esse relançamento da legião Urbana! Fácil notar que as reedições em CD, da lata de 1995 deles, soam muito limpados no áudio. Esse em comemoração aos 30 anos, demonstra melhor a energia e, entusiasmo da banda pelo primeiro trabalho em disco! Tomara que façam o mesmo com os demais álbuns da eterna Legião de brasilienses!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *