Boteco: Três cervejas Ouropretana

por Marcelo Costa

Nascida em 2011 em Ouro Preto, MG, a cervejaria Ouropretana marca presença aqui com sua (American) Pale Ale, uma cerveja de coloração âmbar acastanhada com creme bege claro de boa formação e média retenção. No nariz, a primeira grata surpresa com uma paleta aromática que consegue equilibrar muito bem a doçura caramelada do malte com sugestões herbais e cítricas derivadas da lupulagem. Há ainda leve percepção de tostado. Na boca, textura picante suave. O primeiro toque traz rápida doçura caramelada atropelada por notas cítricas e herbais seguidas de amargor mediano bastante eficiente, que abre as portas para um conjunto que mantém as características principais adiantadas pelo aroma, com um leve privilegio de lúpulo sobre malte. O resultado é uma cerveja altamente refrescante e levemente amarga, com final meio maltado, meio herbal, e retrogosto levemente adstringente e amargo. Uma delícia.

A Ouropretana Amburana Brown Porter é uma Porter que passa por um processo especial: a maturação é feita nos tanques tradicionais, mas a casa reserva uma parte do lote para maturar em barris de Amburana, e depois de 10 dias junta a versão amadeirada com a tradicional, o que resulta em uma cerveja de coloração marrom bastante escura com creme bege claro de boa formação e baixa retenção. No nariz, percepção nítida de madeira Amburana dominando o perfil aromático com excelência enquanto o malte distribui notas frutadas (ameixa) e torradas (café suave) na base. A textura é cremosa, picante e levemente ácida. O primeiro toque traz doçura frutada (ameixa) seguida de acidez e torrado (café). O amargor é baixo e abre as portas para um conjunto bastante interessante, com café, ameixa e madeira em perfeita sintonia. O final é amadeirado. No retrogosto, ameixa, café e… Amburana. Muito boa.

Fechando o trio surpreendente da Cervejaria Ouropretana com a Ginger IPA da casa, uma American India Pale Ale com gengibre. De coloração alaranjada com creme bege clarinho de ótima formação e média alta permanência, a Ouropretana Ginger IPA repete aqui o equilíbrio que conseguiu na Amburana Brown Porter, ou seja, colocando as notas derivadas do gengibre em pé de igualdade com as da lupulagem. Há, então, presença óbvia de gengibre brilhando ao lado de herbal, floral e cítrico – até a levedura se mostra presente oferecendo picância. Na boca, a textura é picante. O primeiro toque traz gengibre, grapefruit e doçura, tudo junto e misturado. O amargor é médio e eficiente abrindo caminho para um conjunto que replica o aroma combinando o gengibre com notas cítricas (grapefruit), herbais e levedura (alguns vão até achar Brett aqui – risos). O final é herbal. No retrogosto, gengibre, grapefruit e picancia. Ótima!

Balanço
Ainda não tinha ouvido falar dela, mas comprei as cegas numa loja online no Black Friday, e me dei bem: a Ouropretana Pale Ale é uma baita APA, que consegue colocar o lúpulo (herbal e cítrico) à frente da doçura do malte sem perder o equilíbrio. Uma delícia. A Ouropretana Amburana Brown Porter não só mantém as qualidades da anterior como em alguns pontos avança em qualidade num conjunto pensado para valorizar a madeira, no que funciona de forma exemplar. A Ouropretana Ginger IPA mantém o padrão lá em cima pois segue a risca o acerto da Amburana Brown Porter, pois consegue equilibrar o item extra (no caso, gengibre) com as qualidades de uma boa American IPA, resultando em uma cerveja saborosa e interessante.

Ouropretana Pale Ale
– Produto: American Pale Ale
– Nacionalidade: Brasil
– Graduação alcoólica: 4,6%
– Nota: 3,41/5

Ouropretana Amburana Brown Porter
– Produto: Porter
– Nacionalidade: Brasil
– Graduação alcoólica: 4,8%
– Nota: 3,46/5

Ouropretana Ginger IPA
– Produto: American IPA
– Nacionalidade: Brasil
– Graduação alcoólica: 6,2%
– Nota: 3,46/5

Leia também
– Top 1001 Cervejas, por Marcelo Costa (aqui)
– Leia sobre outras cervejas (aqui)
– Sobre todas as cervejas da Ouropretana (aqui)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.