Boteco: Três cervejas da Hornbeer

por Marcelo Costa

Minha segunda cerveja do casal dinamarquês Rasmussen (a primeira, Caribbean Rumstout, foi espetacular) é uma Sour Ale com adição de framboesa: Hornbeer Framboise. De coloração vermelha com leves traços âmbar e creme avermelhado de baixa formação e rápida dispersão, a Hornbeer Framboise apresenta um aroma que destaca as notas frutadas derivadas da adição de framboesa e também a acidez tradicional do estilo, adiantando também azedume. Na boca, a textura é altamente frisante. No primeiro toque, doçura frutada (framboesa, morango) logo atropelada com intensidade por acidez, azedume e salgado, que surgem juntos e marcantes. O amargor é baixo e abre o caminho para um conjunto que lembra o de uma Fruit Lambic belga, com presença marcante do sabor da fruta combinado ao arisco da acidez, azedume e salgado. O final é seco e frutado. No retrogosto, suave acidez, salgado, framboesa e secura. Boa!

A Hornbeer Okologisk Summer é a belgian Witbier dos dinamarqueses, uma cerveja de trigo que recebe adição de Hyldeblomst, uma flor de sabugueiro bastante popular na Escandinávia. De coloração ambar alaranjada com creme de média formação e rápida dispersão, a Hornbeer Okologisk Summer apresenta um aroma que valoriza tanto herbal quanto o floral, destacando ainda a doçura do malte e a sugestão de trigo tradicional do estilo além de um leve frutado que remete a banana. Na boca, a textura é suave com leve picância de levedura. O primeiro toque traz doçura maltada seguida de herbal e frutado. O amargor é baixíssimo, mas cumpre a função abrindo as portas para um conjunto refrescante, ainda que meio pálido: herbal, doçura, frutado, um pouco de condimentação e floral. O final é seco e levemente herbal enquanto o retrogosto reforça a ideia de chá/suco gelado com leve pitada de condimentos. Apenas ok.

No bonito rótulo da elogiada Hornbeer Imperial IPA, desenhado pela artista plástica Gunhild, esposa do mestre cervejeiro Jørgen, um lobo mau assusta três porquinhos. No site oficial, uma sugestão de harmonização: “Na nossa opinião, uma Imperial IPA combina com pão de centeio torrado e uma camada grossa de queijo gorgonzola”. Na taça, uma cerveja de coloração ambar alaranjada com creme branco de boa formação e média alta permanencia apresenta um aroma apaixonante em notas cítricas (maracujá) e herbais (grama), doçura de caramelo e suave traço de resina, sem exageros. Na boca, a textura é levemente picante. O primeiro toque traz doçura de caramelo atropelada por amargor cítrico e herbal, caprichado, mas mais baixo do que a casa anuncia (60 dos 88 de IBUs previstos). Dai em diante, um espetáculo: doçura de malte, frutado cítrico (laranja, acerola, pessego), herbal (grama) e resina suave. O final é doce, cítrico e amargo. No retrogosto, cítrico, herbal, amargor suave e leve resina. Uma experiência.

Balanço
Abrindo uma sequencia de três cervejas da elogiada artesanal dinamarquesa Hornbeer com a Sour Ale Framboise da casa, uma delícia ácida, azeda, salgada e frutada, bela homenagem ao modo belga de produzir fruit lambics. Na sequencia, a Okologisk Summer decepcionou um pouco, ainda que a flor de sabugueiro conceda certa personalidade ao conjunto, mas é pouco para uma Belgian Witbier: agradável e só. A Hornbeer Imperial IPA é um… espetáculo. Simples assim. Ainda que não os lúpulos não estejam tão frescos, há uma nítida percepção de sua presença em notas cítricas, herbais e resinosas, a última com muita suavidade, sem exagero.

Hornbeer Framboise
– Produto: Sour Ale
– Nacionalidade: Dinamarca
– Graduação alcoólica: 5,5%
– Nota: 3,27/5

Hornbeer Okologisk Summer
– Produto: Belgian Witbier
– Nacionalidade: Dinamarca
– Graduação alcoólica: 4,8%
– Nota: 3,01/5

Hornbeer Imperial IPA
– Produto: Imperial IPA
– Nacionalidade: Dinamarca
– Graduação alcoólica: 8,2%
– Nota: 3,99/5

Leia também
– Top 1001 Cervejas, por Marcelo Costa (aqui)
– Leia sobre outras cervejas (aqui)
– Sobre todas as cervejas da Hornbeer (aqui)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.