Boteco: As cervejas da Buxton Brewery

por Marcelo Costa

De Buxton, pequena cidade do condado de Derbyshire (próxima de Sheffield e Manchester), uma cervejaria novata, que abriu as portas em 2008, vem dando o que falar: Buxton Brewery. No site oficial eles avisam: “Nós fabricamos cervejas com personalidade usando lúpulos do mundo todo e os melhores maltes que podemos ter em mãos”. No cardápio da casa, mais de 100 cervejas em 7 anos, várias delas colaborativas com cervejeiros da To Øl, Kernel, Lervig e Evil Twin, entre outras. Não à toa, a cerveja mais cotada da Buxton no Ratebeer é uma parceria com a sueca Omnipollo, Yellow Belly Sundae Imperial Stout. Abaixo temos cinco cervejas das oito dos britânicos que estão disponíveis no Brasil: Buxton Far Skyline, Buxton Axe Edge, Buxton Nth Cloud, Buxton Imperial Black e Buxton Stronge Extra Stout . Boas surpresas.

Abrindo o passeio pelo cardápio dessa ousada nova cervejaria britânica com uma dry-hopped Berliner Weisse (uau!), Buxton Far Skyline, uma cerveja de coloração amarela quase dourada, com leve turbidez e creme branco de baixa formação e rápida dispersão. No nariz, uma oferta inimaginável de frutado cítrico puxado para maracujá (remetendo ao refresco Tang), algo tão intenso que fica difícil acreditar que eles não acrescentam a polpa da fruta no conjunto (como a Evil Twin Brasil), conseguindo o aroma maravilhoso apenas através da lupulagem. Na boca, a textura é altamente frisante. O primeiro toque traz salgado seguido de cítrico e amargor. Dai em diante, equilíbrio entre uma deliciosa pegada cítrica, acidez elevada e salgado marcante. No final, acidez e salgado, suaves. No retrogosto, leve adstringência, salgado e maracujá. Uau.

A Buxton Axe Edge é um American India Pale Ale cuja receita aposta na força dos lúpulos Citra, Amarillo e Nelson Sauvin. De coloração ambar alaranjada com creme levemente alaranjado de boa formação e média alta permanência, a Buxton Axe Edge apresenta um aroma intenso de lupulagem, ainda que não seja lúpulo fresco (essa Axe Edge foi engarrafada em dezembro de 2014, ou seja, está com 11 meses). Há percepção de frutado cítrico (maracujá), herbal (grama) e forte resina além de suave doçura de caramelo na base. Na boca, a textura é cremosa e suavemente picante. O primeiro toque traz doçura e herbal praticamente juntos seguidos de um potente amargor, marcante e longo, juntando-se ao herbal, cítrico e resinoso que foram o paladar desta boa cerveja. O final é caramelado e amargo. No retrogosto, mais caramelo, um pouco de laranja, amargor suave e resina.

Elevando a potência, a Buxton Nth Cloud é um Imperial India Pale Ale com fartura dos lúpulos norte-americanos Simcoe e Mosaic e 8.2% de graduação alcoólica. De coloração âmbar turva alaranjada com creme levemente alaranjado de boa formação e alta permanência, a Buxton Nth Cloud apresenta um aroma ainda mais intenso do que o da Axe Edge reforçando a pegada de frutas cítricas (abacaxi, manga e laranja), um traço herbal, doçura caramelada e sugestão de resina, ainda que sofra do mesmo “problema” da Axe: foi engarrafada em dezembro de 2014, ou seja, está com 11 meses. Na boca, textura é picante e levemente acética. O primeiro toque traz rápida doçura caramelada seguida, quase no mesmo segundo, por intenso frutado cítrico e por um amargor assertivo e profundo. Dai em diante, uma cerveja para se beber com calma e apreciar as nuances cítricas, herbais e resinosas que se sobrepõe ao álcool. O final é frutado. No retrogosto, amargor potente, frutado cítrico, terroso e resina.

Depois de uma IPA e de uma Imperial IPA nada como uma Black IPA para unir malte torrado com um caminhão de lúpulos, o que resulta na Buxton Imperial Black, com 7.5% de graduação alcoólica e 89 de IBU. Que coloração preta com leves traços marrons e creme bege escuro de boa formação e permanência, a Buxton Imperial Black apresenta um aroma agradável com cítrico em primeiro plano (abacaxi, melão e manga) seguido de herbal (pinho) e notas clássicas de torra e malte escuro (café, alcaçuz, chocolate) na base. Na boca, a levemente picante. O primeiro toque traz suave cítrico que vai se intensificando até a pancada de amargor bater no freguês (não 89, mas uns respeitáveis 60) honrando uma Black IPA com mais IPA que Black. O final junta cítrico com doçura. No retrogosto, suave adstringência, cítrico e café. Baita.

Mantendo a pegada de malte escuro com lúpulo cítrico, a Buxton Stronge Extra Stout é outra bela surpresa dos ingleses, que segue a linha da Imperial Black IPA, mas capricha um tiquinho mais no malte torrado e segura um pouco a mão na dose de lúpulo norte-americano (Motueka e Pacific Jade), alcançando uma patamar de qualidade semelhante… num estilo diferente. Se lá era Black IPA aqui é uma bela Stout de coloração preta intensa (lembrando uma RIS!) e creme bege escuro de ótima formação e longa permanência. No nariz, muito café, chocolate amargo, alcaçuz e baunilha, mais leve defumado e suave percepção de frutas cítricas. Na boca, textura sedosa e levemente picante. O primeiro toque confirma o predomínio de torra com chocolate amargo e café seguidos de amargor potente (50 IBUs assertivos) e longo, infiltrando-se num conjunto delicioso que permite café, chocolate amargo e alcaçuz, e também cítrico. O final junta café é surpreendente cítrico. O retrogosto reforça essas duas sensações. Que delicia!

Balanço
Num teste às cegas é impossível dizer que a Buxton Far Skyline é uma cerveja britânica, o que é uma surpresa agradável, pois essa turma de Buxton conseguiu não só fugir das amarras de sua própria história, mas também criar uma grande cerveja: essa Far Skyline não deve nada a nenhuma outra Berliner Weisse do mundo. Um baita acerto. A Buxton Axe Edge é uma IPA de matiz norte-americana que também surpreende, ainda que se recomende bebe-la fresca. A Buxton Nth Cloud, como é de se esperar, é ainda mais impactante que a Axe Edge, mas também sofre por não estar tão fresca. Ainda assim oferece um conjunto bastante agradável. Já a Buxton Imperial Black chegou na medida, com um bom equilíbrio entre lúpulos e malte torrado conseguindo valorizar o cítrico e deixando o café na base. Gostei muito, e gostei mais ainda da Buxton Stronge Extra Stout, outra Black IPA inglesa, só que dessa vez valorizando os maltes, que dominam o conjunto, mas deixam um espacinho para o lúpulo brilhar. Bela cerveja.

Buxton Far Skyline
– Produto: Berliner Weisse
– Nacionalidade: Inglaterra
– Graduação alcoólica: 4,9%
– Nota: 3,53/5

Buxton Axe Edge
– Produto: India Pale Ale
– Nacionalidade: Inglaterra
– Graduação alcoólica: 6,8%
– Nota: 3,41/5

Buxton Nth Cloud
– Produto: Imperial IPA
– Nacionalidade: Inglaterra
– Graduação alcoólica: 8,2%
– Nota: 3,43/5

Buxton Imperial Black
– Produto: Black IPA
– Nacionalidade: Inglaterra
– Graduação alcoólica: 7,5%
– Nota: 3,63/5

Buxton Stronge Extra Stout
– Produto: Stout
– Nacionalidade: Inglaterra
– Graduação alcoólica: 7,4%
– Nota: 3,73/5

Leia também
– Top 1001 Cervejas, por Marcelo Costa (aqui)
– Leia sobre outras cervejas (aqui)
– Sobre todas as cervejas da Buxton (aqui)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.