Cinema: La Isla Minima

por Marcelo Costa

Espanha, 1980. Dois investigadores de Madri são enviados para uma pequena península da Andaluzia, um território inóspito que parece ter sua própria lei, seus próprios lideres e seus próprios segredos. Eles estão na ilha para averiguar o sumiço de duas jovens irmãs, que desapareceram misteriosamente após pegar carona numa estrada no meio da noite, e “partiram” sem avisar ninguém nem deixar bilhetes de despedida ou algo do tipo.

Esse é o resumo mais simplista de “La Isla Minima”, filme espanhol de 2014 que fez a rapa nos Prêmios Goya deste ano, levando pra casa nada menos que 10 estatuetas (entre elas as concorridas Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e Melhor Ator). Com o (exageradamente auto-explicativo) titulo nacional de “Pecados antigos, Longas Sombras”, o filme chega aos cinemas do país nesta semana confrontando duas Espanhas.

Os investigadores são Pedro (Raúl Arévalo) e Juan (Javier Gutiérrez), que formam o arquétipo típico de dupla policial, mas a leitura aqui vai além de um ser o bonzinho e do outro fazer o serviço sujo. Pedro representa a nova Espanha, nascida após as eleições democráticas de 1977. Juan simboliza a antiga Espanha fascista de Francisco Franco, ditador que comandou o país com bala, sangue e mortes por quase 40 anos, saindo de cena em 1975.

Desta forma, “La Isla Minima” conta duas histórias: a resolução de um caso misterioso e a dura convivência entre passado e presente. A investigação irá fazer com que muitos comparem “La Isla Minima” com a primeira temporada de “True Detective”, série de sucesso assinada por Nic Pizzolatto, e antes que alguém se aventure a insinuar algo (é impossível não conectar as duas obras), “La Isla Minima” terminou de ser filmada antes de “True Detective” estrear.

De uma maneira positiva, o fã de “True Detective” pode imaginar que “La Isla Minima” é tudo o que a segunda temporada da série não foi, e um pouco mais. O desaparecimento das irmãs é a ponta do iceberg em uma história de aliciamento, abuso sexual e desespero: todas as jovens querem fugir da ilha, mas seus sonhos frágeis são destruídos por sua própria inocência, um ato de entrega que se correlaciona com as pessoas que tentaram fugir de Francisco Franco.

“La Isla Minima” flutua entre dois vértices de forma admirável: de um lado, na epiderme, cria um suspense tradicional que revela uma sociedade podre, repleta de aproveitadores e pessoas dispostas a tudo por dinheiro e poder; do outro, um pouco mais profundo, sugere voltar ao amago de um sentimento doloroso, que necessita de enfrentamento, e, talvez, de perdão – embora seja possível encaixar a Banalidade do Mal, de Hannah Arendt, na história.

Com pleno domínio sobre esses dois núcleos, o diretor Alberto Rodriguez (que assina o ótimo roteiro ao lado de Rafael Cobos) fez um pequeno grande filme – de fotografia cuidadosa (com belas cenas aéreas recriadas através da digitalização de fotografias feitas por Hector Garrido na região da Andaluzia – que recomenda uma sessão em sala de cinema) e olhar delicado sobre a história recente da Espanha – que entrega muito mais do que aparenta.

– Marcelo Costa (@screamyell) é editor do Scream & Yell e assina a Calmantes com Champagne.

MAIS SOBRE CINEMA E FILMES

One thought on “Cinema: La Isla Minima

  1. Excelente filme, de verdade! Atuações impecáveis, roteiro certeiro e fotografia matadora.
    Agora, “alto explicativo”!?! Não seria “autoexplicativo”?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.