Boteco: Três novas cervejas da Coruja

por Marcelo Costa

Minha décima Coruja, a Otus Hop propõe ser uma mistura de “American Pale Ale com Pilsner Tcheca”, mas o “Hop” parece ter ficado de fora e, com ele, o lado USA da receita, que junta os maltes Pilsen, Vienna e Carahell com os lúpulos Columbus, Willamette e Saaz. De coloração dourada bonita e creme branco de excelente formação e média alta permanência, a Coruja Otus Hop apresenta um aroma que remete a versão normal da Otus, com destaque caprichado para notas maltadas que remetem a trigo, biscoito e pão. Na boca, a textura é cremosa com leve picância (acidez). O primeiro toque traz rápida doçura maltada seguida de leve acidez e amargor suave (o rótulo avisa 35 de IBU, mas soa menos). Dai pra frente, um perfil agradável e levemente amargo, mas não a ponto de esconder a doçura do malte e um leve toque herbal. O final é amarguinho e seco. No retrogosto, biscoito, doçura e cítrico. Boa, mas fora da proposta.

Assim como a Otus Hop, também da linha nova da Coruja, a Strix India Pale Lager é a resposta da casa para quem pedia uma India Pale Ale no cardápio. Na receita, maltes Pilsen, Vienna e Carahell e lúpulos Galena, Perle e Fuggles. De coloração âmbar acobreada e creme branco de excelente formação e média alta permanência, a Coruja Strix IPL apresenta um aroma tímido, com sugestões excessivamente suaves de doçura maltada (caramelo), biscoito, cítrico e floral. Na boca, a textura é cremosa, um tiquinho melada e picante (novamente, acidez). O primeiro toque traz tanto melaço de caramelo quanto frutado cítrico seguido de amargor comportado (segundo o rótulo, 58 de IBU, mas não bate nem os 35 da anterior), ainda que um tiquinho persistente. O conjunto promove o encontro de doçura maltada com um bom aceno cítrico, sem profundidade. O final é amargo e seco. No retrogosto e frutado, amargor suave.

Fechando o trio com a Coruja Noctua Edição WBeer, uma Dark American Lager cuja versão especial recebe chips de carvalho na maturação. De coloração marrom escura com creme bege claro de boa formação e média alta permanência, a Coruja Noctua Edição WBeer apresenta um aroma maltado oferecendo sugestões de caramelo, baunilha, café, leve cítrico e madeira, bem discreta, mas presente. Na boca, a textura é cremosa. No primeiro toque, frutas escuras, madeira e café. Na sequencia, um amargor eficiente abre as portas para um conjunto que equilibra muito bem doçura caramelada com toques de baunilha, amargor de café e presença suave de notas cítricas. Há, ainda, percepção de influencia dos chips de carvalho, com leve amadeirado marcando presença. O final traz caramelo e na sequencia amargor amadeirado. No retrogosto, mais madeira, baunilha, caramelo e leve café. Estranha e bem interessante.

Balanço
Se a intenção da Otus Hop era elevar o bom conjunto da Otus Lager, a receita falhou, pois o tal encontro entre “APA e Pilsner Tcheca” proposta pelo rótulo não acontece, já que o lado USA da receita não está presente. Isso não quer dizer que a cerveja é ruim, apenas que ela não cumpre a proposta. Seria perfeita se fosse vendida como Bohemian Pilsner (esquecendo o APA e o Hop do nome, ausentes). A Strix Extra, para mim, é a cerveja menos interessante de todo o catálogo da Coruja, e ainda que soe melhor que ela, a Strix IPL parece cometer o mesmo equivoco da Otus Hop, ou seja, estar fora da proposta. Se a ideia era fazer uma India Pale Lager, o resultado foi quase uma Malt Liquor, pois falta personalidade lupulada e sobre força maltada. Melhor que a Strix Extra e inferior a todas as demais.

Coruja Otus Hop
– Estilo: American Pale Ale
– Nacionalidade: Brasil
– Graduação alcoólica: 5,5%
– Nota: 3,08/5

Coruja Strix India Pale Lager
– Estilo: India Pale Lager
– Nacionalidade: Brasil
– Graduação alcoólica: 6,9%
– Nota: 3,15/5

Coruja Noctua Edição WBeer
– Estilo: Dark American Lager
– Nacionalidade: Brasil
– Graduação alcoólica: 7,2%
– Nota: 3,22/5

Ranking Pessoal: Cervejaria Coruja
3,83/5 – Coruja Baca
3,73/5 – Coruja Labareda
3,60/5 – Coruja Coice
3,46/5 – Coruja Alba Weizenbock
3,28/5 – Coruja Extra Viva
3,23/5 – Coruja Viva
3,22/5 – Coruja Noctua Edição WBeer
3,15/5 – Coruja Strix India Pale Lager
3,14/5 – Coruja Alba Weizen
3,13/5 – Coruja Otus Lager
3,08/6 – Coruja Otus Hop
2,90/5 – Coruja Strix Extra

Leia também
– Top 1001 Cervejas, por Marcelo Costa (aqui)
– Leia sobre outras cervejas (aqui)
– Sobre todas as cervejas da Coruja (aqui)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.