Quatro documentários na integra: Sui Generis, Nick Cave, Mark Sandman e Nick Drake

“Adiós Sui Generis” (1976)
“Adiós Sui Generis” é a gravação de um dos shows mais importantes da historia do rock argentino, resultando em um disco ao vivo gravado em Buenos Aires durante dois dias de setembro de 1975, no Luna Park. O show marcava a despedida da banda Sui Generis (Charly García, Nito Mestre, Rinaldo Rafanelli e Juan Rodriguez). O grupo já estava cansado de críticas, da monotonia dos fãs querendo ouvir só canções do primeiro disco e, também, da censura.


“A Skin Too Few” (2007)
“A Skin Too Few” foi produzido em 2007 para integrar a reedição do box “Fruit Tree”, lançado pela primeira vez em 1979 e reunindo os três oficiais de Nick Drake. O documentário conta um pouco sobre a vida de Nick Drake, morto aos 26 anos em 1974. Participam familiares, amigos e o produtor Joe Boyd.


“Cure for Pain: The Mark Sandman Story” (2011)
“Cure for Pain: The Mark Sandman Story” é um documentário de 2011 que rememora a vida e a obra de Mark Sandman, o intenso líder da banda Morphine, que morreu de ataque do coração durante um show, no palco de um festival na Itália. Ben Harper, Queens of Stone Age e John Medeski, entre outros, são os convidados do filme, que visita o festival que marcou a derradeira apresentação do Morphine.


“20,000 Days on Earth” (2014) (Clique na imagem / Sem legenda)
Exemplar mistura de documentário com ficção que deixa no ar uma aura de mistério que casa muito bem com o personagem retratado, “20 Mil Dias na Terra” flagra um dia na vida de Nick Cave (o de número 20 mil / 54 anos), desde quando o despertador toca e ele começa a teorizar sobre a vida (“Eu acordo, eu escrevo, eu como, eu escrevo, eu assisto TV”), passando por ensaios com os Bad Seeds (flagrados durante as gravações do que viria a ser o álbum “Push The Sky Away”, de 2013), visitas ao grande parceiro Warren Ellis, interessantes conversas em trajetos de carro e, num dos melhores trechos do filme, suma sessão de Nick Cave com o psicólogo Darian Leader (leia mais sobre).


One thought on “Quatro documentários na integra: Sui Generis, Nick Cave, Mark Sandman e Nick Drake

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.