Boteco: Abadessa, Campos do Jordão e Walking Cat

por Marcelo Costa

Quarta Abadessa a passar pelo Scream & Yell, a Emigrator é uma Doppelbock de coloração marrom escura (quase preta) e creme bege de boa formação e rápida dispersão. No nariz, intenso dulçor com predomínio de baunilha e percepção também de caramelo, toffee, açúcar mascavo, chocolate meio amargo ameixa e alcaçuz. Há leve sugestão de frutas vermelhas e também de café, este último aparecendo de uma maneira mais discreta. Na boca, a textura é frisante, denotando reconhecimento dos 7.2% de álcool que, no entanto, estão muito bem inseridos no conjunto. O primeiro toque reforça a sugestão de baunilha antecipada pelo aroma trazendo consigo leve frutado. O amargor é baixo e traz consigo uma pitada de álcool abrindo o caminho para uma conjunto que surpreende por combinar de maneira eficiente doçura com frutado e álcool. O final é melado. No retrogosto, café, baunilha e frutas vermelhas.

Minha segunda Campos do Jordão, esta Avelã tem como base a receita de uma Blond Ale, ainda que a aparência na taça esteja mais para um Amber, com creme bege de boa formação e média retenção. No nariz, o extrato natural de avelã adicionado na receita se destaca, mas de forma mais suave do que na Way Avelã Porter, ainda que, diferentemente da curitibana, essa receita não trabalhe o contraponto do malte torrado, o que antecipa um conjunto soe muito doce (caramelo, baunilha, chocolate e avelã). Na boca, a textura traz leve acidez de levedura enquanto o primeiro toque confirma o domínio do avelã que, no entanto, perde ataque diante da acidez da levedura, que amplia o amargor. Assim que o amargor baixa, o avelã retorna a ser a estrela da receita trazendo consigo doçura caramelada, baunilha e chocolate. O final traz… avelã e leve acidez. No retrogosto, mais avelã, chocolate e caramelo, sem enjoar.

Nona cerveja da caseira paulistana The Walking Cat Brew Co, do Marcio Kovacs, a passar por este espaço, a Lager 5,9% é uma receita turbinada com os lúpulos norte-americano Citra e neozelandês Nelson Sauvin. De coloração acobreada (mais para IPA do que para Lager) com leve turbidez e creme suavemente alaranjado, a The Walking Cat Brew Lager 5,9% apresenta um delicioso perfil aromático com frutado cativante (bergamota, maracujá, mamão, pêssego e acerola), leve cítrico, sugestão distante de resina e condimentação (canela provavelmente derivada da levedura, que ainda traz leve acidez). Na boca, textura levemente frisante. O primeiro toque traz doçura frutada agradável seguida de amargor e acidez. Na sequencia, o perfil se abre mais tímido do que o aroma propõe, com maracujá, bergamota, acidez e leve amargor cítrico. O final é cítrico e doce. No retrogosto, maracujá, bergamota, acerola e leve mel.

Balanço
Começando pela Abadessa Emigrator, bastante doçura, mas sem enjoar. Senti falta do veludo da maravilhosa Ayinger Celebrator Doppelbock, sendo que aqui há uma leve acidez que tira, um pouco, o brilho do belo caráter maltado da cerveja, valorizando a doçura, sem enjoar. Falando em doçura, a Campos do Jordão Avelã capricha na doçura, mas também não enjoa. Não me chamou tanto a atenção (eu esperava mais dela), mas é uma boa pedida para quem gosta do estilo (e de avelã). Fechando o trio com a minha preferida do conjunto, e uma cerveja caseira, feita na panela: a The Walking Cat Brew Lager 5,9% propõe um interessante passeio pelos aromas (excelentes) e sabores (um tiquinho abaixo do aroma) dos lúpulos Citra e Nelson Sauvin, que criam um conjunto bastante agradável, que me lembrou, bastante, acerola. Doce e rebelde. Delícia.

Abadessa Emigrator
– Estilo: Doppelbock
– Nacionalidade: Brasil
– Graduação alcoólica: 7,2%
– Nota: 3,07/5
Preço pago em São Paulo: R$ 29 – 500 ml

Campos do Jordão Avelã
– Estilo: Blond Ale
– Nacionalidade: Brasil
– Graduação alcoólica: 7%
– Nota: 3,07/5
Preço pago em São Paulo: R$ 16 – 600 ml

The Walking Cat Brew Co Lager 5,9%
– Estilo: Hop Lager
– Nacionalidade: Brasil
– Graduação alcoólica: 5,9%
– Nota: 3,10/5

Leia também
– Top 1001 Cervejas, por Marcelo Costa (aqui)
– Leia sobre outras cervejas (aqui)
– Outras cervejas Abadessa (aqui), Campos do Jordão (aqui) e The Walking Cat Brew (aqui)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.