Boteco: Duas cervejas da Flying Monkeys

flying2.jpg

por Marcelo Costa

The Flying Monkeys Craft Brewery é uma micro cervejaria independente canadense localizada em Barrie, uma cidade de pouco mais de 120 mil habitantes no condado de Simcoe, província de Ontário. Surgida em 2004, a Flying Monkeys procura manter acesa a chama da revolução cervejeira no Canadá, e já produziu mais de 200 receitas nestes 11 anos de atividade. Já levou para o país algumas medalhas no World Cup of Beer, mas nessa primeira leva de cervejas que chegou ao Brasil no final de 2013 não veio nenhuma das premiadas, mas sim uma Lager, uma IPA, uma Amber Ale e uma Stout que pouco acrescenta no currículo da cervejaria. Ainda que sejam boas cervejas dentro de seus estilos, não se diferenciam do que já se encontra no mercado. Abaixo escrevo sobre a Premium American Lager da casa e a Amber Wheat Ale.

flying3.jpg

A Flying Monkeys Anti-Gravity é uma Premium American Lager cuja receita une o malte Two Row Pale canadense com o lúpulo tcheco Saaz. De coloração dourada translucida com creme branco de baixa formação e rápida dispersão, a Flying Monkeys Anti-Gravity exibe um delicado aroma floral com percepção de doçura caramelada, sugestão herbal e boa presença de cereais, remetendo a trigo e biscoito. Na boca, a textura é leve. O primeiro toque traz doçura caramelada sem muita intensidade e amargor suave (12 de IBU) abrindo as portas para um conjunto floral, herbal e com sugestão agradável tanto de doçura maltada (mel) quanto de cereais (e biscoito). O final é suavemente adocicado com leve presença de cereais enquanto o retrogosto reforça a sensação (mel e biscoito) trazendo, ainda, refrescancia. Uma boa versão independente do estilo mais popular do mundo.

stereo1.jpg

Já a Flying Monkeys Stereo Vision é uma Amber Wheat Ale, ou seja, uma Amber Ale feita com trigo. De coloração entre o dourado e o âmbar com creme branco de baixa formação e média duração, a Flying Monkeys Stereo Vision apresenta um aroma com notas frutadas cítricas em destaque (limão e laranja bem suaves) e doçura de caramelo na base. Há ainda leve herbal e sugestão de pão. Na boca, a textura é suave. O primeiro toque traz rápida doçura caramelada em meio a uma assertiva presença frutada cítrica, mostrando a força dos lúpulos. Ainda assim, o amargor soa comportado abrindo as portas para um conjunto que valoriza tanto a doçura melada do malte quanto o caráter cítrico dos lúpulos, deixando o trigo a ver navios. O final alterna amarguinho e adocicado enquanto o retrogosto, com leve presença adstringente, sugere casca de laranja e refrescancia.

flying4.jpg

Balanço
Para uma Premium American Lager, a Flying Monkeys Anti-Gravity está de parabéns porque consegue oferecer um conjunto com uma boa paleta aromática e percepção de ingredientes no sabor, indo bem além das cervejas do estilo comum, que mais parecem água com gás. Esperava bem mais da Flying Monkeys Stereo Vision do que ela exibiu, e o fato de ser uma wheat praticamente não aparece nem no aroma, nem no paladar, sugerindo mais questões de marketing do que cervejeiras. O atenuante é que as duas garrafas estão perto do vencimento, o que deve ter diminuído o ataque das duas cervejas, mas ainda assim são apenas cervejas ok, que não impressionam.

Flying Monkeys Anti-Gravity
– Estilo: Premium American Lager
– Nacionalidade: Canadá
– Graduação alcoólica: 4%
– Nota: 2,78/5
– Preço no Brasil: R$ 9 – 330 ml

Flying Monkeys Stereo Vision
– Estilo: Amber Ale
– Nacionalidade: Canadá
– Graduação alcoólica: 5%
– Nota: 2,79/5
– Preço no Brasil: R$ 9 – 330 ml

flying1.jpg

Leia também
– Top 1001 Cervejas, por Marcelo Costa (aqui)
– Leia sobre outras cervejas (aqui)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.