Original vs Versão: Legião vs Menudo

por Marcelo Costa

Em 1984, o Menudo invadia as paradas do Brasil com “Mania”, seu décimo quinto álbum de estúdio, e a estreia da banda cantando em português, que fez um imenso sucesso (a versão castelhana de “Mania” havia saído em 1983 com o nome de “A Todo Rock” enquanto em 1984 o grupo visava o mercado norte-americano com o mesmo álbum cantado em inglês: “Reaching Out”). O segundo disco em português, “A Festa Vai Começar”, saiu em 1985.

“Hoy Me Voy Para México” é a versão original de “Hoje A Noite Não Tem Luar”, presente no 17° álbum dos garotos em espanhol, que levou o nome de “Refrescante”, com lançamento simultâneo no Brasil, onde foi rebatizado de “Menudo”, sendo o terceiro disco dos porto-riquenhos em português, que não repetiu o êxito dos álbuns anteriores, ainda que “Hoje a Noite não tem Luar” e “Cara ou Coroa” tenham tocado timidamente em rádios.

Em janeiro de 1992, a Legião Urbana gravava seu “Acústico MTv” com direito a clássicos próprios mais covers de Neil Young, The Jesus and Mary Chain, Joni Mitchell e… Menudo. “Hoje A Noite Não Tem Luar” foi registrada de improviso, com Renato Russo tocando-a sozinho ao violão num dos intervalos da gravação (sem saber que estava sendo gravado). Lançada em 1999, “Hoje A Noite Não Tem Luar” foi o primeiro single do álbum “Acústico MTv”, e tocou muito, levando o álbum a bater a marca das 700 mil cópias vendidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.