APCA 2014: Os vencedores

por Marcelo Costa

Na terça, 17/03, aconteceu no teatro Paulo Autran, no Sesc Pinheiros, a 59ª premiação da APCA (Associação Paulista do Críticos de Arte). Este ano foram entregues prêmios em 10 categorias (veja todos os premiados aqui), e na categoria Música Popular, que integro (desde 2013) ao lado de José Norberto Flesch e Inês Fernandes Correia, os premiados foram:

MÚSICA POPULAR
– Grande Prêmio da Crítica: Nelson Motta (70 anos)
– Grupo: Banda do Mar
– Intérprete: Anelis Assumpção (“Amigos Imaginários”) – download gratuito
– Compositor: Marcelo Jeneci
– Revelação: Ian Ramil (pelo álbum “Ian”) – download gratuito
– Álbum: “Encarnado”, de Juçara Marçal – download gratuito
– Show: “Nheengatu”, dos Titãs
– Projeto Especial – Jazz na Fábrica, do Sesc Pompeia

Felipe Cordeiro abriu a noite tocando “Legal e Ilegal”, voz e guitarra. Depois retornou para acompanhar Gaby Amarantos numa grande versão de “Como Nossos Pais” (também voz e guitarra). Subir ao palco com José Norberto e Inês pra reconhecer o trabalho dessa turma acima é daqueles momentos (cada vez mais raros em meus dias caóticos) em que a órbita entra nos eixos. Envolvida com a turnê por Portugal, a Banda do Mar enviou uma representante.

E foi bonito ver a emoção de Anelis (ela entrou logo após a homenagem para Elis Regina, e contou: “Meus pais me deram esse nome em homenagem à Elis”), a alegria de Jeneci (“Criem bem seus filhos, como os meus pais me criaram”) e de Ian Ramil, a força mágica de Juçara Marçal, a empolgação de Paulo Miklos e Branco Melo ganhando um prêmio pelo grande show “Nheengatu” (“O palco é muito importante para nós”), o reconhecimento da equipe do Sesc Pompeia pelo excelente projeto especial Jazz na Fábrica (“É bom saber que os jornalistas e a crítica estão atentos ao que está acontecendo na cidade”) e a humildade do grande premiado da noite na categoria, Nelson Motta, por toda sua colaboração como compositor, jornalista, produtor, descobridor de talentos, agitador cultural e muito mais.

Das três premiações que tive a honra de participar votando pela APCA, e depois entregando os prêmios, essa foi a que mais me deixou feliz, orgulhoso e realizado. Ano que vem tem mais. Abaixo, as fotos de Patricia Patah.

anelis1.jpg
Anelis Assumpção premiada pelo álbum “Amigos Imaginários”

jeneci.jpg
Jeneci colhendo frutos do álbum “De Graça” e suas parcerias

ian.jpg
Ian Ramil premiado pelo seu disco de estreia, “Ian”

jucara.jpg
Juçara reconhecida por “Encarnado”, o grande disco de 2014

titas.jpg
Paulo Miklos e Branco Melo festejando “Nheengatu”

sescpompeia.jpg
A equipe do Sesc Pompeia: vida longa ao Jazz na Fábrica

nelson11.jpg
Nelson Motta, grande prêmio da crítica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.