Boteco: Cerveja, uísque e tequila

por Marcelo Costa

A Wellpark Brewery é uma cervejaria de Glasgow, na Escócia, fundada em 1740, hoje sob o comando irlandês C&C Group, que comprou a cervejaria da Inbev em 2009. O carro chefe da casa é a Tennent’s Lager, responsável por 60% do mercado no país e patrocinadora do festival T In The Park. Essa Tennent’s Beer Aged with Whisky Oak é uma versão especial que combina quatro lúpulos (Zeus, Summit, Tettnang e Aurora), três maltes escoceses, levedura e água do lago Katrine. Depois a cerveja é maturada em barris de Speyside Single Malt Whisky, o que define todo seu caráter: de coloração âmbar e creme branco de boa formação e permanência, a Tennent’s Beer Aged with Whisky Oak exibe um aroma que traz caramelo, amadeirado, defumado suave e baunilha, conjunto que remete suavemente a uísque. Na boca, o conjunto se replica de forma interessante, com doçura (caramelo e baunilha) no ponto, amadeirado trazendo uísque, leve toque frutado (nozes), herbal e amargor pontual de lúpulo. O álcool (6%), no entanto, não aparece no conjunto. O final traz doçura de baunilha e madeira enquanto o retrogosto, tímido, reforça a sugestão de uísque. Simples, mas funcional.

A Fischer d’Alsace Desperados, produzida inicialmente pela Heineken francesa e, devido ao (inexplicável) sucesso, replicada para todas as fábricas da companhia no mundo, é uma Pale Lager que recebe aromatização artificial de tequila e citrus (limão). Ou seja, não tem tequila. De coloração dourada com creme branco de baixa formação e rápida dispersão, a Desperados apresenta aroma caramelado (artificial que remete a refrigerante) com bastante sugestão cítrica (limão também artificial) leve toque de cereais (não malteados e carboidratos transformados, segundo o rótulo) e palha. Na boca, doçura e cítrico intensos que a aproxima de uma Smirnoff Ice, não de uma tequila. A acidez cítrica domina o conjunto com leve base de caramelo e um toque de álcool tão fraco que, assim como boa parte dos ingredientes, sugere artificialidade. O final é melado e cítrico. No retrogosto, cítrico. Dispensável.

Balanço
Não tinha muita expectativa para a Tennent’s Beer Aged with Whisky Oak, mas ela foi uma boa surpresa, com o conjunto replicando delicadamente aroma e paladar de uísque, ainda que o álcool seja bastante tímido. No fim das contas parece uma versão Ice de um uísque, e fica com cada um avaliar se isso é bom ou ruim. No meu caso, gostei da experiência e até compraria outra. Quanto a Desperados, há pouco a falar sobre ela. É uma cerveja com aroma de tequila para quem não gosta nem de cerveja, nem de tequila. Terrível.

Tennent’s Aged With Whisky Oak
– Produto: English Strong Ale
– Nacionalidade: Escócia
– Graduação alcoólica: 6%
– Nota: 2,91/5
– Preço pago no Brasil: R$ 10,90 – 330 ml

Fischer d’Alsace Desperados
– Produto: Specialty Beer
– Nacionalidade: França
– Graduação alcoólica: 5,9%
– Nota: 1,45/5
– Preço pago no Brasil: R$ 3,50 – 500 ml

Leia também
– Top 1001 Cervejas, por Marcelo Costa (aqui)
– Leia sobre outras cervejas (aqui)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *