Boteco: Três cervejas da Doppio Malto (parte 2)

bitter7.jpg

por Marcelo Costa

Apaixonados pela escola cervejeira norte-americana, os italianos das Doppio Malto, quando pensaram em produzir uma ESB (Extra Special Bitter), gênero notadamente britânico, optaram por rechear a receita com cinco tipos de lúpulo dos EUA, e isso acaba chamando a atenção nessa belíssima recriação do pessoal de Erba, cidadezinha perto de Milão. De coloração âmbar e creme de boa formação e permanência, a Bitterland destaca no nariz, em primeiro plano, as notas carameladas e resinosas derivadas do malte, e por baixo um leve toque cítrico que remete a limão. Na boca, o malte dá o primeiro bote com dulçor (caramelo e mel), mas rapidamente é contra-atacado pelo amargor cítrico e floral do lúpulo, que também não dura muito, novamente cedendo espaço para o adocicado. Esse jogo de gato e rato é um dos destaques desta bela cerveja, que termina deliciosamente maltada (um amarguinho bem lá no finalzinho) e retorna suavemente cítrica (limão) e… caramelada.

stome.jpg

A Amber Ale do pessoal de Erba se chama Stone Ale e se encaixa no perfil do que a lei italiana denomina como “Doppio Malto” porque ultrapassa o limite de 6% de álcool (ela tem 6,5%, imperceptíveis mesmo quando o líquido aquece na taça). De coloração âmbar, como manda o estilo, a Stone Ale exibe um creme bege de média formação e baixa permanência. No nariz, o tradicional toque maltado (remetendo a mel, caramelo e leve toque resinoso) bate ponto, mostrando fidelidade à tradição, mas é levemente atrapalhado (nesta garrafa) por uma suave avinagrado, que denota a passagem do tempo e altera o conjunto. Há, ainda, um leve toque cítrico frutado muito suave. Na boca, o malte volta a prevalecer no primeiro toque, mas um suave toque cítrico se destaca trazendo consigo amargor pontual e um leve azedume. O final é levemente melado e azedo enquanto o retrogosto traz caramelo e adstringência. Passada do ponto, deixa de ser uma Amber, mas ainda assim é boa.

maho1.jpg

Fechando o segundo trio de cervejas da Doppio Malto com a Mahogany IPA, tradicional India Pale Ale dos italianos. De coloração âmbar com espuma alaranjada de boa formação e permanência, a Doppio Malto Mahogany IPA surpreende no aroma por conceder bastante espaço para o malte, que distribui notas adocicadas remetendo a mel, marmelada e caramelo. Há, claro, muita derivação dos lúpulos cítricos norte-americanos em notas que remetem a laranja e limão, mas o perfil aromática abriga tanto o adocicado do malte quanto o cítrico do lúpulo, e aproxima esta receita muito mais de uma Pale Ale (ou mesmo uma Amber) do que uma IPA. Na boca, no entanto, o amargor dá as cartas no primeiro toque, sem soar agressivo. O malte vem logo na sequencia tentando (e conseguindo) equilibrar o conjunto, que acaba tendendo a soar mais adocicado – e levemente apimentado. O final é levemente de amargor cítrico caramelado com malte enquanto o retrogosto reúne leve adstringência e caramelo.

Balanço
Os italianos ameaçaram uma radicalização ao colocaram cinco lúpulos norte-americanos em um ESB tradicionalmente inglesa, mas a escolha das lupulinas foi caprichada, e valoriza o conjunto de uma belíssima Extra Special Bitter, que paquera a Young’s Special London Ale, e pode fazer muito britânico sorrir. A Doppio Malto Stone Ale é a segunda dos italianos que chega em casa perdida. Esta, no caso, acusava vencimento para daqui a três dias da data que foi aberta, mas o azedume não perdoou, ainda que não tenha apagado todos os traços de Amber da receita. Passada do ponto, deixa de ser uma Amber, mas ainda assim é boa. Fechando o trio, a Mahogany IPA poderia facilmente se passar pela Amber da casa, devido a concessão da receita ao espaço do malte de caramelo no conjunto. Há amargor, pontual, mas o caramelo é o grande destaque de uma cerveja simples e gostosa.

Doppio Malto Bitterland
– Produto: ESB
– Nacionalidade: Itália
– Graduação alcoólica: 5%
– Nota: 3,42/5

Doppio Malto Stone Ale
– Produto: Amber Ale
– Nacionalidade: Itália
– Graduação alcoólica: 6,5%
– Nota: 2,69/5

Doppio Malto Mahogany IPA,
– Produto: IPA
– Nacionalidade: Itália
– Graduação alcoólica: 6%
– Nota: 3,10/5

doppio4.jpg

Leia também
– Top 1001 Cervejas, por Marcelo Costa (aqui)
– Leia sobre outras cervejas (aqui)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.