Boteco: quatro cervejas da Tupiniquim

tupiniquim.jpg

por Marcelo Costa

Surgida no segundo semestre de 2013, a Cervejaria Tupiniquim é fruto do investimento do importador Christian Bonotto, responsável pela marca Beer Legends, que decidiu apostar em um rótulo próprio destacando a arara azul como símbolo de sua cervejaria. As primeiras cervejas da casa foram produzidas na fábrica da Saint Beer, em Forquilhinha (SC), isso até a inauguração do prédio próprio em Porto Alegre, em fevereiro deste ano, onde atualmente a Tupiniquim desenvolve um número vasto de rótulos para colocar no mercado (em março eles já tinham 20 receitas aprovadas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), sendo que os destaques são as colaborativas com cervejeiros de renome como o dinamarquês Jeppe Jarnit-Bjergsø, da Evil Twin Brewing; o sueco Henok Fentie, da Omnipollo; e o norte-americano Brian Strumke, da Stillwater. Abaixo você conhece três das colaborativas da casa gaúcha e uma sazonal produzida para a Páscoa.

fancy.jpg

Abrindo o passeio pelas cervejas da Tupiniquim com a Extra Fancy IPA, colaboração dos gaúchos com Jeppe Jarnit-Bjergsø, da mezzo dinamarquesa, mezzo norte-americana Evil Twin Brewing, que decidiram criar uma American India Pale Ale tradicionalíssima, aromática e bem intensa, cortesia dos lúpulos Centennial e Northern, mais um carregamento de Cascade despejados na receita, que ainda recebe suco de limão Tahiti (o bagaço do limão é adicionado no dry-hopping). De coloração amarelo palha com leve turbidez, a Extra Fancy IPA exibe um creme branco de ótima formação e permanência. No nariz, o aroma é espetacular, com muitas notas cítricas sensacionais (maracujá e principalmente limão) e percepção de malte e levedura. Na boca, o amargor é uma pancada cítrica caprichada de 70 de IBU, com clara percepção do limão. O amargor é teimoso e persistente, marcando a garganta e permanecendo do final cítrico (limão) ao retrogosto, que traz reforço do limão (com se você bebesse uma limonada azeda cujo gosto permanecesse na boca por um longo tempo). Grande cerveja.

tupiniquim1.jpg

A Tupiniquim Chocolate não é colaborativa, o que permite avaliar a produção autoral dos gaúchos, neste caso através de uma Sweet Stout que recebe adição de açúcar de cana na receita. De coloração marrom escura bem próxima do preto e creme bege de média formação e permanência, a Tupiniquim Chocolate destaca um aroma intensamente achocolatado e, em segundo plano, caramelo e baunilha – a sugestão de café, natural em uma cerveja que utiliza malte torrado, é quase imperceptível, o que valoriza o dulçor. Na boca, o adocicado que remete a chocolate surge no primeiro toque, mas o amargor pontual (um pouco pelo lúpulo e outro tanto derivado da torra do malte) chega a tempo de equilibrar o conjunto, que, aguado, não soa tão profundo quanto o esperado, e decepciona. O final é chocolate e caramelo com um leve azedinho enquanto o retrogosto traz achocolatado com água.

brett.jpg

Voltando às colaborativas, a Lost in Translation IPA Brett é a segunda parceria dos gaúchos com o dinamarquês Jeppe Jarnit-Bjergsø, da Evil Twin, que planejaram uma receita que une malte de cevada, malte de trigo, aveia, lúpulo e Brettanomyces, a tradicional levedura encontrada nos arredores de Bruxelas. De coloração dourada com creme branco de média formação e permanência, a Lost in Translation IPA Brett destaca no nariz as notas típicas derivadas da levedura (puxando para um leve azedo) aliadas a um leve toque herbal (ervas), frutado (banana) e cítrico (abacaxi e uva verde). No paladar, uma deliciosa confusão de sabores que mais se aproximam de uma Farmhouse Ale do que de uma IPA. Há cítrico (maracujá e abacaxi), frutado (banana), herbal (capim limão), um azedinho que amarra a boca (sensação parecida com a de comer jaca) mais acidez. O final é cítrico, herbal e suavemente amargo enquanto o retrogosto traz casca de limão, leve azedume e banana. Muito boa.

poli.jpg

Fechando este primeiro quarteto da Tupiniquim com mais uma colaborativa da casa, desta vez com o cigano Henok Fentie, da cervejaria sueca Omnipollo. O resultado da parceria foi a Polimango Double IPA, uma cerveja de 80 de IBU e 9,5% de teor alcoólico. Na receita para 2 mil litros, 30 quilos de lúpulo (15 quilos na fervura e os outros 15 no dry-hopping), variando entre Columbus, Centennial e Mosaic, mais aveia e… farinha de polenta. De coloração dourada com leve turbidez a frio, a Polimango Double IPA exibe um creme branco de boa formação e permanência. No nariz, notas cítricas frutadas (maracujá e pêssego), florais e herbais (ervas e pinho) dominam a percepção do bebedor, mas é possível perceber um leve toque de caramelo no conjunto. Na boca, a pancada de amargor é forte, mas rápida, abrindo o leque gustativo para notas frutadas (abacaxi), herbais (reforço de pinho) e levemente adocicadas (caramelo). O final é cítrico e amargo enquanto o retrogosto reforça o amargor, que se intensifica conforme a garrafa vazia. Excelente.

poli2.jpg

Balanço
A Extra Fancy IPA já entra na briga pelo posto de uma das melhores IPAs nacionais, com aroma encantador, amargor assertivo e conjunto equilibrado que valoriza o limão siciliano adicionada na receita. Uma baita IPA colaborativa. A Tupiniquim Chocolate, por sua vez, decepcionou. Aguada demais e remetendo a chocolate artificial, a cerveja de Páscoa dos gaúchos lembra bastante a Backer Brown, outra próxima do estilo que não consegue combinar o chocolate com uma boa cerveja. A benchmarking do estilo, Youngs Double Chocolate Stout, está quilômetros a frente. A outra parceria da Tupiniquim com a Evil Twin, Lost in Translation, novamente surpreende com um conjunto aromático complexo replicado delicadamente no aroma, profundo e delicioso. Há de tudo um pouco: amargor cítrico (comportado demais para uma IPA), herbal e frutado deliciosos e bem casados com oi azedume natural proporcionado pela levedura belga. Há um pouco de tudo aqui: Weiss, Witte, Saison, IPA… Uma baita cerveja. Fechando o pacote com outra IPA, mas desta vez uma Double IPA, feita em colaboração com Henok Fentie, da cervejaria sueca Omnipollo. Juntos, Tupiniquim e Omnipollo criaram uma cerveja extrema e apaixonante, com muito álcool, amargor assertivo e sugestões cítricas e frutadas deliciosas. Ainda prefiro a Lost in Translation IPA Brett, mas as duas estão num nível excelente para Brasil. Vale ir atrás… correndo.

Tupiniquim Extra Fancy IPA
– Produto: India Pale Ale
– Nacionalidade: Brasil
– Graduação alcoólica: 6,3%
– Nota: 3,75/5

Tupiniquim Chocolate
– Produto: Sweet Stout
– Nacionalidade: Brasil
– Graduação alcoólica: 4,9%
– Nota: 2,56/5

Tupiniquim Lost in Translation IPA Brett
– Produto: India Pale Ale
– Nacionalidade: Brasil
– Graduação alcoólica: 6,5%
– Nota: 3,93/5

Tupiniquim Polimango Double IPA
– Produto: Double IPA
– Nacionalidade: Brasil
– Graduação alcoólica: 9,5%
– Nota: 3,91/5

tupiniquimw.jpg

Leia também
– Top 1001 Cervejas, por Marcelo Costa (aqui)
– Leia sobre outras cervejas (aqui)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.