Bioteco: duas cervejas da Hook Norton

hook13.jpg

por Marcelo Costa

A Hook Norton Brewery é uma cervejaria britânica fundada em 1948 em Hook Norton, uma vila no condado de Oxfordshire (perto de Oxford e Reading). Ela é uma das raras 32 micro cervejarias que trabalham no formato de torre vitoriana, em que cada etapa do processo cervejeiro se passa em um andar da torre fábrica – e que atrai cerca de 10 mil visitantes por ano (confira clicando na imagem no final do post). A cervejaria ainda utiliza um motor a vapor que alimenta algumas máquinas da fábrica desde 1899, mesma data do moinho de grãos da casa. No cardápio da casa destacam-se as cervejas em barris que podem ser encontradas em 47 pubs próprios espalhados por Oxfordshire, Northamptonshire, Warwickshire, Gloucestershire e Worcestershire. Das versões em garrafa, sete rótulos podem ser encontrados no Brasil, com preços variando entre R$ 17 e R$ 23 (garrafas de 500 ml). Abaixo, dois deles.

hooky1.jpg

A Premiadíssima, a Hook Norton Hooky Gold foi a primeira receita do pessoal da Oxfordshire a utilizar lúpulo norte-americano, no caso, o Willamette, cultivado no Oregon. De coloração dourada e creme branco tímido, de baixa formação e curta permanência, a Hooky Gold traz ao nariz um delicado aroma frutado cítrico com sugestão herbal e floral. O malte também se faz presente combinando notas campestres com a suavidade da lupulagem. Na boca, o primeiro ataque é de dulçor moderado logo combatido com um leve amargor, que valoriza o que essa cerveja tem de melhor: o equilíbrio. O malte se dissolve em notas que remetem a mel, caramelo e pão. O lúpulo insere notas frutadas cítricas (laranja, banana e abacaxi) além de sugestão floral e herbal. O amargor é moderado, mas persistente. O final valoriza o malte com um finalzinho que remete a mel enquanto o retrogosto traz uma forte sensação herbal. Bela!

hooky21.jpg

Já a Hook Norton Hooky (antigamente, Hook Norton Hooky Bitter) é uma tradicionalíssima bitter inglesa de sessão, com apenas 3.6% de álcool e, como diz o anúncio, “lúpulo para o nariz, maltado para o palato”. De coloração âmbar caramelada e creme branco de média formação e permanência, a Hook Norton Hooky destaca um aroma delicadamente frutado e cítrico (laranja e acerola suaves), que combina perfeitamente com o caramelado do malte tostado criando um conjunto bastante agradável. No paladar, de corpo levíssimo e textura levemente frisante, o primeiro toque traz um amargor moderado que é logo encoberto por uma onda de malte sugerindo caramelo e mel. No final, o amargor volta a bater ponto, ainda que moderado, mas o bastante para equilibrar o conjunto evitando que o dulçor enjoe. No retrogosto, caramelo e leve cítrico. Simples e funcional.

Balanço
O que aconteceria se os ingleses passassem a usar lúpulo norte-americano em suas receitas? A Hooky Gold talvez seja uma das respostas: jeitão de Bitter, mas com o lúpulo inserindo notas cítricas onde antes só brilhava o malte, resultando em uma cerveja leve, refrescante e muito gostosa. Simplicidade que funciona. O mesmo pode ser dito da Hook Norton Hooky, uma bitter simplesinha e bem saborosa, com apenas 3.6% de álcool, que equilibra o dulçor caramelado com o amargor frutado e cítrico de forma envolvente. Muito boa.

Hook Norton Hooky Gold
– Produto: English Pale Ale
– Nacionalidade: Inglaterra
– Graduação alcoólica: 4,1%
– Nota: 3,48/5

Hook Norton Hooky
– Produto: Bitter
– Nacionalidade: Inglaterra
– Graduação alcoólica: 4,8%
– Nota: 2,98/5

hook.jpg

Leia também
– Top 1001 Cervejas, por Marcelo Costa (aqui)
– Leia sobre outras cervejas (aqui)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.