Boteco: Duas cervejas da Meantime Brewing

meantime.jpg

por Marcelo Costa

A Meantime Brewing Company é uma premiada cervejaria que surgiu em Greenwich, Londres, no ano 2000 com o intuito de redescobrir a herança cultural de cerveja e gastronomia britânicas que, segundo eles, estava mal-acostumado com uma série de grandes cervejarias inglesas produzindo sempre o mesmo estilo de cerveja. Para alcançar seu propósito, a Meantime Brewing apostou em releituras bem pessoais de estilos famosos na ilha, a começar pela Coffee Porter, que recebe adição de café da Maraba Coffee, uma cooperativa de Ruanda, e foi premiada com a Medalha de Ouro no World Beer Cup 2006. Atualmente, a cervejaria produz 12 rótulos que circulam o ano inteiro mais uma série de cervejas sazonais. Abaixo temos duas ótimas cervejas exóticas da casa londrina: a Meantime Raspberry Wheat e a Meantime Chocolate Porter, ambas na bela garrafa tradicional da cervejaria.

meantime1.jpg

A Meantime Raspberry Wheat é uma cerveja de trigo que recebe framboesa fresca durante a maturação. De coloração avermelhada com leve turbidez remetendo a suco de goiaba, a Meantime Raspberry Wheat exibe um creme com feixes vermelhos de boa formação e média permanência. No aroma, a adição de framboesa se destaca com notas levemente adocicadas que remetem a frutas vermelhas e um interessante toque azedo e condimentado, crédito da levedura – que aproxima esta Wheat de uma Lambic belga. O paladar segue fielmente o que o aroma adianta com frutas vermelhas dominando o primeiro ataque, rápido, pois é logo encoberto pelo azedume, que equilibra o conjunto limpando o caminho para o trigo (sem remeter a banana nem pão), que surge no final, borbulhante, seco e levemente ácido. No retrogosto, mais frutas vermelhas e uma suave acidez. Bem interessante.

mentime2.jpg

A Meantime Chocolate Porter, por sua vez, une quatro maltes torrados com chocolate amargo, incluso na receita durante a maturação. De coloração preta com feixes marrons na borda da taça, a Meantime Chocolate Porter exibe um creme bege de ótima formação e longa permanência. No aroma, os quatro tipos de malte torrados saem perdendo para a intensa e inebriante sensação de chocolate, que domina o conjunto, mas é possível perceber notas atenuadas provenientes da torra remetendo café e frutas escuras (nozes e castanhas). No paladar, porém, o bebedor que estava aguardando um achocolatado leva uma rasteira, já que aqui os maltes torrados surpreendem – após uma pancada rápida de chocolate – com amargor, notas de café, herbal (tabaco) e uma leve sugestão de cappuccino, além de sensação metálica. O final é suavemente adstringente com reforço de café, que retorna no retrogosto. Ótima!

meantime3.jpg

Balanço
As garrafas da Meantime, classudas, sempre me chamaram a atenção. Isso aliado ao fato de serem cervejas inglesas já bastaria para criar uma boa expectativa, mas assumo que fiquei bastante surpreso com as duas meninas acima. A Meantime Raspberry Wheat é, grosseiramente falando, uma lambic londrina. Quem for esperando suquinho de cereja irá azedar o paladar, já que esta belezinha traz características que a aproximam de Bruxelas. Lógico, não é uma lambic, mas está longe do que se espera de uma fruit beer – ainda bem. Já a Meantime Chocolate Porter tem um aroma intenso de chocolate, mas o paladar valoriza os quatro maltes tostados reverberando café. O conjunto surpreende em uma das melhores Porters com adição de chocolate que já experimentei, diferente da Young’s Double Chocolate Stout (o ícone do estilo), mais adocicada, mas tão boa quanto.

meantime4.jpg

Meantime Raspberry Wheat
– Produto: Fruit Beer
– Nacionalidade: Inglaterra
– Graduação alcoólica: 5,1%
– Nota: 3,29/5

Meantime Chocolate Porter
– Produto: Porter
– Nacionalidade: Inglaterra
– Graduação alcoóica: 6,5%
– Nota: 3,34/5

meantime5.jpg

Leia também
– Top 1001 Cervejas, por Marcelo Costa (aqui)
– Leia sobre outras cervejas (aqui)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.