Boteco: Quatro cervejas com fruta na receita

toranja.jpg

por Marcelo Costa

A Binding-Brauerei surgiu em 1870 em Frankfurt, e se notabilizou por ser a primeira cervejaria a fabricar boa Weiss fora da Baviera. A Schöfferhofer Hefeweizen-Mix Grapefruit, porém, é uma versão diferenciada da casa porque une 50% da Schöfferhofer Hefeweizen mais 50% de suco de Toranja. Com 2.5% de graduação alcoólica, a Schöfferhofer Hefeweizen-Mix Grapefruit exibe uma coloração alaranjada e uma espuma de média formação e curta permanência. No aroma, a união do cítrico da Toranja com o malte de trigo remete a… Fanta Laranja, em notas que remetem não só a toranja, como também a tangerina e acerola. O paladar levíssimo faz parecer que estamos diante de um refrigerante de laranja, com uma leve sugestão de lúpulo, que quase passa imperceptível diante da força cítrica. O final é cítrico e alaranjado enquanto o retrogosto traz frutas cítricas e resfrescância. Muito boa no que se propõe, que é ser um refrigerante de cerveja.

kaiser.jpg

A cerveja Radler, sucesso em vários países da Europa, é uma bebida que, a grosso modo, surge da mistura de cerveja pilsen com suco de limão resultando em uma bebida de baixo teor alcoólico (apenas 2% nesta versão da Kaiser) e bastante refrescância. A Heineken vem investindo pesado na popularização do estilo, e neste ano lançou no mercado português uma boa representante, a Sagres Radler, que além de limão traz laranja, lima e acerola. No caso da versão brasileira, a receita da Kaiser Radler une água, malte estilo pilsen, açúcar e suco concentrado de limão (numa proporção de 40% de cerveja e 60% de suco). De coloração esverdeada, a Kaiser Radler apresenta uma espuma branca de baixa formação e pouca permanência. No aroma, notas cítricas (notadamente, limão) dominam o conjunto com quase nenhuma percepção do malte pilsen. O paladar acompanha o aroma, mas nele é possível perceber a cerveja tanto quanto o açúcar. O final é cítrico e refrescante enquanto o retrogosto reforça o suco de limão.

belle.jpg

Hoje integrante do império Anheuser–Busch InBev, a Belle-Vue Brewery é uma cervejaria de Bruxelas fundada em 1913 e especializada na produção de lambics, cervejas de fermentação espontânea, adocicadas em quatro estilos: Belle-Vue Gueuze, Kriek Classique, Kriek Extra e Raspberry. A Belle-Vue Kriek Classique é a uma Gueuze que, após ser envelhecida por três anos em barris de carvalho, recebe extrato de cerejas e continua maturando por mais um ano (o que a diferencia das duas radlers anteriores, já que elas recebem a adição do suco da fruta após a cerveja estar pronta, enquanto a kriek recebe adição de cerveja no meio do processo). De coloração vermelha, a Belle-Vue Kriek Classique exibe um creme com feixes avermelhados, de boa formação e permanência. A cereja domina o perfil aromático com notas frutadas e adocicadas que remetem à fruta, mais acidez moderada (remetendo a limão). O paladar reforça o que aroma anuncia, ainda que o dulçor seja mais elevado do que a expectativa. O final é ácido, frutado e adocicado enquanto o retrogosto traz uma cesta de frutas vermelhas.

wals1.jpg

Uma das melhores cervejarias nacionais, a Wäls vem apostando em misturas inusitadas, seja uma farmhouse ale com caldo de cana (Saison de Caipira), seja uma witibier com baunilha de Madagascar e alfarrobas (Wäls 65 Anos Pão de Açúcar), as duas dividindo opiniões. A nova aposta dos mineiros tira os olhos da Europa (pero no mucho) e mira nos EUA criando uma Belgian IPA com levedura belga e adição de doce de abóbora, lançamento especial para o Dia das Bruxas do clube Have A Nice Beer. Há aqui uma confusão de estilos: toda cerveja que recebe fruta durante a fabricação pode ser considerada uma fruit beer, mas as ramificações ajudam a definir melhor o perfil de cada grupo (Radler, Kriek). Em 1994, com o sucesso da Dogfish Head Punkin Ale, a Brewers Association decidiu incluir o verbete Pumpkin Ale em seu manual porém, uma Pumpkin Ale é uma cerveja que recebe adição de abóbora, mas a base pode ser a mais variada possível. No caso da Wäls, é uma Belgian India Pale Ale, que deve ser apresentada como uma Belgian Pumpkin IPA.

wals3.jpg

De coloração acobreaba com feixes alaranjados, a Wäls Abróba exibe um creme bege de ótima formação e longa permanência. No aroma, o duplo dry-hopping distribui uma cacetada sensacional de lúpulo cítrico, com sugestão de laranja e acerola. Ainda é possível perceber notas herbais (pinho e resina) e uma base caramelada de malte, e, muito levemente, o doce de abóbora. O paladar, por sua vez, traz os lúpulos cítricos comandando o primeiro ataque com bastante frutado (laranja, acerola, mamão), sensação de acidez, picancia e amargor elevado (não a toa, são 93 de IBU e 9% de álcool). Assim que as papilas se acostumam com a porrada é possível sentir o caramelo do malte, o doce de abóbora (ainda que tímido) e uma sugestão herbal (novamente pinho e resina, principalmente do meio para o final). O final é maltado, cítrico, levemente amargo e com um toque de abóbora (é o momento em que ela mais aparece na receita) enquanto o retrogosto traz amargor, amargor, amargor e malte. Talvez decepcione quem esperava por uma Pumpkin Ale, mas vai agradar lupulomaniacos em geral.

wals2.jpg

Balanço

Uma das boas surpresas do curso de sommelier que fiz no primeiro semestre de 2013, a Schöfferhofer Hefeweizen-Mix Grapefruit não é considerada cerveja na Alemanha (a Reinheitsgebot não permite), mas sim um mix, ou um drink de cerveja. No curso, fizemos uma harmonização dela com pão na chapa e melão, e foi um sucesso. É uma Radler indicada para o café da manhã ou mesmo para refrescar em dias de sol forte. Já a Kaiser Radler, representante nacional de um estilo que faz sucesso em alguns países da Europa, é uma aposta interessante da Heineken, que pode se destacar no mercado. A rigor, ela parece um pouco inferior à versão portuguesa, Sagres Radler, mais saborosa, mas cumpre o que promete: refrescancia (vai do bebedor escolher entra uma cidra, uma Smirnoff Ice, um refrigerante ou uma Radler). A Belle-Vue Kriek Classique, por sua vez, tem como semelhança única com as duas cervejas anteriores levar fruta (no caso, cereja) na receita, mas enquanto a cereja é misturada com a cerveja no meio do processo (com a fruta envolvendo-se na elaboração do perfil da cerveja), na Radler, o suco é adicionado no final do processo, como se você pedisse um copo com metade chopp e metade Sprite (ou Fanta) – isso, aliás, é comum na Grécia, e se chama Shandy. Outra diferença é a graduação alcoólica, 5,1% da Belle-Vue Kriek Classique contra menos da metade nos exemplares Radler. A questão polêmica em torno da Belle-Vue Kriek Classique é a adição de açúcar, que a distância das lambics originais (puristas acusam: a lambic mais vendida do mundo não é uma lambic). É uma cerveja excelente para sobremesa. Já a Wäls Abróba é muito mais uma Belgian Double IPA do que uma Pumpkin Ale. O amargor intenso e persistente acaba relegando a abóbora à posição de coadjuvante, mas o saldo final é uma Belgian Double IPA de muita responsa, talvez uma das melhores cervejas que a Wäls produziu desde a Petroleum. Se você é fã do estilo, como eu, arranje uma maneira de conseguir uma garrafa (seja se associando ao Have A Nice Beer, seja batendo ponto no Empório Alto de Pinheiros, seja encomendando com algum amigo), porque é uma das mais belíssimas cerveja da safra nacional 2013.

bellevue.jpg

Schöfferhofer Hefeweizen-Mix Grapefruit
– Produto: Radler
– Nacionalidade: Alemanha
– Graduação alcoólica: 2,5%
– Nota: 2,21/5

Kaiser Radler
– Produto: Radler
– Nacionalidade: Brasil
– Graduação alcoóica: 2%
– Nota: 1,94/5

Belle-Vue Kriek Classique
– Produto: Lambic Kriek
– Nacionalidade: Bélgica
– Graduação alcoólica: 5,1%
– Nota: 2,96/5

Wäls Abróba
– Produto: Belgian Pumpkin IPA
– Nacionalidade: Brasil
– Graduação alcoólica: 9%
– Nota: 3,75/5

grape.jpg

Leia também
– Top 1001 Cervejas, por Marcelo Costa (aqui)
– Leia sobre outras cervejas (aqui)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.