Boteco: As cervejas do Ultraje a Rigor

ultraje1.jpg

por Marcelo Costa

O bom momento que o mercado cervejeiro brasileiro vem vivendo está abrindo possibilidades para oportunidades e inovações, e uma moda que vem tomando o mercado nacional são as cervejas patrocinadas por bandas e/ou artistas, que lembram o velho ditado do quem vem antes: o ovo ou a galinha? Neste caso, a banda ou a cerveja? Simplesmente porque tanto uma banda de rock quanto uma cerveja são “produtos” de personalidade, e uma destas personalidades tem ficado em segundo plano porque as cervejas não estão sendo produzidas de modo a representar uma banda, mas sim utilizar seu nome de forma publicitária. Exemplo: uma Weiss representa o som do Sepultura? Não. Nem aqui, nem na Alemanha.

ultraje.jpg

Com este mesmo pensamento, o pessoal da Mr. Beer encomendou à Lunen Bier, uma micro cervejaria de São Joaquim da Barra, no interior de São Paulo, três cervejas: uma Weiss, uma Bohemian Pilsner e uma Pale Ale, e tascou o rótulo do Ultraje a Rigor nas garrafas. O trabalho gráfico é muito bacana (da arte das tampinhas aos rótulos), mas as cervejas não representam o Ultraje a Rigor, pois não foram criadas imaginando o universo da banda, e são apenas um produto com a marca do Ultraje (como se fosse um chinelo, um celular ou um pendrive). No mundo do marketing, vale tudo, até envelopar três garrafinhas de 310 ml em uma caixa com camiseta e taça e vender por mais de R$ 100 (há kits belgas mais em conta). Já as cervejas…

ultraje5.jpg

A versão Pale Ale da cerveja do Ultraje a Rigor utiliza Malte Pilsen e Malte Caramelo, exibe uma coloração dourada e creme branco de média formação e permanência. No aroma, praticamente nada que encaixe a cerveja no estilo Pale Ale, talvez pela forte concentração de Diacetil, que prejudica a análise. Ainda assim é possível notar um leve caramelado de malte. O off flavours percebido no aroma também atrapalha o paladar, causando uma acidez incomoda, que traz amargor e uma leve sensação de remédio. Com o exemplar comprometido, melhor passar para a outra.

ultraje3.jpg

A Weiss da Lunen Bier, felizmente, não apresentou o problema da versão Pale Ale, e se mostrou bastante satisfatória e respeitosa ao estilo bávaro, apesar de contar com notas (no aroma e no paladar) que remetem a leite, que não pertencem ao estilo. De coloração amarelo alaranjado e espuma branca de ótima formação, e média permanência, a cerveja Weiss do Ultraje a Rigor traz no aroma as notas clássicas do estilo, intenso banana e leve cravo, além de uma sensação forte de leite, que chega a distrair o bebedor. O leite também marca presença no paladar, mas logo fica em segundo plano devido a uma fina camada de amargor, e pela sugestão de banana. O final é láctico e frutado enquanto o retrogosto traz trigo.

img_7789.JPG

Fechando o trio com, por sorte, a melhor das três, a versão Bohemian Pilsner, que une maltes caramelo e pilsen ao lúpulo Saaz. De coloração dourada e espuma branca de média formação e permanência, a Bohemian Pilsner da Lunes Bier traz no aroma notas clássicas derivadas do malte (trigo e pão) com leve floral advindo do lúpulo. O paladar repete as notas percebidas no aroma, com amargor moderado e refrescante em perfeito equilíbrio com a doçura do malte. O final é seco e levemente amargo enquanto o retrogosto reforça o suave amargor com uma pitada de malte. Bem boa.

ultraje4.jpg

Balanço
Como as cervejas “Nós Vamos Invadir a Sua Praia – Ultraje a Rigor” ainda não estão sendo vendidas separadamente, o kit é indicado para fãs da banda. E só para eles. Isso porque as cervejas ainda não estão chegando ao mercado com um padrão de qualidade definido, e só quem é fã pode tolerar pagar mais de R$ 100 por um kit, e encontrar uma das três cervejas com defeito. Jogada de marketing que tenta pegar carona no bom momento cervejeiro pelo qual o país atravessa, as cervejas do kit “Nós Vamos Invadir a Sua Praia – Ultraje a Rigor” não honram a qualidade das grandes canções do grupo de Roger Rocha Moreira. Se o álbum do Ultraje que dá nome ao lançamento é um dos melhores do rock nacional em todos os tempos, a cerveja está no nível de um Detonautas. Fique com a música (a camiseta e o copo).

Ultraje a Rigor Pale Ale
Produto: Pale Ae
Nacionalidade: Brasil
Graduação alcoólica: 5%
Nota: ——

Ultraje a Rigor Weiss
Produto: German Weiss
Nacionalidade: Brasil
Graduação alcoólica: 5%
Nota: 1,50/5

Ultraje a Rigor Bohemian Pilsner
Produto: Bohemian Pilsner
Nacionalidade: Brasil
Graduação alcoólica: 5%
Nota: 2,25/5

ultraje6.jpg

Leia também
– Top 1001 Cervejas, por Marcelo Costa (aqui)
– Leia sobre outras cervejas (aqui)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.