Três perguntas: Greco De Luca

deluca.jpg

por Marcelo Costa

No cada vez mais acelerado mercado cervejeiro nacional, a Cervejoteca, belíssimo espaço de cultura cervejeira inaugurado pelo Chef e Beer Sommelier Ronaldo Rossi em São Paulo em junho de 2011, começa a ampliar suas fronteiras com franquias. A matriz segue firme na Rua Sena Madureira, agora no número 749, e, nos últimos meses, duas filiais foram inauguradas: uma no bairro da Saúde (Av. Miguel Stéfano, 236), em São Paulo, e outra em Sorocaba, na Rua Aparecida, 1565.

Responsável pela filial sorocabana, o publicitário e cervejeiro caseiro Greco De Luca (foto) abandonou o emprego para se dedicar à loja, que foi inaugurada no dia 01 de agosto com 300 rótulos – a previsão é de chegar a 700 rótulos em um ano. Em bate papo por e-mail com o Scream & Yell, De Luca conta como se aproximou do universo cervejeiro, explica a motivação em abrir uma filial da Cervejoteca em Sorocaba e elenca seus rótulos prediletos, sem esquecer o lema de Ronaldo Rossi: “Mais cerveja menos frescura”.

Como e quando as cervejas especiais chegaram até você?
De verdade, de verdade mesmo, foi numa festa na cervejaria Bamberg alguns anos atrás. Antes disso eu já conhecia e provava alguma coisa diferente, mas sem a merecida atenção. Nessa festa havia uma verdadeira parede de chopeiras com cervejas caseiras dos mais variados estilos. Me deixou maluco! Além das cervejas da própria Bamberg, da Colorado e da Falke, se não me engano. A partir desse dia, posso dizer que a cerveja entrou na minha vida. Decidi estudar para começar a produzir cerveja em casa e a paixão por elas só aumentou a cada dia.

Como surgiu a ideia de montar uma loja de cervejas em Sorocaba? E por que a opção pela Cervejoteca?
A ideia e a vontade de abrir uma loja de cervejas vem desde essa época, quando em Sorocaba ainda nem existiam lojas especializadas. A escolha pela Cervejoteca foi bem natural e muito mais emocional e até afetiva do que racional. Não foi uma decisão tomada em cima de planilhas e análises. Conheci o Ronaldo durante o julgamento de um concurso promovido pela Acerva e, desde então, sempre que o encontrava, não deixava de pedir para que ele abrisse uma Cervejoteca em Sorocaba. Foi nessa de ficar enchendo o saco dele que a opção da franquia surgiu. Então abandonei meu emprego no começo deste ano e apostei no meu sonho.

Se alguém da cidade chegar na Cervejoteca Sorocaba e perguntar: Quais são suas cervejas prediletas? Quais seriam elas?
Certamente a pergunta mais difícil das três! Se você tivesse me perguntado isso ontem a resposta teria sido uma, e se me perguntar amanhã, certamente vai ser outra. Não costumo ser fiel a uma única cerveja e tenho fases de gostar muito de um estilo, me fixar em várias cervejas desse estilo e depois partir pra outro. Isso geralmente acontecia quando eu ia elaborar a receita de uma nova cerveja para fazer em casa, rolava essa busca de referências dentro do estilo para uma tentativa de “clone” daquela cerveja que mais me agradava. Agora com a loja, a produção caseira ficou um pouco de escanteio e não estou afundado em nenhum estilo. Enfim, depois dessa ladainha toda, minha resposta vai ser uma mescla de cervejas que eu tomo sempre, e de cervejas que me agradaram recentemente: Duvel, uma classicona belga; Orval, outra clássica; Way Amburana, uma baita lager; Founders All Day IPA e Anderson Valley Double IPA – pra não dizer que não falei das IPA’s – e a Southern Tier Choklat, uma imperial stout que pode levar chocolate no nome sem fazer feio no copo.

Cerjevoteca Sorocaba
Rua Aparecida, 1565 – Santa Rosália
CEP 18095-000 – Sorocaba/SP
Tel.: (15) 3035-3033

cerjevoteca.jpg

Leia também
– Top 1001 Cervejas, por Marcelo Costa (aqui)
– Leia sobre outras cervejas (aqui)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.