Três CDs: La Vela Puerca, Bajofondo, Onda Vaga

por Leonardo Vinhas

“Pasaje Salvo”, La Vela Puerca (Mi Semilla Records)
“Pasaje Salvo” é um EP (ou “minidisco”, como a banda prefere chamar) de três canções inéditas dos uruguaios do La Vela Puerca. As duas primeiras, “Los Reyes de los Buzones” e “La Hiedra”, são sobras de “Piel y Hueso’ (2011) e soam como tal: canções rápidas, adolescentes, que funcionam no espírito quase punk do disco anterior, e apenas isso. Já a inédita “De Amar” é bem mais cadenciada, soando como uma mescla do rock adulto dos discos anteriores da banda com a sonoridade mais radiofônica e menos pesada dos conterrâneos No Te Va a Gustar. Como presente para fãs, funciona. Como um disco novo do La Vela, deixa a desejar.

Nota: 5,5
Download gratuito: http://www.velapuerca.com/pasajesalvo/index.php

Leia também:
– Entrevista: “Nunca uma banda uruguaia havia ido à Europa em turnê” (aqui)

“Presente”, Bajofondo (Sony/BMG)
O combo argento-uruguaio vem com um disco com menos tango e mais sonoridade de banda. Nunca o Bajofondo soou tão coeso. Mesmo com a presença de uma orquestra em várias faixas, há uma harmonia bem decidida nas 21 faixas do disco, que deixam claro o entrosamento entre os oito integrantes. Os arranjos tendem ao grandioso, mas sem exagerar nas medidas. Os vocais, que em “Mar Dulce” (2007) ficaram a cargo de convidados como Elvis Costello e Nelly Furtado, estão por conta de diversos integrantes, com ótimos resultados – o guitarrista Gustavo Santaolalla se destaca em “Pena en Mi Corazón”, candidata a hit imediato. Mas as faixas instrumentais – predominantes no todo – se sobressam, rendendo uma obra que funciona bem na pista de dança, mas ainda melhor no fone de ouvido, com atenção à cada detalhe.

Nota: 8
Preço: R$ 30

“Magma Elemental”, Onda Vaga (independente)
A sonoridade essencialmente acústica do Onda Vaga pode erroneamente levar o ouvinte a vê-los como “folclóricos”, mas a variedade de gêneros musicais que influencia a banda passa longe da reverência ao passado ou da macumba para turista. E nunca isso ficou tão fácil de entender como neste “Magma Elemental”: a energia roqueira de “Fuerte y Caliente” (2008) e a musicalidade mais desenvolvida de “Espiritu Salvaje” (2010) se encontram e ainda abrem espaço para uma música nova, com melodias mais ricas e que evoca de imagens que vão do deserto mais isolado a imundos becos na noite metropolitana. Há participações de Dárgelos (Babasónicos), Moreno Veloso e Pablo Dacal, mas passam batidas diante da identidade da banda. Tirando uma ou outra faixa chatinha, um primor.

Nota: 8
Preço: R$ 50 (importado)

Leia também:
– Entrevista (2011): Onda Vaga -> “Fazemos o que sai de nós, do jeito que sai” (aqui)

Leonardo Vinhas (@leovinhas) assina a seção Conexão Latina (aqui) no Scream & Yel

One thought on “Três CDs: La Vela Puerca, Bajofondo, Onda Vaga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.