Boteco: Quatro cervejas norte-americanas

founders.jpg

por Marcelo Costa

Session Beer são cervejas produzidas para serem consumidas em grandes quantidades numa mesma sessão (dentro de um prazo razoável de tempo) sem deixar o bebedor alcoolicamente exageradamente alterado. Sua relativamente baixa graduação alcoólica (sempre menos de 5%, praticamente a mesma graduação que a das cervejas brasileiras tradicionais), no entanto, não deve diminuir suas qualidades sensoriais. Ou seja: a ideia é baixar o álcool para aumentar o drinkability sem diminuir a complexidade. No caso da Founders All Day IPA Session Ale, sétima cerveja da excelente Founders Brewery, de Michigan, a chegar ao Brasil, são 4,7% de álcool, 42 de IBU e muito lúpulo aromático. Na taça, um líquido âmbar exibe boa formação de espuma, de média permanência. No aroma, a tonelada de lúpulos Simcoe e Amarillo usada no dry-hopping rende uma salada de frutas cítricas (maracujá, abacaxi, laranja, uvas verdes, maçã verde, limão siciliano) com percepção herbal (pinho) e leve malte caramelado. O paladar traz amargor e leve acidez, mas não é agressivo, pois as notas cítricas, herbais e frutadas (pêssego) combinadas com o suave dulçor do malte criam um conjunto delicioso. O rastro de amargor (com toques de pinho), porém, segue até o final, seco. O retrogosto, claro, é cítrico (maracujá) e apaixonante. Palmas.

brooklyn.jpg

Do Michigan para Nova York: a receita da versão da Brooklyn para o estilo mais consumido no mundo, o Pilsner, remonta ao século 19, ou seja, é uma Golden Lager com amargor suave, mas presente, que fez bastante sucesso antes da Lei Seca, e que após a queda da lei (1920/1933), não foi bem recebida por um público que passou 13 anos bebendo refrigerantes – o que explica a popularização de cervejas light nos Estados Unidos. O mestre cervejeiro Garrett Oliver usa dois estilos de maltes alemães e quatro variações de lúpulo (Mittelfrueh, Perle, Saaz e Vanguard) alcançando uma graduação alcoólica de 5,1% e IBU de 33. A Brooklyn Pilsner nada mais é do que a cerveja nossa de cada dia, só que com qualidades. Na taça, um líquido dourado exibe uma espuma branquíssima, de bela formação e média permanência. No aroma, muita cevada remetendo a trigo, pão e feno enquanto o lúpulo confere ao conjunto um caráter herbal e floral. No paladar, o amargor se destaca em um conjunto equilibrado que destaca notas florais e herbais (pinho), mas não espere complexidade: a grande função de uma Pilsner é refrescar e acompanhar (principalmente em contraste) quase todo tipo de prato. É uma cerveja levíssima, de final seco, retrogosto maltado e drinkability altíssimo. E ela cumpre muito bem o que promete.

greatdivide.jpg

De Nova York para o Colorado, a Great Divide Brewing Company foi fundada em 1994 em Denver e hoje já soma 12 prêmios no Great American Beer Festival e quatro no World Beer Cup, e é apontada como uma das 10 principais cervejarias norte-americanas da atualidade. A Great Divide Hercules Double IPA é um dos principais destaques de um extenso cardápio que conta com mais de 100 rótulos (incluindo sazonais e uma linha especial envelhecida em barris) e é indicada “para quem não tem coração fraco”. São 10% de álcool e uma tonelada de lúpulo para deixar hopheads sorrindo de orelha a orelha (84 de IBU). De coloração âmbar e espuma bege, bonita e de longa permanência, a Great Divide Hercules Double IPA traz no aroma um instigante (e até raro para o estilo) equilíbrio entre malte e lúpulo, que dispersam notas cítricas (mas não frutadas), florais e herbais remetendo a resina, mas abrindo espaço também para melaço e pinho. No paladar, por sua vez, a textura sedosa e o corpo – de médio para alto – destaca o lúpulo distribuindo amargor, cítrico (maracujá passado) e acidez. O malte tenta equilibrar, mas o amargor intenso risca toda a garganta (e deve chegar ao coração) até o final, amarrado e cítrico. O retrogosto traz acidez, amargor e notas cítricas. Seu coração é forte?

uinta.jpg

Do Colorado para Utah, a Uinta Brewing Company é uma cervejaria artesanal fundada em uma oficina mecânica de Salt Lake City, em 1993, e já produziu mais de 40 cervejas diferentes em 20 anos de história, mantendo atualmente em cardápio cerca de 20 rótulos (dentre eles, cinco orgânicos). A Uinta Anniversary Barley Wine Ale era produzida em pequenas quantidades para festejar o aniversário da cervejaria, mas a procura aumentou e eles decidiram coloca-la na linha de produção anual. De coloração marrom e creme bege de intensa formação e média permanência, a Uinta Anniversary Barley Wine Ale impressiona no aroma ao chocar malte levemente tostado com álcool (10,4%) e uma dose generosa de lúpulos cítricos norte-americanos alcançado um delicioso resultado complexo que reúne notas maltadas que remetem a frutas escuras e secas (uva passa, ameixa, ameixa), adocicado (caramelo) e cítrico intenso. No paladar, o amargor cítrico (e alcoólico) dá a primeira estocada, e o dulçor do malte, remetendo a toffee, consegue equilibrar o jogo nos primeiros momentos, mas conforme o copo esvazia, o amargor se intensifica enquanto o álcool aquece o peito e ruboriza a face. O final é longo e o amargor esconde o álcool de forma brilhante. Já o retrogosto é cítrico, frutado e quente. Basta colocar a mão no rosto para sentir. Afinal, é uma Barley Wine, e uma bela Barley Wine.

Founders All Day IPA Session Ale
– Produto: Indie Pale Ale
– Nacionalidade: Estados Unidos
– Graduação alcoólica: 4,7%
– Nota: 3,37/5

Brooklyn Pilsner
– Produto: German Pilsner
– Nacionalidade: Estados Unidos
– Graduação alcoólica: 5,1%
– Nota: 2,94/5

Great Divide Hercules Double IPA
– Produto: Imperial IPA
– Nacionalidade: Estados Unidos
– Graduação alcoólica: 10%
– Nota: 3,93/5

Uinta Anniversary Barley Wine Ale
– Produto: American Barleywine
– Nacionalidade: Estados Unidos
– Graduação alcoólica: 10,4%
– Nota: 3,97/5

esarth.jpg

Leia também
– Top 1001 Cervejas, por Marcelo Costa (aqui)
– Leia sobre outras cervejas (aqui)

2 thoughts on “Boteco: Quatro cervejas norte-americanas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.