Boteco: Três cervejas norueguesas

kloste1.jpg

por Marcelo Costa

Klostergården é um tranquilo restaurante/pousada perto das ruínas de um mosteiro Cisterciense do ano de 1207 localizado na ilha Tautra, no coração do território viking. Para chegar é preciso encarar uma ponte de 2.3 quilômetros, e é nesta área inóspita que o pessoal do restaurante decidiu abrir sua própria cervejaria, produzindo Wit, Weiss, Pale Ale, Porter e Stout. Segundo o site Venture Norway, eles topam qualquer negócio: “casamentos, aniversários, seminários, conferências. Ou pode ser apenas você e sua família em um jantar”. Quem sabe um tour cervejeiro?

A Klostergården Stout foi adquirida (no escuro) no Empório Akersberget no aconchegante Mathalhen, em Oslo. É uma cerveja com cinco tipos de malte (Pale, Cristal, Aveia, Cevada torrada e Chocolate) e dois de lúpulo (Chinook e Columbus) que resulta num liquido preto de espuma abundante e de média permanência. No aroma, o malte torrado distribui notas intensas de café, chocolate e aveia. O paladar, leve e seco, cumpre a expectativa proposta pelo aroma. O amargor dá o primeiro bote, mas logo desaparece frente às notas de café e chocolate, que marcam esta boa cerveja do final ao retrogosto.

stout1.jpg

A Haandbryggeriet nasceu em 2005 em Drammen, cidade de pouco mais de 50 mil habitantes a 47 quilômetros de Oslo. Os equipamentos foram montados em um antigo prédio datado de 1874 onde funcionou, durante muito tempo, uma fábrica de meias, mas a boa acolhida dos cervejeiros fez com que a Haandbryggeriet mudasse para um prédio maior em 2010. E eles não brincam em serviço: entre o catálogo básico, o especial e o sazonal, a cervejaria conta com 27 rótulos, entre eles a Blondie Belgian Ale abaixo, também adquirida no Empório Akersberget.

A Blondie utiliza levedura da própria cervejaria, que concede personalidade ao conjunto (remetendo a nova escola – ácida – chilena e espanhola). Na taça, um liquido amarelo palha de leve turbidez exibe bela formação de espuma, de longa permanência. No aroma, levedura e lúpulo se destacam em notas herbais e cítricas, com percepção de cravo e trigo. Lúpulo e fermento também batem ponto no paladar com cítrico (lima), acidez, picancia e leve amargor resultando em uma cerveja saborosa e refrescante, com final levemente amargo e retrogosto cítrico.

blondie.jpg

Segunda maior cervejaria da Noruega, a Hansa Borg Bryggerier alcançou este status com a fusão das cervejarias Hansa e Borg em 1997. A empresa é controlada pela família Egenæss, que possuía a Borg desde 1905, e, após a fusão, manteve as duas sedes, uma em Bergen e a outra em Sarpsborg. O site oficial divide o cardápio por cervejaria (incluindo a Christianssands e a Waldemars, adquiridas depois), e a Borg, responsável pela Bokkol abaixo, mantém mais de 10 rótulos em circulação em todo o país (esta foi presente do amigo Gustavo de Lucca).

A Borg Bokkøl é uma Dunkler Bock que desafia as regras de bebidas no país, já que tem 6,6% de álcool, o que permite sua venda apenas em restaurantes e bares para consumo no local, e nas liquid stores controladas pelo governo para consumo em casa (em mercados são permitidas apenas bebidas com até 4,7% de álcool). A cor é um caramelo que lembra guaraná, mas a boa formação de espuma já diferencia. No aroma, muito malte de caramelo, açúcar mascavo e notas que remetem a frutas secas e madeira. O paladar é bastante adocicado, com o caramelo dominando a sensação e deixando leve sensação de café. O final remete a melaço enquanto o retrogosto traz sensação de nozes e frutas secas. Uma boa cerveja que já ganhou prêmios em campeonatos na Noruega.

borg.jpg

Klostergården Stout
Produto: Stout
Nacionalidade: Noruega
Graduação alcoólica: 4,7%
Nota: 2,86/5

Haandbryggeriet Blondie
Produto: Belgian Ale
Nacionalidade: Noruega
Graduação alcoólica: 4,7%
Nota: 2,88/5

Borg Bokkøl
Produto: Dunkler Bock
Nacionalidade: Noruega
Graduação alcoólica: 6,6%
Nota: 3,05/5

metahlae.jpg

Leia também
– Top 1001 Cervejas, por Marcelo Costa (aqui)
– Leia sobre outras cervejas (aqui)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.