Boteco: De Mogi Mirim, Sauber Beer (Parte 1)

sauber1.jpg

por Marcelo Costa

Fundada em 2009 em Mogi Mirim, interior de São Paulo, pelo Engenheiro Químico Renato Marquetti Junior, a Sauber Beer nasceu de um projeto familiar: Renato produzia cerveja por hobby para amigos e familiares, e os elogios o incentivaram a arriscar na criação de uma micro cervejaria artesanal. Renato, então, começou a desenvolver receitas diferenciadas, e começou a chamar a atenção com a excelente Sauber Pumpkin, com abobora. Hoje produz cerca de 800 litros por mês em um cardápio que conta com 19 rótulos. Abaixo, cinco deles.

sauber2.jpg

Abrindo os serviços, a Sauber Lemon é uma deliciosa surpresa. São sete tipos de malte mais limão siciliano na fórmula. Um liquido âmbar inunda o copo exibindo uma bela espuma. No aroma, muito cítrico e uma presença intensa de limão siliciano a ponto de se sobressair ao malte. No paladar, a acidez dá as primeiras cartas, mas a doçura surge na sequencia marcando presença e ganhando terreno. O final vai deixando um rastro ácido, que se torna mais intenso e levemente amargo quando termina. O retrogosto é… limão. Bem boa.

sauber3.jpg

Feita em homenagem a mulher de Renato, Vanesca, que mesmo não apreciando cerveja, apoiou o marido na empreitada da Sauber, a Lady in Black é uma stout feita especialmente para o paladar feminino, ainda que o leve amargor final sirva de provocação masculina. No copo, um líquido preto exibe um bonito creme, que boa persistência. No aroma, o malte tostado faz as honras com remissão a notas de chocolate e café. O paladar segue o aroma fielmente, e o final, nem tão amargo assim, é bem suave. No retrogosto, café.

sauber4.jpg

A Sauber Summer Pilsen, como o próprio adianta, foi feita para ser consumida no verão. É uma cerveja leve, com 3,2% de álcool, para ser consumida sem preocupação com a quantidade. Na taça, um liquido de cor dourada quase âmbar exibiu uma boa formação de espuma. No aroma, o malte se destaca com algo de herbal e floral. O paladar é levíssimo, novamente destacando o malte (com percepção de trigo) enquanto o lúpulo marca presença para equilibrar o conjunto. O retrogosto novamente valoriza o malte remetendo a trigo e pão. Boa cerveja.

sauber5.jpg

Seguindo com a Sauber Honey, que, como antecipa o nome, traz mel em sua receita. Na taça, o liquido é âmbar levemente turvo com uma espuma de fraca pra média, e de pouca permanência. No aroma, o malte sai na frente com o melaço seguindo logo atrás e trazendo consigo algo de mentolado. No paladar, a expectativa pela doçura do mel é felizmente desfeita: tanto o amargor do lúpulo quanto a picância dos 6,5% de álcool surgem de forma intensa e agradavel. O final, no entanto, é levemente adocicado, assim como o belo retorno.

sauber6.jpg

Para fechar esse primeiro passeio pelas cervejas do pessoal de Mogi-Mirim, a Sauber Tripel (calma, a Sauber Pumpkin virá na próxima). Na taça, o liquido de cor âmbar revelou uma boa formação de creme. No aroma, notas frutadas (leve sensação de banana) com percepção de adocicado (baunilha, caramelo) e um pouco de cítrico e condimentado. No paladar, o frutado fica mais intenso assim como o dulçor enquanto acidez e amargor apenas aparecem para balancear o conjunto. O final é levemente adocicado e o retrogosto, frutado. Bem boa.

sauber8.jpg

Por ser uma micro cervejaria artesanal, encontrar as cervejas da Sauber não é tão fácil, mas alguns empórios especializados (como a excelente Cervejoteca, em São Paulo), costumam ter alguns rótulos da casa no acervo. Na dúvida, vale contatar o Renato através do site da cervejaria e verificar se algum lugar próximo de você vende as cervejas do Sauber. Ou então encomendar diretamente com o Renato ou no site Empório do Patrão, de Campinas. As cervejas saem entre R$ 10 e R$ 15 (garrafas de 335 e de 600 ml).

Sauber Lemon
– Produto: Fruit Beer
– Nacionalidade: Mogim Mirim, Brasil
– Graduação alcoólica: 7,5%
– Nota: 2,79/5

Sauber Lady in Black
– Produto: Stout
– Nacionalidade: Mogim Mirim, Brasil
– Graduação alcoólica: 4,5%
– Nota: 2,56/5

Sauber Summer Pilsen
– Produto: Pilsen
– Nacionalidade: Mogim Mirim, Brasil
– Graduação alcoólica: 3,2%
– Nota: 2.51/5

Sauber Honey
– Produto: Specialty Beer
– Nacionalidade: Mogim Mirim, Brasil
– Graduação alcoólica: 6,5%
– Nota: 2,78/5

Sauber Tripel
– Produto: Belgian Tripel
– Nacionalidade: Mogim Mirim, Brasil
– Graduação alcoólica: 8,5%
– Nota: 3,01/5

sauber7.jpg
Na segunda parte, Sauber Pumpkin…

Leia também
– Top 1001 Cervejas, por Marcelo Costa (aqui)
– Leia sobre outras cervejas (aqui)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.