Três cervejas: Ramée, Anderson, Invicta

ramee.jpg

por Marcelo Costa

No rótulo, o ano de 1216 refere-se a data inicial da construção da Abadia de La Ramée, no Brabante Valão, na Bélgica. A abadia sofreu com as guerras religiosas, foi demolida e reconstruída várias vezes até que, em 1980, foi tombada pelo patrimônio histórico (e é tido como o maior monumento da arquitetura valã). O prédio atual, que pode ser visitado, é do século 18, e os monges ainda produzem queijos suaves (lavados na cerveja), patês de carne de porco e três estilos de cerveja: Ramée Blanche, só vendida na pressão, e as duas garrafas que chegaram ao Brasil: Rameé Blond, uma Golden Strong Ale (gostei e falei dela aqui) e Ramée Ambree, uma Dark Strong Ale de cor âmbar, espuma majestosa com direito a perlage (renda belga). No aroma, a presença da levedura se destaca com um toque cítrico (abacaxi) e condimentado enquanto o malte tostado se desdobra em notas frutadas (ameixas) e adocicadas (caramelo e bananada). O corpo é médio e a textura levemente licorosa. A acidez chama a atenção em primeiro plano, mas há doçura, amargor (bem suave e advindo do álcool, e não do lúpulo) e salgado. Ao final, a lembrança é tanto cítrica quanto adocicada e alcoólica, tudo presente no belo retrogosto, talvez o mais destaque da Ramée Ambree.

anderson.jpg

Em 2007, no aniversário de 20 anos da Anderson Valley, os californianos lançaram uma Imperial IPA que contava com mais de 20 adições de lúpulo Pacific Northwest durante o processo. Após o lançamento, a turma da cervejaria debruçou-se sobre a Imperial IPA, e decidiu alterar a receita: sai de cena o lúpulo Pacific Northwest e entra o trio Columbus, Chinook e Cascade. Desta forma, a Imperial IPA se aposenta e surge a Anderson Valley Heelch O’Hops, uma Double IPA apaixonante. Na cor, um alaranjado carregado de turbidez chama a atenção. A espuma é bela riscando o copo de renda belga e permanecendo presente por um bom tempo. Nos aromas, a força dos lúpulos: muito cítrico, um pouco de herbal e floral mais frutado (puxado pelo cítrico: abacaxi, maracujá, manga) e leve percepção de álcool. No paladar, o amargor surge intenso com o adocicado dos maltes Pale Two-Row e Victory tentando aparar com caramelo as arestas da pancada de lúpulo, e tornar o conjunto não tão agressivo. O retrogosto é amargo e amargo. E amargo. Sob a tempestade é possível perceber a presença dos 8.7% de álcool e de um leve adocicado. Sensacional, mas para fãs do estilo.

imperial2.jpg

Da Bélgica para a Califórnia e agora para Ribeirão Preto: apresentada em primeira mão no 5º Festival Brasileiro de Cervejas, em Blumenau, a Invicta Imperial Stout mostra que o pessoal de Ribeirão Preto segue firme no intuito de criar cervejas inesqueciveis. No rótulo da garrafa (lote 001), que sempre traz um símbolo da cidade, o Theatro Pedro II. No copo, um liquido intensamente preto proporciona uma belo creme de cor marrom. O aroma é espetacular: as notas de chocolate são um dos destaques do conjunto, e devem conquistar qualquer chocólatra que não goste de cerveja: diferente de boa parte das Imperial Stout, a lembrança de chocolate aqui é de leite, não amargo (mais comum). Por fora, há também remissão a café, ameixa e nozes (e, lááááá atrás, os 9% de álcool, praticamente imperceptíveis). No paladar, o primeiro ataque é de doçura, com predominância de chocolate. Aqui, ao contrário do aroma, o álcool aparece de forma intensa, marcando a língua e esquentando a garganta. Há um amargor interessante (o IBU é 65) que não compete com a doçura, mas sim se intercala criando um conjunto absolutamente arrebatador. O retrogosto alterna-se entre alcoólico e achocolatado. Garçom, por favor, quero uma caixa.

Ramée Ambree
– Produto: Belgian Dark Strong Ale
– Nacionalidade: Bélgica
– Graduação alcoólica: 7,5%
– Nota: 3.72/5

Anderson Valley Heelch O’Hops
– Produto: Imperial Double IPA
– Nacionalidade: Estados Unidos
– Graduação alcoólica: 8,7%
– Nota: 4.12/5

Invicta Imperial Stout
– Produto: Imperial Stout
– Nacionalidade: Brasil
– Graduação alcoólica: 9%
– Nota: 4,69/5

Leia também
– Top 1001 Cervejas, por Marcelo Costa (aqui)
– Leia sobre outras cervejas (aqui)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.