Boteco: Mais duas cervejas da Founders

founders1.jpg

por Marcelo Costa

A Founders, micro cervejaria do Michigan, ainda nem completou a maioridade (ela faz 16 anos em 2013), mas seu catálogo de cervejas é tão caprichado que o nome da casa já merece estar gravado no mural das grandes cervejarias de todos os tempos (atualmente, segundo vários críticos, ela é uma das três melhores cervejarias dos Estados Unidos). Quatro rótulos já haviam baixado no Brasil em 2012 – Centennial IPA (American IPA), Dirty Bastard (Scotch Ale), Dry Hopped Pale Ale (Pale Ale), Porter (Porter) – mas só agora que as duas cervejas que fizeram a fama da casa chegam ao Brasil: Founders Breakfast Stout (da linha sazonal sendo produzidas apenas de outubro a fevereiro) e Founders Backwoods Bastard (da linha especial sendo produzida apenas em novembro). As duas aportam no país na garrafa tradicional da Founders (355 ml) e podem ser encontradas entre R$ 15 e R$ 22. E valem a pena. Muito.

founders2.jpg

Que tal um café da manhã reforçado? É isso que promete a Founders Breakfast Stout, uma espetacular Double Cholocolate Cofee Oatmeal Stout. Na receita juntam-se chocolate amargo, aveia em flocos e dois tipos de café, Kona e Sumatra. De cor preta intensa e espuma bege e linda, a Founders Breakfast Stout traz destacado no aroma todos os elementos que a compõe: é possível sentir o café, que é intenso, mas não dominante devido à aveia, que quebra os tons de torrado com um pouco de doçura, mais o chocolate amargo, personal. Há ainda algo de amadeirado (sem ser licoroso), álcool e, muito levemente, baunilha. No paladar, o corpo é alto e a textura cremosa. O amargor derivado do malte torrado é intenso (60 de IBU), mas perfeitamente acomodado entre o dulçor proveniente da aveia e do chocolate. Em alguns momentos lembra um delicioso milk shake alcoólico, que vicia. Uma cerveja fantástica.

Se o rótulo da Founders Breakfast Stout traz um bebê faminto, o rótulo da Founders Backwoods Bastard estampa um senhor da roça aparentemente calmo pronto para cortar alguns troncos de madeira. O site oficial avisa que é uma cerveja para excitar o paladar. E não está nada errado. A cor traz um tom acobreado com leve turbidez a frio, mas assim que o liquido esquenta no copo aparecem linhas avermelhadas e alguma transparência. A espuma é incrivelmente bege e boa para uma cerveja de 10,2% de graduação alcoólica. Maturada em velhos barris de Bourbon (e todos abrem o sorriso), a Founders Backwoods Bastard já mostra personalidade no aroma amadeirado que remete primeiramente a uísque, depois desvela-se em notas de baunilha, laranja passada, álcool e amêndoas. O paladar segue absolutamente a risca o que o aroma sugere, com o álcool marcando mais presença. O corpo é alto e quase licoroso. A sensação de calor é instantânea, mas há um dulçor que aconchega a alma. Perfeita.

Founders Breakfast Stout
– Produto: Oatmeal Stout
– Nacionalidade: Estados Unidos
– Graduação alcoólica: 8,3%
– Nota: 4,81/5

Founders Backwoods Bastard
– Produto: Strong Scotch Ale
– Nacionalidade: Estados Unidos
– Graduação alcoólica: 10,2%
– Nota: 4,91/5

Leia também
– Top 1001 Cervejas, por Marcelo Costa (aqui)
– Leia sobre outras cervejas (aqui)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.