DVD: À Procura de Eric, Ken Loach

por Murilo Basso

Esquerdista convicto, Ken Loach sempre buscou retratar suas ideologias políticas em seus filmes. Pregação antiglobalização e discursos sindicalistas são temas recorrentes. O curioso é que quando Loach usa seu discurso idealista como pano de fundo e decide focar na construção de seus personagens ele acerta em cheio.  É o caso de “À Procura de Eric” (“Looking For Eric”, 2009), que foge do discursinho batido sobre as injustiças da sociedade e opta por expor o ser humano e as conseqüências de suas escolhas – e, ao mesmo tempo, evita culpá-lo pelos seus erros.

O carteiro Eric Bishop (Steve Evets, ex-integrante da banda inglesa The Fall) é um apaixonado por futebol e pelo Manchester United. Vítima de ataques de pânico, Bishop encontra inúmeras dificuldades para criar seus enteados e, de quebra, precisa conviver com o fantasma Lily, seu grande amor, que abandonara há 30 anos. Eric percebe que está desperdiçando sua vida e, apesar dos seus esforços, não é possível reagir. Então o único jeito para fugir dos seus problemas é fumar um baseado, não é? Em uma de suas “fugas”, o carteiro encontra o ex-jogador de futebol Eric Cantona (acredite, Eric Cantona interpretando Eric Cantona) que, a partir deste momento, o ajudará a enfrentar seus medos. E não tente distinguir em que ponto se distingue realidade e alucinação nesta comédia dramática.

Evets constrói seu personagem com perfeição, demonstrando toda a solidão de Eric sem torná-la óbvia ou exagerada. Conduz a história por meio de um recorte da vida de Bishop conforme ele evolui. Até Cantona, interpretando a si próprio, consegue convencer. E como convence. Ambos improvisam em busca de uma emoção mais verdadeira, portanto esqueça lágrimas desnecessárias ou atuações “maiores que o filme”. Não há apelação para o melodrama e em alguns momentos o único recurso utilizado é o silêncio.

O roteiro coerente de Paul Laverty evidencia o contraste entre o carteiro em crise e o jogador imponente, fazendo com que todos os acontecimentos ocorram de forma muito natural e assim os atores tenham o tempo e o espaço necessários para extrair o melhor de seus personagens. De uma maneira geral, quem acompanha o trabalho do diretor, vai perceber que ele se mantém fiel às suas marcas. A mensagem da solução coletiva para os problemas da sociedade está presente. No entanto, seu grande trunfo está na utilização de elementos atuais sustentados em uma linguagem mais cômica, o que comprova sua capacidade de se reinventar esteticamente.

Convidados por produtores franceses para construir um filme sobre a relação entre Cantona e um fã, Laverty e Loach, deram vida a uma história sobre a busca, ainda que tardia, por quem somos. Não é somente uma obra sobre Eric Cantona ou sobre futebol. É, também, um filme sobre a capacidade de mudarmos nossas vidas.

3 thoughts on “DVD: À Procura de Eric, Ken Loach

  1. Bom filme, que alem da busca que evidencia traz ainda por cima para quem gosta de futebol, golaços e jogadas maravilhosas desse francês prepotente e metido a besta chamado Eric Cantona, mas que jogava muita bola.

  2. Ken Loach não é um “esquerdista”, e este filme em particular demonstra muito bem a complexidade e apaixonado humanismo do diretor.

    Acredito que se trata do Cantona em cada indivíduo, a discussão do limite entre “o brilhante jogador” e o “gênio fracassado”. A dialética do que significa a vitória e a derrota na vida, e até aonde temos opção em sermos quem somos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.