DVD: Adventureland, Greg Mottola

por Tiago Agostini

James Brennan não teve muita sorte ao terminar o colégio. Após a formatura, viu seus planos de passar os três meses do verão viajando pela Europa com o melhor amigo acabarem por causa de problemas financeiros do pai. Agora ele se vê obrigado a voltar para a cidadezinha natal do interior e procurar um trabalho temporário durante a estação, para guardar dinheiro e conseguir ir para a faculdade de jornalismo em Nova York. Metido a intelectual e sem nenhuma experiência anterior, o único emprego que Brennan consegue é no parque de diversões Adventureland. É la, entre carrosséis e jogos de tiro ao alvo, que ele vai aprender importantes lições sobre amizade e, principalmente, encontrar o primeiro amor.

Uma coisa a se saber sobre James Brennan: ele não tem o menor jeito com as mulheres e vê a si próprio como um poeta romântico, idealizando as situações e as mulheres ideais. Virgem, faz questão de contar este estado logo nas primeiras conversas com as meninas, ou de declarar que teve uma decepção amorosa recentemente e por isso não pode se envolver. Pura ingenuidade. É desta forma que ele vai se envolvendo aos poucos com Emily (Kristen Stewart), num inusitado triângulo amoroso com Connell (Ryan Reynolds).

Connell, ironicamente, funciona como o guru de Brennan. Famoso pela lenda de que fez uma jam session com Lou Reed, o responsável pela manutenção do parque é venerado pelas meninas, com sua pinta de galã rebelde. É ele quem ensina as regras sobre primeiros encontros para Brennan e relembra os princípios básicos do verdadeiro macho: um caçador em meio à selva (por mais que isso possa dar errado). Afinal, casado, Connell não se furta a joguinhos de sedução e enganação de meninas mais novas.

E, óbvio, há Emily, a adolescente rebelde com o segundo casamento do pai que encanta e apaixona a todos com seu jeito independente e seguro. As aparências enganam, porém. Apesar de externamente ela encarnar o mito de que as meninas amadurecem mais rápido que os meninos, no fundo Emily é uma menina assustada e com medo de se entregar a uma verdadeira paixão. Numa atuação primorosa, Kristen Stewart é capaz de roubar corações com este filme.

“Adventureland” (que ganhou bizarro título “Férias Frustradas de Verão” no Brasil) pode parecer, mas não é apenas mais uma comédia adolescente norte-americana. Greg Mottola, diretor de “Superbad”, usa de sutilezas para contar a história, se valendo da ótima atuação do elenco – destaque para Jesse Eisenberg como Brennan e Kristen Stewart como Emily. No filme, olhares e essas pequenas sutilezas são mais importantes que grandes diálogos. È o silêncio quem dá o tom nos momentos cruciais. As inseguranças e inexperiências de Brennan são tratadas de forma sutil, conduzindo a história de forma leve e versando sobre o lento amadurecimento de um rapaz nos seus 17, 18 anos.

Ambientado em 1987, “Adventureland” se vale de uma trilha sonora tão diversificada quanto aqueles loucos anos 80. E é assim, entre um Lou Reed e um The Replacements, passando por The Outfield, que os personagens vão aprendendo mais sobre si mesmos e sobre o amor. Sem muito sucesso no circuito norte-americano, o filme foi lançado direto em DVD no Brasil. Uma pena. Se é verdade que formamos nosso caráter para o resto da vida no final da adolescência, “Adventureland” consegue captar este momento com maestria.

*******

Tiago Agostini é jornalista e assina o blog A Balada do Louco

2 thoughts on “DVD: Adventureland, Greg Mottola

  1. Filme simples porem é competente naquilo que se propoe … já gostei desse carinha em Zumbiland … é um Michael Cera menos afetado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.