A 8ª Temporada de 24 Horas

Jack Bauer: nova prioridade, velhos hábitos
por Márcio Padrão

Bastam os primeiros dez minutos da oitava temporada para percebermos que as coisas continuam no seu devido lugar em “24 Horas”. Está tudo lá: o aviso informando que os eventos ocorridos no dia serão em tempo real; uma frenética cena de ação envolvendo criminosos cujas motivações conheceremos depois; a presidência dos Estados Unidos envolvida em algum importante acontecimento com uma nação do outro lado do Atlântico; e, claro, Jack Bauer (Kiefer Sutherland) sendo “convocado”, pela força das circunstâncias, para salvar o país.

Desta vez os “Outros” são a fictícia república do “Kamistan” – um Irã-wannabe, para evitar polêmicas -, que pretende assinar em Nova York um acordo de desarmamento nuclear com os Estados Unidos a fim de anular sanções comerciais contra seu país. No entanto, como já é clichê na série, algum grupo terrorista quer botar terra na brincadeira e planeja matar o presidente Omar Hassan (Anil Kapoor) antes que o tratado seja assinado.

Já o nosso herói surge mais sossegado do que o usual. Jack descansa no apartamento de sua filha Kim (Elisha Cuthbert) enquanto assiste TV com a netinha Teri. Ele parece determinado a mudar de vida e se viver com Kim em Los Angeles, até que um informante ensanguentado bate à sua volta e relata o complô internacional contra o presidente Hassan.

Em outros tempos, seria o bastante para acordar a fera, mas Bauer hesita se envolver no caso porque a neta o fez mudar de prioridades. Para surpresa geral, a sua filha Kim é quem o convence. “Se algo terrível acontecer e você poderia ter feito algo para impedir? Não acho que conseguiria viver consigo mesmo”, diz, convicta do quanto conhece o pai que tem. E assim ele retorna, ainda que resignado, aos velhos hábitos.

O que mais chamará a atenção dos fãs antigos é o retorno da CTU, que havia sido desativada na temporada anterior. Palco de muitas redes de intrigas, a Unidade Contra-Terrorismo está novamente cheia de estereótipos criados apenas para alimentar subtramas, como o agente bonzinho, o funcionário malandro e o típico chefe antipático que faz tudo errado aos olhos do público. Mas o melhor desse cenário é rever a mal humorada analista Chloe O’Brien (Mary Lynn Rajskub) em ação, dando foras em todos e reforçando sua cumplicidade com Jack Bauer.

As duas primeiras horas carecem de boas cenas de ação, mas são eficientes na ambientação da trama e na tensão dos diálogos, com destaque para o reencontro entre Jack e Chloe na CTU, onde esta última praticamente implora a ele que a ajude em uma pista forte. Há ainda duas subtramas românticas que servem mais para preencher o tempo e humanizar os personagens, embora o romance do presidente Hassan tenha lá sua relação com a conspiração.

Jogadores apresentados, agora é só lançar os dados e contar os segundos para que o maior rival de Chuck Norris nos “facts” da internet consiga salvar o dia de novo. Não sem muito sangue e decisões difíceis no caminho, claro. O caráter trágico de Jack Bauer continua sendo um dos maiores combustíveis de “24 Horas”. E o público, seu maior cúmplice.

*******

Leia também: “24 Horas” e o mundo, nove anos depois (aqui)

*******

Márcio Padrão é jornalista e escreve no blog http://mpadrao.blogspot.com

9 thoughts on “A 8ª Temporada de 24 Horas

  1. Ei, Diógenes, você pode não gostar, mas tem muita gente que gosta. eu prefiro 24 horas a Heroes e Lost, só para ficar em dois exemplos. Não vou discutir se um é melhor que o outro, ou algo parecido. Nesse caso, é questão de gosto. E quanto à novela das oito, posso relacionar uma série de novelas das oito que entraram para a historia por sua qualidade. De Vale Tudo a Renascer, por exemplo. S

  2. Uau, não sabia que tínhamos leitores do scream&yell fãs e especialistas em novelas huahuauaua. Pô ismael e fãs do seriado, não fiquem bravos, não. Tô só tirando uma onda. Acho a maioria destes seriados uma porcaria (24 horas em especial). Mas e daí??? Quem gosta que curta bastante. Além disso, melhor ficar quietinho, se não Jack Bauer vem me pegar : )

  3. comentarios toscos, 24 horas é uma serie destinada as pessoas que adoram ação e surpresas acho que se vc não gosta não vale a pena perder o seu tempo criticando o gosto dos outros,aposto que você gosta de alice no pais das maravilhas,ou qual quer outro conto de fadas..rsrsrsrs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.