Boteco: da Bélgica, Kriek Boon

por Marcelo Costa

Conhecida como “Fruit Lambic”, a Kriek Boon (que acaba de chegar ao país via Bier & Wein) é uma cerveja de fermentação espontânea que leva cereja (Krieken) em sua formulação. Melhor irmos com calma. O bom bebedor sabe que existem duas categorias básicas de cervejas, certo: as Ales (de alta fermentação) e as Lagers (de baixa fermentação). A Kriek Boon, porém, é de uma terceira categoria, conhecida por Lambics. São cervejas de fermentação espontânea (ou selvagem) produzidas no Vale do Senne, perto de Bruxelas, cujo maior diferencial é não receberem adição de fermento durante o processo de fabricação.

Se a falta de adição de fermento já bastaria para diferenciar uma cerveja, a Kriek Boon tem uma particularidade que a torna especial: cada litro de cerveja recebe ao menos 250 gramas de cereja. Isso mesmo, a fruta. A cereja é adicionada inteira via maceração (método adotado na cultura do vinho) e o resultado é uma cerveja de paladar ácido-doce, com bela espuma e baixa graduação alcoólica. Para dar um charme ao produto, a Kriek Boon é engarrafada com rolhas de champagne e já tem prêmio no currículo: medalha de ouro do Monde Selection, de Bruxelas.

A rigor, o brasileiro apaixonado por Lagers vai estranhar a Kriek Boon. Sua leveza e o sabor de cereja bastante destacado chamam a atenção enquanto produtos tão queridos como o malte e o lúpulo acabam ficando em segundo plano, porém é preciso ter em mente que essa é uma cerveja para ser bebida em ocasiões especiais (seu preço, em torno de R$ 30, exemplifica isso), e não em happy hour de sexta-feira ou em frente à TV assistindo a um jogo de futebol. Se os amantes da loura gelada talvez estranhem a Kriek Boon, aqueles que não gostam de cerveja (preferindo champagne ou mesmo vinho) deviam dar uma chance para esta belga doce e ruiva. Pode rolar romance.

Kriek Boon
– Estilo: Fruit Lambic
– Nacionalidade: Bélgica
– Graduação alcoólica: 4%
– Nota: 2,99/5

Leia também
– Top 1001 Cervejas, por Marcelo Costa (aqui)
– Leia sobre outras cervejas (aqui)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.