Toda Cura Para Todo Mal – DVD, Pato Fu

Eleito terceiro melhor disco nacional de 2005 pelos 92 votantes do Prêmio Scream & Yell (apenas dois votos atrás dos vencedores CSS e Cidadão Instigado), o álbum “Toda Cura Para Todo Mal”, oitavo disco do Pato Fu, ganha agora uma sobrevida visual com o lançamento desta excelente compilação de vídeos para cada uma de suas 13 faixas. Os miniclipes foram feitos com uma miniverba (conforme relatou a própria Fernanda Takai em conversa com o S&Y na época do lançamento do CD) entre diretores queridos pela banda e novos talentos.

“Não fizemos qualquer pedido aos diretores, ficaram livres para escolher a técnica que fosse, poderiam contar qualquer estória, a gente não ia meter o dedo em nada. Apenas em alguns deles, a pedido dos próprios diretores, aparece um pouquinho de nós. Também colaboramos com dois deles aqui de BH mesmo, com o roteiro e fotos”, explicava Fernanda Takai. Os clipes foram lançados primeiramente, mês a mês, no site oficial da banda, e agora chegam ao mercado em formato de DVD.

O lançamento chega só agora às lojas devido a uma junção de dois fatores desagradáveis: o desinteresse da distribuidora Sony-BMG e a burocracia da Ancine, que demorou meses para liberar o selo “livre para todos os públicos”, afixado na parte posterior da capa. Porém, problemas a parte, “Toda Cura Para Todo Mal – DVD” é um marco na música pop nacional: 13 excelentes clipes para todas as músicas de um mesmo álbum. Quando Fernanda diz miniclipes, não entenda, caro leitor, como um desmerecimento de qualidade ao material. O trabalho, em alguns casos, é primoroso, caso do denso clipe para a belíssima (e também densa) canção “Agridoce”, assinado por Conrado Almada, com fumaças negras deixando o corpo da vocalista enquanto ela parte o coração do ouvinte com seu lamento embalado por um som a lá Roberto Carlos fase Jovem Guarda.

Entre os grandes clipes do álbum estão os para a canção “Anormal” (assinado por Jarbas Agnelli, e com a banda em raio x tocando – sim, sim, caveirinhas – assista mais abaixo); a divertida animação de Laerte para a funkeira “Uh Uh Uh La La La Ié Ié”; o clipe oficial de “Vida Diet”, com Fernanda Takai caminhando na Rua Augusta (um outro clipe, alternativo, aparece como easter egg, e flagra Fernanda em Tóquio sendo filmada por John); e “O Que É Isso?”, também assinado também por Conrado Almada.

Os extras do DVD totalizam mais de 50 minutos de imagens que vão deixar muito fã boquiaberto. Das gravações do álbum no estúdio 128 Japs, em Belo Horizonte (destacando uma versão ótima de “Agridoce”, com todos sentados no estúdio), passando por vários trechos de shows da turnê que se seguiu, até fotografias do baixista Ricardo Koctus, e canções na integra: “Simplicidade” e “Boa Noite Brasil” ao vivo (a última contando com Manuela Azevedo, do grupo português Clã, nos vocais), e o clipe de “Noite Enluarada”, que a banda gravou para o filme “A Pessoa É para o que Nasce”. Seja em CD, seja em DVD, o Pato Fu prova que é uma das melhores bandas do País.

Fernanda Takai comenta faixa a faixa as músicas de “Toda Cura Para Todo Mal”

Clipe para “Anormal”, do Pato Fu, assinado por Jorge Agnelli

Toda Cura Para Todo Mal – DVD, Pato Fu (Sony/BMG)
Preço em média: $25

9 thoughts on “Toda Cura Para Todo Mal – DVD, Pato Fu

  1. Eu fui dos que votaram nesse album em 2005 :)…E como grande admirador do trabalho dos mineiros, vou comprar esse dvd na certa.
    Valeu pela dica,
    Abraços.

  2. Este DVD realmente cura todos os males, a da falta de criatividade que alguns artistas estão inseridos e da nossa saudade em ver esse trabalho tão belo e surpreendente como este. Superou todas as minhas expectativas, destaco o clipe da música “agridoce” que eu não paro de ver. O DVD é de encher os olhos!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.